Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

No ritmo do jogo

| 18/12/2019, 08:20 h | Atualizado em 18/12/2019, 08:34

Quando a sessão da Assembleia começou ontem, o jogo entre Flamengo e Al Hilal, da semifinal do Mundial de Clubes, marcava 30 minutos do 1º tempo. Na pauta, o projeto da transição de regime previdenciário dos servidores estaduais. No campo, o Flamengo com a missão de virar o jogo, já que perdia de 1 a 0.

A sessão ordinária foi derrubada aos 7 minutos sob poucos protestos. Boa parte do plenário estava com os olhos no Catar, ou melhor, nos celulares que transmitiam a partida. Na sessão extraordinária de urgência, Iriny Lopes começava o discurso contra a reforma da Previdência quando o presidente da Casa, Erick Musso, avisou sobre o resultado do jogo: “Está 1 a 1”.

Emendas foram apresentadas, mas só a do governo foi acolhida pelo relator, o tricolor Euclério Sampaio. Bruno Henrique fez o gol da virada e Erick abriu o painel de votação: 21 votos a favor, 8 contra e 1 abstenção. Com o 3º gol, o rubro-negro selou sua ida à final. E o governo fechou o ano com todos os projetos enviados à Ales até agora aprovados, a despeito da oposição.

“Dever cumprido”
O líder do governo na Assembleia, Eustáquio de Freitas, disse que entra de recesso hoje com o sentimento de “dever cumprido”. Questionado se os episódios da eleição antecipada da Assembleia e a troca de líder já foram superados, ele disse que sim. “Ficou visível nas votações. E fica nosso reconhecimento do equilíbrio e do comportamento digno da Mesa Diretora”.

Projeto do TJ pra hoje
Ficou para ser votado hoje o projeto do Tribunal de Justiça que altera o artigo 2º da Lei Complementar nº 219/2001, sobre o Fundo Especial do Poder Judiciário. O deputado Fabrício Gandini pediu vista para analisar as emendas apresentadas pelos parlamentares. Uma delas, de Enivaldo dos Anjos, proíbe que o Fundo seja usado para pagar pessoal.

“Faz sinal de arminha!”
Ao ouvir o presidente da Ales, Erick Musso, avisando sobre o empate do Flamengo, a deputada Iriny Lopes lembrou de Jackson do Pandeiro: “O jogo está 1 a 1, se meu time perder, eu mato um”, brincou. Capitão Assumção, sem perder tempo, gritou do plenário: “Então, faz arminha!”. Iriny não gostou.

Medo de assalto ou vontade de ver o jogo?
O presidente da Câmara de Vitória, Cleber Felix, disse que a sessão de ontem foi antecipada para a parte da manhã a pedido de vereadores, sendo que um alegou que servidores que ficam até o final das sessões e depois vão para o ponto de ônibus estão sendo assaltados.
Porém, sessões de hoje e amanhã serão no horário normal: 16h. Só tem assalto em dia de jogo do Flamengo?

Tribunal suspende estúdio móvel de Itapemirim
Numa decisão cautelar, o Tribunal de Contas determinou que a Prefeitura de Itapemirim suspenda ata de preços para a contratação de estúdio móvel para a transmissão ao vivo de eventos do município. O estúdio faz parte de um contrato de prestação de serviços de radiodifusão e estúdio móvel, no valor de R$ 794.237,50. Segundo o relatório do conselheiro Rodrigo Chamoun, não foi explicado o motivo de se ter um estúdio de 36 metros quadrados nas ações.

Galeria

Agora vai?
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em reunião com a bancada federal capixaba, ontem, garantiu a retomada das obras de duplicação na BR-262 no próximo ano no trecho de 7 km em Marechal Floriano. O encontro foi em Brasília.

Valorização do centro
O vereador de Vitória Vinícius Simões e outros 12 vereadores assinaram ofício destinado ao governo do Estado, pedindo que não seja retirada a agência do Banestes localizada na Graciano Neves, no centro da capital.

3ª cia. na ilha do frade
Há uma possibilidade de a 3ª Companhia (Praia do Canto) da PM, que foi fechada devido a problemas em sua estrutura, passe a funcionar, provisoriamente, no DPM da Ilha do Frade. A proposta será discutida pela Comissão de Segurança da Assembleia amanhã, às 10 horas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: