Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Com tudo

| 15/04/2021, 07:48 07:48 h | Atualizado em 15/04/2021, 07:50

O ex-presidente Lula disse a parlamentares do PT que devem ter “postura guerreira” em relação à CPI da Covid, incentivando que os senadores conversem com as bases municipais e estaduais e confrontem a atuação de Jair Bolsonaro.

“Pediu dedicação para investigar a fundo e ter uma postura firme. Disse que a população está muito indignada com a gestão da crise e que não podemos titubear”, afirma o deputado Alexandre Padilha (SP), aliado próximo de Lula que acompanhou as conversas.

Culpa
Nelas, Lula afirmou que Bolsonaro tem deixado transparecer seu medo da CPI porque sabe que errou na condução da pandemia e que o potencial de desgaste à sua imagem é grande.

Canaleta
E disse também que os senadores do PT têm a missão de não deixar que ele desvie o foco da investigação como tem tentado fazer.

Carregando
O ex-presidente deve começar a intensificar sua atividade política com reuniões e caravanas a partir de sábado, 14 dias após tomar a segunda dose da vacina.

Embaralha
Deputados do Psol apresentaram notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal contra Jair Bolsonaro por advocacia administrativa e corrupção ativa.

Alô
O motivo da ação é a conversa telefônica do presidente com Jorge Kajuru (Cidadania-GO), em que ele pressiona o senador para que mude o objeto da CPI da qual é alvo e por medidas contra o STF.

Hora
O lançamento da pré-candidatura de Guilherme Boulos (Psol) ao governo de SP, revelado pela coluna da Mônica Bergamo, não foi bem recebido por algumas lideranças petistas. Elas dizem que o momento escolhido por Boulos, o pico da pandemia, foi inoportuno. Padilha diverge e diz que já era esperado que ele seria candidato.

Foco
Esses petistas afirmam também que todo esforço político hoje deve ser concentrado na contraposição a Bolsonaro, e não em projetos eleitorais ainda distantes. Também foi lembrado um tuíte escrito pelo psolista em fevereiro, no qual ele dizia que antes de lançar nomes, um projeto deveria ser discutido.

Pouco a pouco
Eles comparam o caso de Boulos ao de Fernando Haddad (PT-SP), que tem feito costura política sem alarde e é cotado para ser representante estadual do partido em 2022.

Polis
Em resposta à ação popular protocolada pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP), o juiz Manoel Pedro Martins de Castro Filho, da 6ª Vara do DF, afirmou que ainda que infeliz, a escolha de Bolsonaro por defender o tratamento da Covid-19 com remédios sem eficácia comprovada “se ajusta no espaço do livre discurso político.”

Cada um
Ele escreve que o Judiciário não pode “se assenhorar da discussão e obrigar o Poder Político a adotar esta ou aquela via no combate à pandemia.”

Continua
O juiz rejeitou a ação de Valente, que pedia que o Ministério da Saúde fosse proibido de recomendar remédios sem eficácia comprovada para a Covid-19 e a anulação de nota informativa da pasta que trata do que chamam de “tratamento precoce”. O deputado vai recorrer.

Ataque
O chefe da Polícia Federal do Amazonas, Alexandre Saraiva, encaminhou ao STF uma notícia-crime em que pede investigação das condutas do ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) e do senador Telmário Mota (Pros-RR) por atrapalhar medidas de fiscalização.

Boxe
O delegado faz referência à maior apreensão de madeira da história do Brasil, no Pará. No documento, o policial diz que Salles dificulta fiscalização ambiental e patrocina interesses privados. Polícia Federal e Salles estão em atrito.

Tiro
O ministro tem apontado falhas na ação e disse que não se pode demonizar sem prova o trabalho dos empresários. Saraiva disse à Folha que é a primeira vez que vê o titular do Meio Ambiente indo contra operação que busca preservar a floresta.

Retorno
A Câmara Federal vai reinstalar hoje a comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da segunda instância. A discussão foi paralisada em março do ano passado, quando a pandemia começou.

Tiroteio

“Isso não é ciência. É maus-tratos contra mulheres e recém-nascidos. É morte em agonia”. De Debora Diniz, antropóloga, sobre morte da mulher submetida a teste clandestino com cloroquina nebulizada em Manaus.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: