Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Saudade: todo mundo sente

| 30/07/2022, 11:01 11:01 h | Atualizado em 30/07/2022, 11:02

A saudade é um sentimento que fala de algo que marcou a sua vida e você não tem mais aquilo porque perdeu ou porque aquele momento passou. Isso vale para relacionamentos, viagens, objetos e situações vivenciadas por você.

Essas lembranças te faz recordar de fatos que foram importantes. Se pudesse descrever, o que você me diria que sente saudade daquilo que vivenciou um dia?

Saudade e lembrança são sentimentos distintos no nosso mundo interior. Algumas vezes, a saudade nos faz desejar viver novamente aquela situação porque foi muito bom e positivo ter passado por aquilo. 

É diferente da lembrança, na qual você apenas identifica nas suas memórias um fato positivo ou negativo que você vivenciou. 

Na lembrança, o fato fica lá no passado. Na saudade, você sente vontade de trazer aquele momento para o presente.

Então, sentir saudades não é necessariamente ruim. Elas fazem parte das nossas memórias e compõem o nosso histórico de vida. 

As lembranças, positivas ou negativas te levam a outros caminhos e a tomar outras escolhas que farão você crescer como pessoa.

A saudade será ruim quando ela te faz sofrer e faz com que você fique aprisionado no passado. Nesse caso, sentir saudades pode ser um grande peso quando você fica paralisado no tempo e preso a um momento no passado.

Quando você cristaliza seu pensamento num fato passado e sofre, isso pode desencadear sentimento de mágoa, raiva, culpa, baixa autoestima, solidão e desamparo. A pessoa vive, nesse caso, um apego doentio e desequilibrante a uma experiência passada. 

Se a saudade é boa, desfrute dela com a alegria de um momento bom que passou. Contudo, se a saudade te machuca, você sofre frequentemente com as marcas que aquilo te deixou. 

Passe a valorizar o momento presente com os novos fatos que a vida te traz a cada dia. Cada novo fato que surge vem com uma nova energia para ressignificar a sua vida.

Dicas de como lidar com a saudade 

1- Aceite a saudade

Aceite que você sente falta e que está sofrendo. Não sinta vergonha disso. Reconhecer isso te dará forças para encontrar recursos internos para a sua superação. 

2- Ocupe seu tempo

Se envolva com atividades que te dê prazer. Ficar hiperfocado no motivo da saudade te fará sofrer mais. Tem um mundo lá fora para você se relacionar.

3- Converse com um amigo. 

Nesse momento é muito importante ter alguém com quem conversar. Qualquer pessoa que você se sinta à vontade poderá te ajudar. Esse desabafo faz muito bem.

4- Conheça novas pessoas. 

Pessoas não são substituíveis, mas cada uma é de um jeito. Conhecer gente nova é uma boa forma de superar a situação.

5- Faça terapia. 

Em situações de maior sofrimento, é muito importante você buscar uma ajuda terapêutica para poder superar seus problemas e apegos com o passado.

Algumas vezes fazer contato com experiências vividas no passado pode ser saudável e ter um efeito terapêutico sobre nós. 

Há pessoas que, ao se reencontrar, revivem um amor do passado. Outros percebem que estava alimentando uma ideia equivocada e enterra de vez aquele sentimento no passado.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

MATÉRIAS RELACIONADAS