Partido com olhos na gestão
Leia a coluna desta terça-feira (07)
O PP de Vila Velha, após as eleições municipais, tem buscado seu espaço na gestão. O partido fez três vereadores, que foram base do prefeito Arnaldinho Borgo (Podemos). Um deles, inclusive, foi o mais votado da cidade, Hércules Silveira (PP), que conseguiu 7.275 votos.
Agora, o partido pode ganhar espaço em uma secretaria da administração: a secretaria de Turismo. Nos bastidores, há quem diga que Lucas Fraga (PP), filho do ex-prefeito e presidente municipal do PP, Neucimar Fraga, é o principal nome cotado para liderar a pasta. Hoje, haverá uma reunião entre Arnaldinho, Neucimar, Da Vitória e os vereadores do partido.
Expectativa é de que depois dessa conversa haja uma definição sobre o tema. Entretanto, também há uma ala do PP que defende que algumas lideranças não gostariam da escolha por Lucas. Resta saber o que Arnaldinho vai definir.
Opositor nomeado
Outro indício da participação do PP na gestão de Arnaldinho é a nomeação do ex-vereador Fábio do Vale (PP), um dos poucos opositores do prefeito enquanto era vereador. Fábio, que tentou a reeleição, mas não ficou na suplência, será assessor especial da secretaria de Governo, comandada pelo vice-prefeito Cael Linhalis (PSB).
Começou a corrida!
A corrida rumo à Mesa Diretora da Assembleia iniciou. Governador Renato Casagrande (PSB) recebeu ontem o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União). A pauta principal do encontro foi justamente a eleição, que acontece no começo de fevereiro. Nos bastidores, Marcelo seria favorito, mas Vandinho Leite (PSDB) tenta consolidar seu nome.
Prefeito ao som de É o Tchan!
Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), tem sido um dos mais entusiasmados nos eventos da Arena de Verão. No show do É o Tchan foi chamado pelo Compadre Washington para a tradicional brincadeira de passar por baixo da corda. Demonstrou saber a letra de todas as canções.
Empossados
Os vereadores George Alves (Podemos) e Adriana Meirelles (Podemos) tomaram posse ontem na Câmara de Vila Velha. Eram suplentes do partido e foram convocados para integrar o plenário, já que Joel Rangel (Podemos) e Anadelso (Podemos) assumiram as secretarias de Desenvolvimento Urbano e Esportes, respectivamente.
Foram seis vereadores do Podemos eleitos em 2024 em Vila Velha. É onde o partido mais elegeu nomes.
Oposição é passado em Cachoeiro de Itapemirim
Os deputados estaduais Dr. Bruno Resende (União) e Allan Ferreira (Podemos), que fizeram oposição a Theodorico Ferraço (PP) durante as eleições — ambos apoiaram o projeto de Diego Libardi (Republicanos) —, estão cada vez mais integrados com a gestão. Estiveram ontem com Ferraço e outras lideranças para falar do futuro de Cachoeiro de Itapemirim, como a construção do Hospital do Câncer. Ao que parece, a oposição ficou mesmo no passado.
Galeria
Espaço na serra
O Podemos, comandado na Serra pelo deputado estadual Alexandre Xambinho indicou o secretário de Esportes, Anderson Madeira. Além disso, a sigla irá indicar o novo secretário de Cultura e Turismo.
União entre vereadores
Prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges (Republicanos), já se encontrou com os três grupos de vereadores que buscavam à presidência da Câmara. Segundo interlocutores, a ideia de Borges é manter a união entre todos vereadores, que não têm se apresentado como oposição à administração dele.
Ato sobre 8 de janeiro
Militantes capixabas do PT participarão do ato de defesa da democracia, organizado para acontecer na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Caravanas vão partir do Espírito Santo a partir de amanhã, e a previsão é de que retornem no dia 8. Segundo eles, o evento contará também com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).