Proximidade cada vez maior
Confira a coluna desta sexta-feira (28)
Encontros recentes do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), com políticos do PL mostram que a relação entre os dois partidos está cada vez mais fortalecida. Além de estreitar a relação com o casal de ex-deputados Carlos Manato (PL) e Soraya Manato (PP), com Soraya assumindo a pasta de Assistência Social da prefeitura, o prefeito também se reuniu recentemente com o vereador de Vitória Armandinho Fontoura (PL), o deputado Callegari (PL), e com o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Ramalho (PL), que foi convidado a assumir a pasta de Meio Ambiente da cidade.
Interlocutores alegam que não deve parar por aí: Ramalho, se assumir a secretaria de Meio Ambiente de Vitória, não será o último ligado ao PL a assumir um posto na prefeitura, e que já existem conversas para possíveis outras nomeações que podem ocorrer em breve.
Não só o PL
Além do PL, quem também está tem se aproximado nos últimos tempos da prefeitura de Vitória (e consequentemente, do Republicanos) é o Podemos. Um dos principais indicadores dessa aproximação foi a nomeação recente do irmão do presidente estadual do Podemos, Gilson Daniel, a um cargo comissionado na Secretaria Municipal de Esportes.
Recontagem
A Justiça Eleitoral em Colatina determinou a anulação dos votos recebidos pelo DC nas eleições para vereador em 2024. A sigla é acusada de fraude à cota de gênero, com o uso de candidaturas laranjas. A decisão prevê recontagem de votos para o cargo no município, o que pode mudar o quociente eleitoral e partidário, e mudar o quadro de parlamentares eleitos.
Corrigindo a visão

O deputado estadual Mazinho dos Anjos (PSDB) passou por cirurgia para corrigir a visão e poder enxergar sem óculos. Ele sofria de astigmatismo e miopia e foi operado pelo médico Sebastião Silveira. “Logo estarei 100%. Descobri o problema com 16 anos e tinha maior dificuldade para ver de longe”, contou.
Cães policiais
O deputado Coronel Weliton (PRD) propôs projeto de lei para regulamentar a circulação de cães policiais e bombeiros em espaços públicos e meios de transporte coletivos no Estado. A matéria assegura ao servidor acompanhado de cão policial ou cão bombeiro o direito de ingressar e permanecer com o animal em nos meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público. Conforme o projeto, impedir esse acesso constitui ato de discriminação.
Câmeras de segurança pela cidade
Após o comerciante Eugênio Martini retirar mais de 200 câmeras de videomonitoramento do centro de Vitória, a Câmara de vereadores da Capital recebeu uma proposta para assegurar, a qualquer cidadão, o direito de instalar câmeras de segurança nas ruas da cidade. O projeto protocolado ontem determina que as pessoas podem, “para fins de segurança, documentação, registro de atividades ou outros fins lícitos”, utilizar sistemas de captação e armazenamento de imagens em vias públicas.
Galeria
Premiado
O vereador de Vitória, Aylton Dadalto (Republicanos), foi reconhecido como Vereador Revelação do Espírito Santo durante o Congresso Estadual de Vereadores 2025 (Congreves).
Eleito
O Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, Tyago Hoffmann (PSB), participou da 3ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realizada em Brasília. Durante a Assembleia Hoffmann foi eleito membro titular do Conselho Fiscal para a gestão 2025-2026.
Manutenção preventiva
Projeto do deputado José Esmeraldo (PDT) quer obrigar a manutenção preventiva de sistemas de climatização com mais de 60 mil BTUs/h instalados em estabelecimentos de uso público ou edifícios não residenciais. O projeto exige que a higienização dos aparelhos siga o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), além de normas já em vigor de autoridades sanitárias.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



