Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Passagem de bastão no Turismo

Confira a coluna de domingo (09)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 10/02/2025, 14:30 h | Atualizado em 10/02/2025, 14:30

Imagem ilustrativa da imagem Passagem de bastão no Turismo
Eduardo Maia

O secretário de Estado de Turismo, Philipe Lemos (PDT), passou a última semana tendo reuniões com o ex-prefeito de Cachoeiro Victor Coelho (PSB), que conforme Plenário publicou com exclusividade, assumirá a secretaria no começo da semana.

Objetivo dessas reuniões era deixar o futuro secretário inteirado sobre os projetos, para que haja uma continuidade dos projetos, e não uma ruptura. A gestão de Lemos acredita que a interrupção dos planos já desenhados pode fazer com que a pasta não alcance os objetivos que foram traçados.

Lemos recebeu convite para assumir um cargo na Cesan que está à disposição há cerca de oito meses, entretanto, ainda estuda a possibilidade. Ele tem objetivo de disputar uma das 10 vagas na Câmara Federal ano que vem e, nos bastidores, entende que o cargo na Cesan pode não trazer a visibilidade esperada para que seja eleito deputado federal.

Mudanças à vista

Uma coisa é certa sobre Lemos: no PDT ele não vai disputar a eleição. Nos bastidores, já teria tido conversas com Podemos, PP e Republicanos. PSB também se interessou por ele. Cabe lembrar que ele se filiou ao PDT em 2022 a pedido do governador Casagrande (PSB), mas nunca teve uma conexão de proximidade com o partido de Sergio Vidigal (PDT).

Dúvidas do mercado

Nos bastidores, a chegada de Victor Coelho (PSB) à Secretaria de Estado de Turismo pegou o trade turístico de surpresa. Além disso, deixou as entidades em dúvida. Analisam que Victor é uma incógnita, já que não tem experiência no setor. Movimento tem sido encarado, sobretudo, como uma manobra política para abrigar o socialista no governo.

Coreografia está em dia!

Para divulgar que hoje haverá o lançamento do novo cliclo do Pet Vida — programa destinado aos cuidados do pets —, o secretário de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União Brasil), arriscou até em uma coreografia famosa da internet. “Aprendeu os passos direitinho”, brincou um seguidor.

Desconforto

Para o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD), a nomeação do ex-prefeito da cidade Guerino Balestrassi (MDB) acaba gerando um desconforto.

Isso porque como secretário de Recuperação do Rio Doce, Guerino será a “cara” da pasta e vai continuar com influência na região. Em determinados momentos, terá de ter diálogo com o atual prefeito, que impediu que Guerino tivesse um segundo mandato. Cenas dos próximos capítulos.

Vereadores novatos de fora das comissões

Após os vereadores de 1º mandato terem ficado de fora da Mesa Diretora da Câmara de Guarapari, a definição das comissões também os pegou de surpresa. Todos os seis ficaram de fora de todas as comissões. Somente parlamentares que já têm mais de um mandato foram contemplados.

A ideia do grupo de novatos é entrar em diálogo com veteranos para reaver essa distribuição. Há preocupação sobre possível racha entre parlamentares.

Galeria

Presidente reeleito

Representantes do partido Novo no Estado elegeram os novos dirigentes que ficarão à frente da sigla durante o próximo biênio. Presidente Iuri Aguiar foi reeleito. A vice presidência será ocupada por Juliana Castro, farmacêutica e ex-presidente do partido em Vila Velha.

Conversas avançam

Eleição da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) acontece em março e os movimentos para a escolha do novo presidente avançam. Expectativa de que o governador Casagrande (PSB) entre nas conversas em breve. Prefeitos de Nova Venécia e Piúma, Barrigueira (PSB) e Paulo Cola (Cidadania), respectivamente, estão no páreo.

Quem serão os candidatos?

Alguns partidos já começam a discutir internamente possíveis nomes para compor chapa nas eleições de 2026. Nos bastidores, o PDT já tem avaliado chapa para federal. Nomes como de Saulinho e de Sérgio Vidigal Jr., filho do ex-prefeito, estão à mesa.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: