Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Convite aceito e desfiliação

Confira a coluna de sábado (29)

Rodrigo Péret, do jornal A Tribuna | 31/03/2025, 14:06 h | Atualizado em 31/03/2025, 14:06

Imagem ilustrativa da imagem Convite aceito e desfiliação
Rodrigo Péret

Conforme antecipado pela Coluna, o ex-secretário da Segurança do Estado, Coronel Alexandre Ramalho, não só vai assumir a secretaria de Meio Ambiente de Vitória, como também vai mudar de partido. Ontem, ele confirmou que vai deixar o PL porque, segundo o próprio, o partido ainda não consolidou sua aliança política com o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos). A nomeação deve ocorrer na segunda-feira.

Sua saída do PL, segundo o próprio Ramalho, não foi uma condição imposta por Pazolini, mas sim uma forma de deixar claro que seu nome não é parte da “cota” que o PL poderá ter na prefeitura caso a aliança seja realmente consolidada (como tende a ser, segundo interlocutores dos dois lados relataram à Coluna). Ramalho, aliás, negocia, segundo interlocutores do PL, justamente com o Republicanos uma filiação ao partido, e pode ser o nome da legenda para o Senado na eleição do ano que vem.

Quase adversários

Ramalho, como a Coluna já registrou, é um sonho antigo do Republicanos, tendo quase filiado no partido antes de decidir pela filiação ao PL. Ele se une à gestão de Pazolini após também quase ter sido candidato à prefeitura, um desejo, na época, de seu antigo partido, o Podemos. Acabou preferindo disputar a prefeitura de Vila Velha, contra o próprio Podemos.

Pé no acelerador

O secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, Júnior Abreu, está com o “pé no acelerador”. Em três dias, ele percorreu cinco municípios em agendas com o governador em exercício, Ricardo Ferraço, e reuniões com prefeitos. O secretário esteve em Laranja da Terra, São Mateus, Montanha, Pinheiros e São Roque do Canaã.

Receita italiana

Imagem ilustrativa da imagem Convite aceito e desfiliação
Governador Renato Casagrande (PSB) cozinhando em vídeo |  Foto: Reprodução/Redes sociais

Na última sexta-feira de suas férias, o governador Renato Casagrande (PSB) publicou vídeo preparando a sobremesa Cartola, uma receita italiana que envolve banana, queijo coalho, açúcar e canela. “Aproveitando para recarregar as energias para poder voltar com tudo”, disse Casagrande.

Locomotiva

O diretor do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, durante palestra na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, elogiou a gestão do prefeito Arnaldinho Borgo, “caracterizada pelo diálogo” e equilíbrio das contas públicas. “Pelos indicadores que a gente vem acompanhando e monitorando daqui do Estado, o município de Vila Velha alcançou o posto de locomotiva do desenvolvimento no Estado”, afirmou.

Lançamento de livro

Encerrando as comemorações do Mês da Mulher, a Secretaria da Justiça (Sejus) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Iema), lançaram na última quarta-feira o livro “Histórias de Mãe e Filha”, que reúne contos de autoria das internas do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL). O evento contou, ainda, com a apresentação de palestras e do Coral Maria Marias, composto por internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC). 

Galeria

Multa mantida

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-ES) manteve multa de R$ 10 mil ao prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT) e sua vice, Gracimeri Gaviorno (MDB), por propaganda eleitoral irregular com uso de outdoor no segundo turno das eleições de 2024. A defesa informou que vai recorrer da decisão.

Registro médio diário

Projeto do deputado Denninho (União) prevê que empresas prestadoras de serviços de internet sejam obrigadas a informar o registro médio diário de entrega da velocidade contratada, para incluir a exigência de informação sobre o consumo médio diário de dados pelo consumidor.

Indenização

Já projeto do deputado Lucas Polese (PL) prevê que a indenização a ser paga aos dependentes de integrantes dos órgãos de segurança pública do Estado, em caso de morte no exercício da função ou em decorrência dela, deve ser o valor correspondente a três meses da última remuneração.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: