Secretariado ainda vai mudar
Confira a coluna desta quarta-feira (05)
O Governador Renato Casagrande (PSB) confirmou ontem que o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim Victor Coelho (PSB) será o novo secretário de Estado de Turismo, substituindo o jornalista Philipe Lemos (PDT). A informação havia sido antecipada em primeira mão por Plenário. Casagrande também afirmou que mais alterações vão ocorrer no secretariado do governo.
“Mais mudanças vão acontecer, poucas, mas vão. No primeiro escalão, talvez mais uma, nos outros, em subsecretarias, aí sim vamos continuar mexendo um pouco”, confessou.
Nos bastidores, a possibilidade de o ex-deputado Marcus Vicente (PP) ser realocado em uma pasta segue uma incógnita. Casagrande confirmou à coluna que as conversas envolvendo o progressista ainda acontecem. Quanto a Lemos, o governador disse que está discutindo com ele para entender se o pedetista seguirá no projeto do governo. Cenas dos próximos capítulos.
Deve ficar sem espaço
Após a cerimônia de instalação das atividades legislativas na Assembleia de ontem, o governador Casagrande (PSB) contou à coluna que o Podemos, partido presidido no Estado pelo deputado federal Gilson Daniel, continua sendo parceiro do governo, mas que não deve ter “participação direta” no que diz respeito ao secretariado estadual.
No que depender dele...
Nos últimos dias, após ter sido reeleito presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União) chutou para longe qualquer indício de racha com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB). “No que depender de mim, da minha relação com os 78 municípios, vamos eleger Ricardo, caso seja candidato. Também vou trabalhar um bocado por Casagrande ao Senado”.
Mirando eleitorado jovem
Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep) tem remodelado cada vez mais as redes sociais. Publica vídeos com linguagem para atrair eleitorado jovem. O método tem sido tendência entre novos políticos do País. Recentemente, Pazolini tocou até teclado em um dos shows promovidos pela prefeitura.
Fortalecimento
Após a eleição da Mesa Diretora, Marcelo Santos deve focar seus esforços para, em breve, trazer novos nomes ao União Brasil, que mira fazer ao menos dois deputados federais nas eleições de 2026.
Antes, porém, deve esperar que o futuro presidente da sigla, prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), se recupere de cirurgia.
Um dos nomes que está cada vez mais próximo ao novo União Brasil é do deputado Hudson Leal (Rep).
Vidigal será nomeado no próximo dia 12
Ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal (PDT) será o novo secretário de Estado de Desenvolvimento a partir do dia 12, quando acontece a nomeação. A informação é do governador Casagrande (PSB).
“Convidei Ricardo (MDB) para contribuir de forma ainda mais ampla no governo. Conhece bem a política local e nacional. A partir do dia 12, Vidigal assume o Desenvolvimento e Ricardo estará ainda mais comigo”, disse.
Galeria
Alteração confirmada
Por meio das redes sociais, Casagrande também anunciou ontem que o então secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Ricardo Iannotti (PSB), será substituído pelo ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi (MDB).
MDB e cidade atingida
Com esse movimento, o governador contemplou Guerino, que não se reelegeu prefeito em 2024. Além disso, é um espaço para o MDB. Guerino era prefeito justamente de uma das cidades atingidas pelas lamas vindas da barragem de uma mineradora em Minas Gerais.
Vice-líder da Assembleia
O deputado estadual Gandini (PSD) foi escolhido por Casagrande para ser o novo vice-líder de governo.
Conversas avançam
Secretária de Estado de Governo, Emanuela Pedroso (Podemos) se aproxima cada vez mais do PSB. Nos bastidores, é cotada para disputar uma vaga à Câmara Federal.