Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sexo & Saúde

Sexo & Saúde

Colunista

Lorena Baldotto

Dá para colocar DIU no consultório?

| 03/07/2022, 11:18 11:18 h | Atualizado em 03/07/2022, 11:18

Olá pessoal! Hoje eu trouxe um tema superútil e que pode encorajar algumas mulheres a providenciarem o implante do Dispositivo Intrauterino, o DIU. 

Primeiro vou falar porque eu gosto tanto desse contraceptivo. Tanto o hormonal quanto o de prata ou cobre estão ali fazendo o papel deles e você não corre o risco de esquecer. Essa, pra mim, é a maior vantagem! Além de ser prático e ser reversível. 

Mas hoje não viemos aqui para falar de cada um deles. Já falei bastante disso, e no meu insta @dra.lorenabaldotto você vai ter acesso a tudo isso  se assim desejar, ok? Vamos falar da inserção dos famosos DIUs.

A inserção de qualquer um deles, em si, é rápida, prática e pode ser feita em consultório durante o horário de uma consulta. 

O que pode demorar um pouco mais é a parte da anestesia. Eu gosto de fazer em todas as pacientes. Vou testando se a paciente   não está sentido dor, faço tudo com calma mesmo, e quando vejo que a anestesia pegou bem é que começo o procedimento de inserção. Ninguém merece sentir dor, né? Dessa forma, a pessoa não precisa ficar internada nem ficar sedada o dia todo após o procedimento, pois a anestesia é local. 

E gente, praticamente todas as pacientes terminam com a mesma reação: “Só isso?”, “Já colocou?”.  Isso porque é comum que vocês leiam relatos de pessoas que sentem dor, e chegam ao consultório com o pensamento que vai ser ruim e já esperando o desconforto. 

O pós inserção do DIU também é simples. Peço a paciente que faça uma ultrassonografia, só para a gente conferir se ele ficou realmente bem instalado e que  vai cumprir sua missão direitinho de evitar a gestação indesejada. Feita a ultrassonografia, eu vejo e a paciente já está liberada para a relação sexual sem riscos de gestação. 

Uma coisa importante de falar é que o DIU previne a gestação e não as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), portanto, se você tem mais de um parceiro ou se não está em uma relação estável, não deve ter sexo sem prevenção, viu?

E me conta lá no insta se você já sabia dessa possibilidade de inserção, se colocaria ou não um diu e se colocou como foi sua experiência. Beijinhos

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: