Ricardo fica à frente do MDB
Confira a coluna desta sexta-feira (07)
O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço (MDB), afirmou que vai continuar na presidência do MDB estadual. A declaração aconteceu ontem, durante entrevista ao Estúdio Tribuna Online. Além disso, ele confirmou que, se for de fato o escolhido do governador Renato Casagrande (PSB) para concorrer ao governo em 2026, vai disputar pelo MDB.
“Digo se for candidato, porque ainda não está na hora. Momento é de a gente motivar toda nossa energia concentrada em torno de nosso trabalho, essa é a prioridade. Mas, lá na frente, na hora em que me derem a oportunidade de me apresentar como candidato, espero ser pelo meu partido”, disse.
Os últimos movimentos e declarações do governador apontam, porém, que Ricardo deve mesmo sentar na cadeira do Palácio Anchieta já em abril. Casagrande tem dado a entender cada vez mais que deve disputar vaga ao Senado em 2026.
“Ajudarei o governador”
Sobre a possibilidade de desincompatibilização do governador, Ricardo disse que vai trabalhar para que Casagrande esteja confortável para fazer sua escolha. “Qualquer que seja a decisão, terá minha compreensão. Se ele considerar o Senado, assumirei o governo em abril e colocarei meu nome para outubro. Se ele decidir ficar, ele mesmo vai liderar sua sucessão”.
“Deu muito trabalho...”
Ricardo ainda comentou que o que une todos os políticos que estão no projeto de Casagrande é “não ver o Estado novamente desorganizado”.
“Deu muito trabalho organizar. O mais importante da parte de todos nós é que o Espírito Santo possa manter esse ritmo de investimentos. Se isso acontecer, o céu será o limite”, finalizou o vice-governador.
Foram do time do contra!
Deputados federal e estadual Victor Linhalis (Pode) e Mazinho (PSDB), respectivamente, aproveitaram que estavam em Brasília para prestigiar partida entre Vasco e Fluminense. Detalhe é que Victor é flamenguista, e Mazinho botafoguense. “Estávamos torcendo contra quem?”, brincou Victor.
Despencou
Indicadores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) demonstraram que Colatina despencou da nota A para nota C em sua capacidade de pagamento. A cidade encontra-se com problemas entre arrecadação e despesa.
Entre 2021 e 2024, por exemplo, enquanto a receita cresceu 59,77%, as despesas aumentaram 79,32%.
Por conta desse período, o TCE-ES divulgou que a administração de Colatina agora é nota C no Tesouro Nacional.
Filiação de Euclério ao União será neste mês
Após ter sido escolhido para ser o novo presidente do União Brasil no Espírito Santo, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), deve começar a trajetória frente à sigla ainda em fevereiro. Confirmou à coluna que a filiação vai acontecer em breve, e que depois viaja à Brasília para encontrar o presidente nacional, Antônio Rueda. Além disso, tem se recuperado bem da cirurgia. Mesmo sem previsão de voltar ao gabinete, já despacha à distância.
Galeria
Entregas em Cariacica
Euclério também afirmou que estará presente no próximo dia 26 na entrega do viaduto Dona Rosa. Evento será com a presença do governador Renato Casagrande (PSB).
Entregas em Cariacica II
Além disso, Euclério disse que em breve acontecerá a entrega do Mercado Municipal de Cariacica, obra que contará com três restaurantes e 65 lojas. Ainda, obras para a construção de outro viaduto na cidade devem começar em breve.
Nomeação hoje
Previsão é de que a nomeação do ex-prefeito de Colatina Guerino Balestrassi (MDB) como novo secretário de Recuperação do Rio Doce saia hoje. Vai substituir Ricardo Ianotti (PSB), que será novo subsecretário.
Crianças na Câmara
A vereadora de Vitória Mara Maroca (PP) abrirá hoje as portas de seu gabinete para receber crianças das comunidades da Grande São Pedro. Objetivo é apresentar como funciona a rotina de um gabinete parlamentar.