Republicanos traça caminho
Confira a coluna desta sexta-feira (24)
Presidente estadual do Republicanos, Erick Musso assumiu a secretaria de Governo da Prefeitura de Vitória. É uma pasta com destaque na administração de Lorenzo Pazolini (Rep), mas, nos bastidores, Erick quer ser mais que um secretário.
A ideia dele e do prefeito é ser uma “ponte” entre Executivo e Legislativo. Segundo pessoas próximas a Erick, ele pode ter até mesmo a função de representar a prefeitura em eventos do governo do Estado. Cabe ressaltar que, nos últimos tempos, a administração da capital não tem estado presente na maioria dos eventos do governo que reúnem prefeitos.
“Erick vai chegar para dar um trato político. É uma pessoa com repercussão estadual, e vai construir também o projeto para 2026, que envolve a possibilidade de lançar Pazolini ao governo e também a intenção de o próprio Erick ser candidato a deputado federal”, disse uma liderança do Republicanos.
Pouco mais de um ano
Levando em consideração a vontade de Erick ser candidato à Câmara Federal, é possível apontar que ele deve ficar no cargo de secretário até os primeiros meses de 2026, quando será obrigado a fazer a desincompatibilização. Até lá, nos bastidores, pretende usar o posto para se articular. Enquanto isso, vai buscar reforçar também o Republicanos.
Pode ter esvaziamento?
Apesar dos movimentos de Erick Musso, outras lideranças do partido admitem preocupação com um possível “esvaziamento” da sigla. Deputados estaduais Hudson Leal (Rep), e Sergio Meneguelli (Rep) já manifestaram desejo de deixar a sigla. Chances do deputado federal Messias Donato (Rep) em ir para o União Brasil também são grandes. A ver.
Foco na consultoria contábil
Deputado federal Gilson Daniel (Podemos) tem demonstrado uma outra faceta nos últimos dias. Esteve em Linhares e São Mateus auxiliando a contabilidade do começo de gestão de Lucas Scaramussa (Podemos) e Marcus da Cozivip (Podemos), respectivamente. Multifunção!
Mesa discutida
Após reunião em Brasília com governador Casagrande (PSB) e o presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), está muito próximo de ser reeleito no Legislativo. Plenário já vinha desde dezembro apontando o favoritismo dele.
Agora, com o presidente praticamente definido, a composição da Mesa já começa a ser discutida. Nos bastidores, há pretensão de substituir alguns nomes.
Reunião no Palácio Anchieta para ajustes finais
Governador Renato Casagrande (PSB) esteve ontem no Palácio Anchieta com os deputados Marcelo Santos (União) e Vandinho Leite (PSDB), justamente os dois que pleiteiam a presidência da Assembleia. Reunião foi para fazer os ajustes finais antes do oficialização em favor de Marcelo.
Nos bastidores, teriam falado também sobre Marcelo, ao ser reconduzido à presidência, não diminuir o espaço e cargos de Vandinho na Casa.
Galeria
Ao menos dois federais
Prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB) já confirmou que voltará ao União Brasil. À coluna, disse que objetivo como presidente da sigla será fazer ao menos dois deputados federais em 2026.
Rigoni segue na secretaria
Em nota enviada à coluna, o secretário de Meio Ambiente e até então presidente do União Brasil, Felipe Rigoni, comentou que tem participado das discussão sobre a sigla, e deu a entender que continuará à frente do Meio Ambiente. “O trabalho continua firme, sempre com o mesmo objetivo: melhorar a vida de cada capixaba”.
Obras para a Serra
O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), esteve com o governador Casagrande (PSB) para falar de novas parcerias voltadas para investimentos no município. Ponto alto do encontro foi a definição da data para a assinatura da ordem de serviço que marcará o início das obras do Contorno de São Domingos, programada para quarta-feira que vem.