Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sobre Rodas

Sobre Rodas

Colunista

Márcia Branki

Strada automática dá férias ao pé esquerdo

Picape mais vendida no País, a Strada aposta no conforto a bordo para atrair o consumidor

Márcia Branki | 15/09/2022, 13:46 h | Atualizado em 15/09/2022, 13:47

Imagem ilustrativa da imagem Strada automática dá férias ao pé esquerdo
Strada |  Foto: Divulgação

Para atender um desejo antigo dos condutores que fazem uso funcional da Strada, mas apreciam conforto ao dirigir, a Fiat lançou em dezembro passado a Strada equipada com câmbio automático. Trata-se da primeira picape pequena com cabine dupla, quatro portas e câmbio automático.

Sobre Rodas teve a oportunidade de avaliar o modelo e constatou, na prática, por que a picape faz tanto sucesso junto ao consumidor. A versão avaliada foi a Volcano 1.3 CVT, à venda no Estado por R$ 122.790.

Externamente, o carro agrada pelo design moderno e arrojado. Por dentro, ele é espaçoso e confortável. A lista de equipamentos conta com quatro airbags, controle de tração e estabilidade preparado para uso no off-road também (TC+), assistente de partida em rampa, direção com assistência elétrica, computador de bordo com tela de TFT de 3,5” e trio elétrico. 

Completam o pacote a central multimídia de 7” com conexão sem fio a Android Auto e Apple CarPlay, entrada USB para os ocupantes do banco traseiro - que tem fixação Isofix para cadeirinhas -, faróis de LEDs, sensor de obstáculos e câmera de ré.

No quesito espaço interno, o carro também agrada. Com portas traseiras abrindo em 80 graus, o que facilita a entrada de quem vai atrás, leva cinco pessoas. Mas o ideal é uma criança no meio do banco traseiro. E a boa caçamba de 844 litros ou 600 quilos  de capacidade já vem com protetor e capota marítima.

Mas o maior charme do veículo está mesmo na parte mecânica. Essa Strada   é equipada com o mesmo conjunto do Pulse 1.3. Ou seja, motor 1.3 Firefly acoplado ao câmbio automático tipo CVT com sete marchas virtuais. 

Por conta das novas regras de emissões de poluentes do Proconve L7, em vigor a partir de 2022, o motor perdeu um pouco de potência e torque com ambos os combustíveis. Agora ele entrega até 107 cv e 13,7 kgfm com álcool e 98 cv e 13,2 kgfm com gasolina. Antes, ele chegava a 109 cv.

Apesar disso, a picape, que pesa pouco mais de 1.200 kg, apresenta bom desempenho tanto na cidade quanto na estrada. É ágil e oferece boas arrancadas e retomadas de velocidade, o que garante segurança, principalmente em ultrapassagens. 

Ponto positivo também para o câmbio que tem trocas rápidas e três modos de condução: o automático; o manual que permite trocas sequenciais nas borboletas atrás do volante ou na alavanca de seleção; e o esporte, quando a direção elétrica fica mais firme, o acelerador mais sensível e o câmbio CVT adota relações mais curtas. 

Segundo dados do Inmetro, o consumo fica em 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada com etanol no tanque. Já com gasolina, as médias sobem para 12,4 km/l e 13,9 km/l, respectivamente. Com esses números de consumo, a picape pode entregar uma economia de até 8% frente à Strada 1.3 equivalente com câmbio manual de cinco marchas. 

Este câmbio, vale destacar, está disponível também na versão Ranch da Strada. São as duas mais caras da linha. Enquanto a Volcano sai a R$ R$ 122.790, a Ranch custa R$ 127.890.

Imagem ilustrativa da imagem Strada automática dá férias ao pé esquerdo
Strada |  Foto: Divulgação

Raio X

Motor 

> Transversal, dianteiro, bicombustível, com 4 cilindros em linha 

> Cilindrada: 1.332 cm³ 

> Potência: 98 cv (gas) a 6.000 rpm / 107 cv (álc) a 6.250 rpm 

> Torque: 13,2 kgfm (gas) a 4.250 rpm e 13,7 kgfm (álc) a 4.000 rpm 

Transmissão 

> CVT de sete marchas 

Freios 

> Dianteiro: A disco ventilado 

> Traseiro: A tambor 

Suspensão 

> Dianteira: McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora

> Traseira: Eixo rígido tipo ômega 

Direção 

> Pinhão e cremalheira com assistência elétrica

Rodas e Pneus

> Rodas: R16 x 6,0J 

> Pneus: 205/55R16 

Dimensões 

> Comprimento: 4.480 mm 

> Largura: 1.732 mm 

> Altura (vazio): 1.576 mm 

> Distância entre-eixos: 2.737 mm 

> Ângulo de entrada: 23,3° 

> Ângulo de saída: 28,5° 

> Altura mínima do solo: 196 mm 

> Volume da caçamba: 844 litros 

> Tanque de combustível: 55 litros 

Desempenho 

> 0 a 100 km/h: 12,9 segundos (gas) / 12 segundos (álc) 

> Velocidade máxima: 161 km/h (gas) / 165 km/h (álc) 

Consumo 

> Ciclo urbano: 12,4 km/l (gas) / 8,8 km/l (álc) 

> Ciclo estrada: 13,9 km/l (gas) / 9,9 km/l (álc)

Imagem ilustrativa da imagem Strada automática dá férias ao pé esquerdo
Strada |  Foto: Divulgação

SUGERIMOS PARA VOCÊ: