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Tribuna Livre

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Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Como a inovação potencializa os negócios

Melquizedeque Macêdo | 23/05/2023, 10:57 10:57 h | Atualizado em 23/05/2023, 13:27

Em um cenário atual de forte concorrência, crises globais e grandes transformações, a inovação nos negócios se tornou o melhor caminho para a sobrevivência, desenvolvimento e perpetuação. 

Mas, o que é inovação? De forma resumida, é solucionar um problema de uma forma nova, usando ou não a tecnologia como auxílio. Ela pode acontecer de várias formas: implementar novos processos, ideais, serviços ou produtos que vão aumentar a eficiência, diminuirão custos, no desenvolvimento de um novo produto ou serviço, entre outras formas, sempre buscando aumentar o potencial competitivo do negócio.

Engana-se quem pensa que inovação é apenas para empresas que estão “no vermelho”: grandes empresas, líderes mundiais outrora, faliram em questão de meses por não se antecipar às novas tendências do mercado e dos consumidores. Por isso, ainda que a empresa esteja lucrando ou crescendo, é necessário que a inovação faça parte da estratégia para as empresas que desejam ter vida longa, para se atualizarem, acompanharem as tendências e serem líderes de mercado em seus setores.

Sendo assim, como, na prática, uma empresa pode potencializar seus negócios por meio da inovação? Sendo micro ou pequena empresa: nesta fase, a empresa está lutando para adquirir seus primeiros clientes, validar seu negócio, e não possui orçamento e nem estrutura para investir em inovação. Por isso, o conselho é que os empreendedores se exponham aos ambientes de inovação como o Base27, que produzem, por vezes de forma gratuita, eventos, cursos e materiais sobre inovação e o mindset (forma de pensar) inovador. Isso despertará um olhar crítico sobre o próprio negócio e a percepção de possíveis oportunidades de inovar em processos e produtos internos.

Sendo média empresa: este é o momento ideal para começar a trazer a inovação para dentro do planejamento estratégico da empresa, traçando ações e projetos de inovação que vão auxiliar a implementar o tema dentro da cultura da empresa. A formação de intraempreendedores e embaixadores da inovação (funcionários que se portam como donos, mapeiam e trazem ideias e soluções para problemas da empresa), é um exemplo. Aqui começam as primeiras contratações de talentos da área da inovação, que virão para organizar o setor e liderar a estratégia de inovação da empresa.

Imagem ilustrativa da imagem Como a inovação potencializa os negócios
O consultor Melquizedeque Macêdo |  Foto: Divulgação

Para as grandes empresas: uma vez implementada uma cultura de inovação dentro da empresa, é hora de amadurecer na jornada e se abrir para outras etapas, entendendo a inovação como uma estratégia de perpetuação da empresa, como uma lente que fará enxergar oportunidades atuais, adjacentes ao seu negócio e até mesmo fora do seu setor de atuação (os chamados horizontes da inovação). Investir na estratégia de inovação aberta (que é a parceria e interação com pessoas e empresas de fora da sua organização), podendo criar parcerias com startups ou tê-las como fornecedoras, comprar uma parte destes negócios inovadores (o chamado venture capital) ou construir um outro negócio baseado na percepção de oportunidade de resolver outro problema relevante (criando uma spin-off, no modelo chamado venture builder).

O sucesso em inovar está mais ligado a comportamentos (forma de pensar e agir) do que a capacidades técnicas. Como disse Patrick Doyle (CEO da Domino’s Pizza entre 2010 e 2018): “A chave para a transformação é dar passos corajosos e se dedicar completamente. Nossa disposição para abraçar a mudança e estar abertos a novas ideias tem sido uma força motriz por trás do nosso sucesso”.

Assim, cabe lembrar que inovação é realizada por pessoas para pessoas, em empresas compostas por pessoas. Por isso, a valorização do capital humano (por meio de uma cultura organizacional forte, um ambiente livre de medos e pressões sobre erro, com diversidade e inclusão) deve ser maior do que o capital tecnológico, pois tecnologia é apenas o meio, e não o fim para a inovação.

Melquizedeque Macêdo, é consultor de inovação

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