Sem Supernanny na Câmara
Durante as discussões do novo regimento interno da Câmara de Vitória, ontem, o presidente Davi Esmael (PSD) lembrou do famoso programa exibido pelo SBT nos anos 2000 e reprisado na década seguinte, o Supernanny. A personagem explicava aos telespectadores como impor disciplina a crianças.
Esmael respondia a questionamento de Karla Coser (PT), ao explicar que não poderia tomar conta de parlamentares que não ficam em plenário, que saem antes de a sessão acabar.
O foco do debate dos dois era a emenda de André Brandino (PSC), que foi derrubada. Ela mantinha as sessões como são hoje: Pequeno e Grande Expediente (onde ocorrem os discursos) e Ordem do Dia (onde ocorre a votação de matérias) .
O texto do novo regimento, porém, desloca o Grande Expediente para depois da Ordem do Dia, o que poderia atrapalhar os debates de temas importantes na Casa de Leis.
Falando para a parede
O vereador André Brandino prevê que a alteração na ordem das fases das sessões poderá fazer com que muitos parlamentares falem o que querem em suas vezes e depois deixem o próximo falando sozinho.
O presidente Davi Esmael respondeu em seguida que no formato atual “a gente já fala para as paredes, inclusive, na Ordem do Dia”.
Acompanhamento
Os vereadores da capital aprovaram a Lei Laura Rocha, encaminhada para sanção do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). O projeto garante a servidores municipais que são pais ou responsáveis por pessoas com deficiência a redução da jornada de trabalho em até 2 horas para acompanharem filhos em tratamentos e atividades necessárias.
Preço com e sem promoção
Lei publicada no Diário Oficial do Estado, ontem, determina que o valor promocional nos estabelecimentos comerciais seja anunciado junto ao preço anterior que era cobrado pelo local. O prazo é de 45 dias para se adequar à legislação, que é de autoria do deputado Fabrício Gandini (Cidadania).
Luva de pelica
Se em sessão desta semana na Assembleia Vandinho Leite (PSDB) e Xambinho (PL) protagonizaram ofensas diretas um ao outro, ontem, a discussão do tucano com Marcelo Santos (Podemos) foi no estilo “tapa de pelica”.
Com discurso de apreço e respeito ao colega, Vandinho indagou Marcelo, que presidia a sessão, sobre a regra correta quanto a reuniões conjuntas das comissões para relatar projetos. Era a vez de matéria do governo sobre escolas integrais.
Briga com luva de pelica parte II
Vandinho, hoje governista, jogou no ar crise de Marcelo com o Palácio ao tratar de relatoria. “Sei que em alguns momentos estamos mais próximos do governo ou não, mas mudar um rito nesse momento...”. Marcelo respondeu: “O senhor sabe que tenho carinho pelo senhor, mostrei não em falas mas em ações lá atrás na eleição da Mesa. Minha relação com o governo sempre foi estreita, mas membros dele às vezes tratam os seus de forma diferenciada”.
Quem não socorrer, multa
Socorro a animais atropelados sob pena de multa também é tema de projeto em nível estadual proposto por Janete de Sá (PMN). Em Vitória, um no mesmo sentido, de Leandro Piquet (Republicanos) tramita.
Duplicação da BR-262
O senador Fabiano Contarato (Rede) disse no lançamento do edital de concessão da BR-262 que a duplicação dela tem imenso valor para a preservação da vida humana, porque o índice de acidentes lá é alarmante.
Grito dos Excluídos
A concentração e saída para a caminhada do Grito dos Excluídos, no próximo dia 7 de setembro, está marcada para as 8h30, na Praça Getúlio Vargas, em Vitória.
Delegada aprovada
O presidente do PSC-ES, Reginaldo Almeida, disse ter recebido com alegria a notícia de que a delegada e ex-candidata a prefeita da Serra, Gracimeri Gaviorno, foi aprovada no Renova BR. Segundo ele, ela é provável candidata a deputada estadual.