Parceria mais forte para 2026
Confira a coluna desta terça-feira (04)
Presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União) demonstrou ontem que sua parceria com o governador Renato Casagrande (PSB) está mais forte do que nunca. Além disso, que também tem a unanimidade entre os colegas deputados da Casa, ao ser reeleito presidente com todos os 30 votos.
Marcelo fez questão de dizer que foi importante ter o apoio de Casagrande durante o processo de reeleição. Disse que os Poderes são independentes, mas que convivem em harmonia, e de que em ano pré-eleitoral, é importante que haja parceria entre Legislativo e Executivo, principalmente para o governo.
Ter conseguido o apoio de Casagrande e de todos os parlamentares demonstra que Marcelo foi o maior vitorioso no processo. Entretanto, a composição da Mesa revela que o governo, ao apoiá-lo, também continua influente na Casa. Dois deputados do PSB fazem parte do alto escalão da nova Mesa.
Climão dos serranos
Deputado Pablo Muribeca (Republicanos), no momento de dar seu voto, enviou uma indireta ao deputado Vandinho Leite (PSDB), que ensaiou montar uma chapa à presidência. “Até tentaram fazer movimento, ter outra chapa, fica um clima de que mais uma vez não deu certo”. Cabe lembrar que Vandinho também tentou a presidência em 2023.
Tucano deixou recado
Pela segunda vez sem conseguir viabilizar chapa à presidência, Vandinho Leite disse que a amizade é mais importante do que questões políticas e que em 2023 ele tinha 24 assinaturas, mas que decidiu recuar. Cabe lembrar que naquele ano, o movimento de eleger Marcelo Santos em detrimento de Vandinho veio do próprio governador Casagrande.
Flamengo x Vasco na eleição
Ao declarar apoio à reeleição de Marcelo, o deputado Gandini (PSD) fez uma comparação inusitada. Inspirado no atacante Bruno Henrique, do Flamengo, a quem chamou de “filósofo”, Gandini afirmou que Marcelo “elevou a Assembleia a outro patamar”, Marcelo, vascaíno, até que gostou do elogio.
Deu a largada!
Logo após o encerramento da votação da nova Mesa, o deputado Mazinho (PSDB) mudou de assunto e criticou resultados atingidos pela Prefeitura de Vitória em Segurança Pública. Logo depois, Denninho (União), fiel aliado de Pazolini (Rep) na Assembleia rebateu, dizendo que o prefeito da capital exerce a melhor gestão do Estado.
Nem bem foi definida a Mesa Diretora e os cenários para 2026 já começam a serem pautados pelos deputados.
Secretaria de Turismo perto de ter novo líder
Após ter deixado a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim no ano passado, Victor Coelho (PSB) deve ser o novo secretário de Estado de Turismo, no lugar de Philipe Lemos (PDT). Anúncio deve acontecer nos próximos dias.
Essa será a quarta vez em que o governador Renato Casagrande (PSB) vai mexer no alto escalão do governo neste ano. Chama atenção que é mais um nome do PSB, enquanto alguns partidos aliados continuam sem espaço.
Galeria
Gostou, mas...
Deputado José Esmeraldo (PDT) surpreendeu a todos os presentes na eleição da nova Mesa, quando disse que apoiava Marcelo, mas que havia nomes melhores para serem escolhidos para compor a chapa. “Não posso negar. Tem gente melhor que poderia estar incluída, por exemplo deputado João Coser”, citou.
Enfim, nomeada
Vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini (PP) foi nomeada como secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação. Terá carta branca para tocar os projetos da pasta, segundo Pazolini. Secretário anterior, Luciano Forrechi, foi nomeado na Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho.
“Nunca vou esquecer”
Na primeira sessão do ano na Câmara de Vitória, o vereador Armandinho Fontoura (PL) relembrou de quando foi preso. “Eu nunca vou esquecer. Fui afastado do mandato à revelia da lei e piedade. Fui preso 15 dias antes de tomar posse como presidente desta Casa. Sem provas”.