Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Entre o democrata e o tucano

Kleber Amorim | 02/11/2021, 09:45 h | Atualizado em 02/11/2021, 09:45

Até poderia ser o Ricardo Ferraço (DEM), que o governador Renato Casagrande (PSB) teria se encontrado mais uma vez, ontem, para tratar sobre  possível dobradinha em 2022. Mas fora do País e participando da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), em Glasgow, na Escócia, o capixaba esteve com representante de outro partido Democrata,  o dos   Estados Unidos.

Casagrande e o  secretário de Meio Ambiente dos Estados Unidos, John Kerry, se toparam  no final do dia, três meses depois  que se reuniram de forma virtual no final de  julho,  durante  apresentação do Consórcio Brasil Verde, presidido pelo capixaba. Na quinta-feira, Casagrande  se reúne com a equipe de John Kerry.  No papo, a ação dos governadores pelo clima e a criação de um canal de conversa com outras nações.

O democrata norte-americano foi senador de 1985 a 2013  e  secretário de Estado durante a  presidência de Barack Obama, de 2013 a 2017. Em 2004 foi candidato a presidente dos Estados Unidos, mas perdeu para George W. Bush por uma diferença de 34 votos colegiados.

Ainda ontem, Casagrande também esteve com um representante da Social Democracia, mas desta vez a tupiniquim. Era o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que também poderá caminhar com Casagrande ano que vem.    

Espaço Brasil

Casagrande e Doria estiveram no “Brazil Climate Action Hub”, espaço físico brasileiro na COP 26 onde haverá eventos, como painéis que debaterão o papel do País na limitação do aquecimento global. Na quinta-feira haverá uma mesa com 13 governadores brasileiros. “Vamos simbolicamente lançar o Consórcio Brasil Verde”, disse o capixaba.

 Uso da água

Por unânimidade, os deputados aprovaram na última semana projeto de autoria de Adilson Espindula (PTB) que regulamenta o uso da água. A matéria prioriza os recursos hídricos para o consumo humano, de animais e a irrigação das lavouras.

O parlamentar justifica que em tempo de estiagem é preciso suspender a produção de energia.

Ala no PSDB não é finada

Para onde vai o PSDB-ES ninguém sabe. Por mais que o presidente Vandinho esteja hoje Casagrandista e os governadores Doria e Eduardo Leite flertem com Casagrande, uma ala na sigla não faz jus ao Dia de Finados. É  a hartunguista, que está vivinha e seria a parte maior do tucanato. Colnago, inclusive, quer ser o nome do grupo ao governo.

Em Portugal

 O advogado e professor capixaba Adriano Pedra será o único brasileiro que participará, hoje, da  banca de apreciação de  uma tese de doutorado em Direito, em Portugal, que terá a política como tema. Será na Universidade Autônoma de Lisboa e a  tese é:  “A teoria procedimental constitucional dialética: uma releitura político-jurídica da Constituição material”. 

A universidade é uma das mais reconhecidas e  referência para  países de língua portuguesa.

Coronel Wagner diz que ainda é cedo para decisão

 O ex-candidato a prefeito de Vila Velha e coronel do Corpo de Bombeiros, Carlos Wagner, disse ter ficado lisonjeado com o convite feito pelo Projeto Político Militar (PPM) para ser o nome do grupo para disputar o governo, mas que ainda é cedo para tomar decisão. “Apesar de não ser político de carreira, sei que o universo político muda constantemente e muita coisa pode acontecer”.  O PPM contou que além de Wagner conversa com outros nomes.

Segurança a  jornalistas

 O senador Fabiano Contarato disse que seu partido, a Rede, irá ao Supremo, por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), obrigar o governo a garantir a segurança dos profissionais de imprensa durante as coberturas de agendas do Presidente.

Agressões

 Jornalistas foram hostilizados por Bolsonaro, e empurrados e agredidos por seguranças, em Roma, na Itália, ao final da cúpula do G 20.   

Pedido ao comandante

 Após seu pedido, o deputado Bruno Lamas (PSB) garantiu que o comandante-geral da Polícia Militar,  Douglas Caus, prometeu tomar medidas para reduzir o roubo de celulares, carteiras e bicicletas, arrombamentos no comércio e o tráfico de drogas na Grande Jacaraípe, Serra.

Retorno

 A Assembleia Legislativa, que não teve sessões esta semana por conta do feriado de Finados, terá o retorno delas amanhã, às 9 horas.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: