Após eleição, Lorenzo Pazolini faz primeiro aceno ao PL
Governador eleito escala nome do partido de Magno Malta na equipe de transição. Maurinho Rossoni é liderança da direita em Linhares
Eduardo Maia
Siga o Tribuna Online no Google
O governador eleito, Lorenzo Pazolini (Republicanos), anunciou ontem o sétimo nome de seu grupo de transição ao Palácio Anchieta: o engenheiro agrônomo Maurinho Rossoni (PL).
Clique aqui e receba em primeira mão as notícias da Coluna Plenário
Com exceção de Erick Musso, presidente estadual do Republicanos, é o primeiro nome com maior ligação política, embora também seja considerado um quadro técnico.
A coluna chegou a registrar recentemente o encontro entre Pazolini, Erick, Magno Malta, Maguinha e Maurinho. Na ocasião, o nome dele foi apresentado ao governador. Ou seja, a escolha ocorreu por indicação direta de Magno.
Maurinho disputou a Prefeitura de Linhares em 2024, ficando em terceiro lugar. É uma liderança bolsonarista da região e já foi diretor-técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o que lhe garante ligação direta com o setor do agronegócio capixaba.
Outros indicativos...
O nome de Maurinho Rossoni já vinha sendo comentado para assumir não somente um lugar na equipe de transição, mas apontado também como um possível nome definitivo na gestão de Pazolini, seja em secretaria ou autarquia, por exemplo.
Leia Mais: Presidente da Câmara de Cariacica está definido
Cabe lembrar que o partido também tem a vice-governadora eleita, Bispa Eliane Leal. Ainda não há definição se ela terá algum espaço a mais no governo, mas essa é uma possibilidade estudada.
A princípio, finalizou
Com a entrada de Maurinho, o grupo de Pazolini e Erick soma sete nomes na equipe de transição. A coluna apurou que, a princípio, não deve haver novas escalações, a menos que ocorra alguma mudança.
Ainda existe a possibilidade, embora mais remota, de incluir mais um nome. Mas não passaria disso: serão sete ou, no máximo, oito escolhidos.
As reuniões começam na próxima semana, quando cada um saberá seu papel na transição.
1º mandato foi há 54 anos!
A política mudou, os partidos passaram por transformações, mas Sérgio Peixoto (PDT) segue na vida pública.
O atual vereador da Serra iniciou sua trajetória na Câmara em 1972, quando foi eleito pela Arena, e já acumula nove mandatos.
São 54 anos desde sua estreia no Legislativo serrano.
Impressiona!
“Cabo de guerra”
Mais um capítulo da longa novela em torno da escolha da Mesa Diretora da Câmara de Vitória. Diversos vereadores têm relatado à coluna pressões de todos os lados para ampliar ou preservar espaços de determinados grupos.
Um exemplo recente é o do vereador Maurício Leite (PRD), que segue no G-15 — grupo favorável a Dalto Neves (SDD) — e teve ao menos três cargos ligados a ele exonerados da prefeitura.
TRE-ES divulga data para diplomação de eleitos
O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) realizará, no dia 18 de dezembro, às 15h, a diplomação dos eleitos nas Eleições 2026.
A data foi aprovada por unanimidade pelos membros titulares do TRE-ES e publicada ontem.
A diplomação é o procedimento pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente escolhido pelo eleitorado e, portanto, está habilitado a tomar posse no cargo para o qual foi eleito.
Ainda mais próximos
O governador eleito, Lorenzo Pazolini, esteve ontem em João Neiva, onde participou do 25º Encontro de Cafeicultores.
Ao lado do senador eleito Evair de Melo (Rep) e do prefeito Micula (Rep), voltou a aparecer com o deputado federal Josias Da Vitória (PP), que, no 1º turno das eleições, esteve no palanque de Ricardo Ferraço (MDB).
Trabalho continua!
Apesar do revés nas urnas, o governador Ricardo Ferraço (MDB) segue cumprindo sua agenda à frente do Executivo.
Nos últimos dias, tem visitado obras em municípios como Viana e Cariacica.
Abrigos para animais
O deputado Coronel Weliton (DC) propõe uma política estadual de abrigos para cães e gatos em situação de rua, com o objetivo de protegê-los de maus-tratos, acidentes e outras formas de violência.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Plenário,por Eduardo Maia
Eduardo Maia
PÁGINA DO AUTORPlenário
Há mais de 55 anos, a tradicional coluna Plenário acompanha de perto os bastidores da política capixaba nas páginas de A Tribuna. Também presente no Tribuna Online, o espaço traz diariamente notícias, análises e informações exclusivas sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Com olhar atento, revela as costuras políticas que movimentam os quatro cantos do Espírito Santo.