Medida contra superlotação
Artigo publicado na edição deste domingo (16), do jornal A Tribuna
Foi assinado no Tribunal de Justiça (TJ-ES), na última semana, um ato normativo que prevê a criação, a implementação e a execução de uma central de vagas para menores infratores no Estado. A mesma terá como objetivo principal evitar a lotação nas unidades socioeducativas existentes.
Ela ficará responsável por receber e processar as solicitações de vagas formuladas pelo Judiciário, cabendo a ele indicar a disponibilidade de alocação ou em caso de indisponibilidade, sua inclusão em lista de espera até a liberação de vaga.
A iniciativa segue decisão do STF, que em agosto de 2020, determinou que nenhum abrigo do País poderia ter um número maior de menores infratores do que a capacidade.
O Estado até registrou aumento deles conforme o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, mas nenhuma unidade estaria com 100% de sua capacidade ultrapassada.
Visita de cortesia
O presidente do TJ-ES, desembargador Fabio Clem, recebeu na tarde de sexta uma visita de cortesia do cônsul-geral de Cuba no Brasil, Pedro Monzón, e de sua esposa, Jasely Fernandez Garrido. Monzón falou sobre os 60 anos de bloqueio econômico a Cuba, o impacto para o país e defendeu que as nações devam negociar em condições de igualdade.
Juventude bolsonarista
Deputado federal mais votado no País, o mineiro Nikolas Ferreira estará, no próximo dia 27, no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, às 19 horas, para o evento “Juventude pelo Brasil”. Do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, Nikolas palestrará ao lado do correligionário, Lucas Polese, deputado estadual do Espírito Santo.
Disque-Bahiense
O deputado Danilo Bahiense (PL) sempre compartilha nas audiências públicas em que participa o telefone para receber denúncias e sugestões de políticas públicas. Ele disse já está chegando a 60 mil contatos e reforça que podem ligar quando quiserem. O parlamentar garante que ele mesmo atenderá.
Leia mais
Policiais Militares da reserva fora de escolas
Volta na terça
Por conta do Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, comemorado amanhã, a Assembleia Legislativa não terá expediente, retornando na terça-feira com suas atividades administrativas, sessões em plenário e serviços oferecidos no seu espaço cidadão (emissão de identidade, Procon e Delegacia do Consumidor). Na sexta-feira, toda estrutura do Legislativo para novamente por conta do feriado de Tiradentes.
Acompanhante para pacientes que tiraram a mama
Projeto apresentado na Assembleia tem como objetivo garantir aos pacientes submetidos à mastectomia (tratamento contra o câncer de mama, que consiste na retirada cirúrgica de toda a mama) o direito a um acompanhante durante a internação e período pós-operatório em hospitais públicos e privados do Estado. A matéria do deputado Bruno Resende (União) ainda estende o direito a pacientes com “impossibilidade de alimentação, troca de roupa ou locomoção”.
galeria
Funpaes em comissão
O secretário estadual de Educação, Vitor de Ângelo, é o convidado da Comissão que trata do setor na Assembleia, quarta-feira, às 14 horas. Na reunião, ele vai explicar o Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes).
Lançamento com ministro
Na última semana, o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve no Palácio Anchieta, participando do lançamento do edital 2023 do Funpaes, do Programa Estadual de Transporte Escolar e do Prêmio Professor Alfabetizador.
Frentes parlamentares
Também na quarta-feira, no auditório do Sebrae, na Enseada do Suá, será lançada a Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio, Serviço e Indústria e a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico e Social do Noroeste do Estado. Os dois colegiados são presididos pelo deputado Mazinho dos Anjos (PSDB).