Afunilamento já começou
Confira a coluna domingo (30)
Quatro nomes estão no páreo pelo posto de “escolhido” do grupo do governador Renato Casagrande (PSB) para a
disputa pelo governo estadual no ano que vem, mas interlocutores ligados ao governo já avaliam que um afunilamento está começando a ocorrer. A avaliação é de que o secretário de Desenvolvimento do Estado, Sergio Vidigal (PDT), estaria tendo atuação mais “tímida” quando comparado aos outros cotados.
Avaliado também para disputar o Senado, Vidigal assumiu a secretaria no lugar do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), naquilo que os interlocutores classificam como estratégia do governo para dar maior espaço político aos dois em agendas do governo. Mas, na prática, quem tem aproveitado o momento é Ferraço, enquanto Vidigal, segundo interlocutores ligados ao governo, tem sido mais tímido em divulgar o trabalho realizado pela secretaria.
Apelo à religião
Além dos dois, os prefeitos Arnaldinho Borgo (sem partido) e Euclério Sampaio (MDB) também estão na disputa. Curiosamente, os dois e Ferraço adotaram estratégias semelhantes nas redes sociais: Arnaldinho e Ferraço publicam leituras de passagens da Bíblia, enquanto Euclério opta por registrar semanalmente celebrações de cultos.
Arquivado
Um projeto para instituir a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais por professores da rede de ensino público da Serra foi arquivado. A autora do texto, vereadora Raphaela Moraes (PP), argumentava que a proposta buscava combater “crimes como abusos, agressões e maus-tratos dentro do ambiente escolar” e proteger professores “de falsas acusações”.
Picolés
O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT) distribuiu picolés a crianças durante edição do “Serra + Cidadã” no bairro Planalto Serrano. “Enquanto os pequenos se divertem, a comunidade aproveita os serviços: emissão de identidade, atendimentos médicos, orientação jurídica e muito mais”, disse o prefeito.
Para o Centro
Ganha força a possibilidade da Câmara de Vitória se instalar no Centro da Capital, conforme já havia antecipado à Coluna o presidente do Legislativo de Vitória, Anderson Goggi (PP).
O local cotado é o edifício Castelo Branco, da Caixa Econômica Federal, e a mudança pode ocorrer ainda neste ano. Segundo Goggi, uma proposta será enviada à Caixa amanhã e, por não haver necessidade de grandes obras, no local, a mudança pode acontecer até dezembro.
Postagens favoráveis à decisão do STF
Levantamento da Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, feito a partir de publicações nas redes sociais, mostra que 64% das postagens sobre o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 7 denunciados réus por tentativa de golpe em 2022 foram feitas em tom neutro. Outros 20% foram favoráveis à condenação e 16%, contrários.
Galeria
Prestação de contas
O secretário de Estado da Fazenda, Benicio Suzana Costa, irá amanhã à Assembleia Legislativa realizar sua prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2024. A audiência da Comissão de Finanças com o secretário será às 13h30 no Plenário Rui Barbosa.
Domésticas
A deputada Camila Valadão (Psol) protocolou projeto que institui o Programa Estadual de Valorização das Trabalhadoras Domésticas. A proposta elenca ações para reconhecer os direitos assegurados aos profissionais da área, além de valorizar a função social e garantir acesso da categoria à educação, ao trabalho formal e à participação social e política.
Carteira de habilitação
Também tramita na Assembleia projeto do deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) que garante aos motoristas o direito de receber notificações eletrônicas sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) via e-mail ou aplicativo de mensagens.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



