Delegacias fechadas e efetivo
Em pronunciamento na Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, um deputado apontou que 9 delegacias não funcionam na Grande Vitória
Um dos grandes temas destas eleições, a segurança pública voltou a ser criticada na Assembleia Legislativa, principalmente no que tange ao número de delegacias da Polícia Civil fechadas no Estado e à falta de efetivo policial nelas.
Em pronunciamento na Comissão de Segurança, que é presidida por Luiz Durão (PDT), Danilo Bahiense (PL) disse que, só na Grande Vitória, nove unidades não funcionam.
Na capital, o parlamentar apontou as delegacias do Centro, Jucutuquara, Maruípe e São Pedro. Em Cariacica, as unidades fechadas, segundo Bahiense, são as de Jardim América e Porto Santana. Na Serra não estão funcionando as de Novo Horizonte, André Carloni e Serra-Sede.
Já Durão afirmou que fez indicação ao governo para que apresente um projeto obrigando o Estado a repor a cada ano as vacâncias no efetivo da Polícia Civil do ano anterior.
Negociação
Sobre as delegacias, a Polícia Civil contou que está em constante diálogo com o poder público da Serra. “Está em andamento uma negociação com a prefeitura para cessão de um espaço, no fórum antigo de Serra-Sede, para sediar o Distrito de Polícia. Em relação às demais unidades, uma análise está em andamento”. Quanto à falta de efetivo não comentou.
Maratona de Vitória
Lei do vereador Leandro Piquet e sancionada pelo prefeito Lorenzo Pazolini - ambos do Republicanos - incluiu a data da Maratona de Vitória no calendário oficial da cidade.
Agora ela e a Meia Maratona (que já estava no calendário) ocorrerão no domingo seguinte ao dia 8 de setembro, data em que se comemora o aniversário da cidade de Vitória.
Senado 2026
Ainda no segundo ano de mandato, o prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (sem partido), adiantou que será candidato à reeleição. A afirmação foi feita no lançamento da candidatura de seu sobrinho Mazinho dos Anjos (PSDB) a deputado estadual. Pessoas próximas a Enivaldo vão além e contam que ele tentará o Senado em 2026 para fechar seu ciclo na política. Previsão que é feita também para o aliado Renato Casagrande (PSB).
Batalha dos progressistas
A batalha travada pelos deputados federais do Progressistas (PP), Neucimar Fraga e Evair de Melo, tem sido por um conservador: Jair Bolsonaro (PL).
Nas redes sociais dos dois parlamentares capixabas não faltam postagens em relação ao Presidente da República.
Após semanas mornas, projeto movimenta Casa
A Assembleia, que tem tido sessões mornas com o trancamento de pautas e suas consequentes quedas neste período eleitoral, teve um dia atípico de movimentação ontem. Os deputados aprovaram por 20 votos a favor e nenhum contra o PLC do governo, que garante pagamento integral do Bônus Desempenho 2021 e 2022 para os profissionais da educação afastados por covid, outras síndromes gripais ou com suspeita. Houve até alfinetadas entre deputados.
GALERIA
Matéria apensada
O deputado Sergio Majeski (PSDB) teve matéria semelhante apensada ao projeto aprovado e Bruno Lamas (PSB) teve parte de uma emenda sua acolhida. Majeski, por sua vez, contesta e garante que o projeto dele tramitava antes e com isso o do governo é que foi apensado.
As Agulhadas
Hércules Silveira (Patriota), que presidia a sessão em determinado momento, disse antes de Bruno Lamas discursar que não havia parlamentar com vivência e experiência na educação igual a Majeski. Lamas não gostou e disse que era o presidente da Comissão de Educação, filho de educadora e cresceu no meio.
E foi assim até o fim
Os engalfinhamentos entre os dois continuaram até o final da sessão.
Motos elétricas
O deputado Gandini (Cidadania) apresentou projeto que dá prazo de 60 dias para o Executivo regulamentar motos elétricas no Estado.