Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Parceiros, mas nem tanto

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (20)

Eduardo Maia, do Jornal A Tribuna | 20/09/2024, 11:18 h | Atualizado em 20/09/2024, 11:18

Imagem ilustrativa da imagem Parceiros, mas nem tanto
Em Vitória, apesar de especulação acerca de uma possível união, Camila Valadão (Psol) e João Coser (PT) resolveram lançar candidaturas separadas |  Foto: Thiago Coutinho / AT

Desde o período de pré-campanha, políticos ligados à esquerda em Vitória defendiam que Camila Valadão (Psol) e João Coser (PT) deveriam fazer parte de uma única coligação, unindo forças para um projeto de esquerda conseguir chegar à Prefeitura de Vitória. Por meses, essa possibilidade era ventilada nos bastidores, mas não se concretizou. Camila se lançou candidata, assim como João Coser.

Durante sabatina promovida pela TV Tribuna, Camila destacou o respeito que tem pelo petista, mas ressaltou que os dois têm projetos políticos diferentes, apesar de fazerem parte do mesmo espectro ideológico. “Nosso projeto político é diferente. Temos acordos, sim, mas também diferenças”.

Apesar disso, a análise do mercado político, incluindo de pessoas ligadas ao PT e Psol, é de que se os dois estivessem juntos, alcançar o 2º turno poderia ser mais viável.

Aliados inseparáveis

A presença massiva do deputado federal Evair de Melo (PP) na campanha de Pazolini (Republicanos) em Vitória tem sido notada por interlocutores. As duas siglas são aliadas e Evair sempre declarou que apoiaria o republicano neste ano, entretanto, cabe lembrar que para 2026 os dois nomes são cotados na disputa pelo cargo de governador do Estado.

Beneficiado sem PT

Após a confirmação de que o PT realmente não terá candidatura em Linhares, conforme Plenário antecipou, a análise da equipe de Lucas Scaramussa (Podemos) é de que ele será o mais beneficiado com a desistência da sigla. Isso porque ele deve ser quem herdará a maior parte dos votos petistas, já que apresenta candidatura mais ligada ao centro.

Preparados para o treino

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), fez uma parada na campanha para degustar orelha de porco. Chama atenção que ele apelidou de “suplemento alimentar”. Casagrande (PSB), seu aliadíssimo, também é fã dessas iguarias, que costuma chamar de “barrinha de cereal”.

Respostas

Após o prefeito de Cachoeiro Victor Coelho (PSB) gravar vídeos contra a campanha de Diego Libardi (Republicanos), foi a vez deste responder.

“A gente vive os problemas de Cachoeiro, é hora de dar um basta. A velha política cansa, prometem de tudo. Comigo não tem promessas, é olho no olho”.

Nos últimos dias, o prefeito que apoia Lorena Vasques (PSB) tem chamado Libardi de “turista” e de “Marçal da Shopee”.

Mais votado do Brasil para dar “empurrãozinho”

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o mais votado do Brasil em 2022, estará neste sábado (21) no Estado para promover candidatos do PL. Léo Camargo, em Cachoeiro; Danilo Bahiense, em Guarapari; e Igor Elson, na Serra, serão alguns nomes que vão ter atenção do bolsonarista. Essa tem sido uma das estratégias do PL para fazer com que seus candidatos cresçam nas intenções de voto. Dentro de 10 dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Vitória.


Galeria

Independente do partido

O presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), continua sua maratona de apoio a candidatos no Estado. Esteve em Colatina caminhando com Guerino Balestrassi (MDB), apesar de seu partido apoiar Renzo Vasconcelos (PSD).

Independente do partido II

Em eleições municipais, muitas vezes a aliança pessoal fala mais alto do que a partidária. Marcelo apoia em Mantenópolis Varly Lima (PT), sigla que não costuma ter seu apoio.

Treinamento para pleito

O TRE-ES já deu início ao treinamento dos voluntários que atuarão no teste de integridade das urnas eletrônicas (com e sem biometria) e no teste de autenticidade dos sistemas eleitorais, no 1º e 2º turnos.

Presença constante

Quem tem visitado o Palácio Anchieta com frequência nas últimas semanas é o ex-prefeito de Vitória Luciano Rezende (Cidadania). O partido dele está com Luiz Paulo (PSDB) na capital.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: