Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Religião

Religião

Colunista

Redação A Tribuna

Nova exposição no Convento

Exposição reúne peças sacras históricas no Convento da Penha, com entrada gratuita diariamente

Redação do Jornal A Tribuna | 17/09/2025, 12:29 h | Atualizado em 17/09/2025, 12:29

Imagem ilustrativa da imagem Nova exposição no Convento
Tesouros do acervo sacra estão em destaque na nova exposição do Convento da Penha. |  Foto: Divulgação

O Convento da Penha acaba de abrir uma exposição de artes sacras do acervo histórico e litúrgico.

As peças expostas são de vários materiais e foram confeccionadas em diferentes épocas, como um Missal Romano de 1840, imagens em madeira policromada e metal, em mármore e representações de santos como São Manoel, Santa Bárbara, São Domingos, entre outros.

A Virgem Maria está representada em peças do século XVIII e XX, a maioria em madeira. Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Desterro, das Dores e do Rosário são alguns exemplos.

A devoção franciscana também está presente. Há, num nicho de destaque, quatro imagens de São Francisco de Assis. Ainda na Sala de Exposições, é possível contemplar um altar antigo, uma imagem do Cristo sem os braços, um sino (símbolo da paz), uma pia batismal e diversos outros objetos históricos.

Na área mais reservada da sala, que é uma espécie de “caverna” de pedras, está uma imagem de Nossa Senhora da Penha, mantos que já vestiram a Imagem da Padroeira e do Menino Jesus e, na parede branca, um crucifixo com a citação bíblica “Eis aí tua mãe”.

A exposição pode ser visitada diariamente, das 7h30 às 16h30. Entrada gratuita.

Simpósio

A Arquidiocese de Vitória promoverá, na sexta-feira (26) e sábado (27), o II Simpósio de Liturgia, com o tema “Palavra como Fonte de Esperança e Vida”. O encontro será realizado no Centro Católico de Estudos, em Vitória. O simpósio contará com a presença de frei Luís Felipe Marques, assessor da CNBB. O valor da inscrição é de R$ 160.

Informações: aves.org.br.

Vitoriosas

O Ministério de Mulheres da Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi realiza na quinta-feira (25), às 19h30, o culto Vitoriosas, no templo-sede da igreja. A preletora será Kelly Petrucci. Rua Italina Pereira Mota, 500, Jardim Camburi.

O grupo de oração Imaculada Mãe de Deus convida para reunião na quinta-feira (18), às 19 horas, na Paróquia Bom Pastor, na Praia da Costa. Haverá reza do santo terço, louvor e partilha da Palavra.

A Palavra 

"E todo o que tem essa esperança nele purifica a si mesmo”, 1 João 3:3

Santo do Dia 

São Roberto Bellarmino

Nasceu em 1542, em Montepulciano. Ele teve uma excelente educação humanista antes de entrar na Companhia de Jesus em 1560. Os estudos centraram-se em São Tomás e os padres da Igreja e foram decisivos para sua orientação teológica. Ordenado sacerdote em 1570.

Plantão da Fé 

A Fraternidade Tabajara está arrecadando doces para a festa de Cosme e Damião, que acontece no sábado (27).

Contato: (27) 3336-4666 e (27) 99845-8770.

Estão abertas as inscrições para a formação de novos coroinhas na Catedral Metropolitana de Vitória. Para participar, é preciso ter a idade mínima de 7 anos.

Informações: catedraldevitoria.com.br/coroinhas.

A assembleia de Deus Restaurar convida para o culto de celebração domingo (21), às 19h30, com formatura da primeira turma do Projeto Semear. Av. São Pedro, 7, Castelândia.

Padre Flório ministra aula sobre “Encíclica do papa Francisco - Laudato Si” na segunda-feira (22), 19h30, no auditório da Escola Ludovico Pavoni.

“O ódio” é o tema da palestra de quinta-feira (18), às 20 horas, na Comunidade Espírita Esperança, em Morada de Camburi.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: