Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

Entregue-se às vibrações do Natal

Confira a coluna de sábado (21)

Cláudio Miranda, Colunista de A Tribuna | 23/12/2024, 13:44 h | Atualizado em 23/12/2024, 13:44

Imagem ilustrativa da imagem Entregue-se às vibrações do Natal
Cláudio Miranda é da Diretoria da ATEFES (Associação de Terapia Familiar do ES), Terapeuta de Família, Psicopedagogo Clínico, Pós-graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP. |  Foto: Leone Iglesias

O Natal é uma linda época do ano para celebrar o amor e a paz em nossos corações. Muitas famílias comemoram o Natal com a guirlanda na porta, o pinheirinho lindamente enfeitado, a ceia, a troca de presentes sem, contudo, mencionar o nascimento do Cristo com sua mensagem de harmonia ao mundo.

Precisamos estar atentos a isso e ensinar as crianças e os adolescentes o real motivo do Natal em nossas vidas.

Não há problemas em brincar com a figura do Papai Noel, mas é preciso lembrar que este é um dia para a comemoração do nascimento do Menino Jesus ao mundo. É um período para refletir sobre o amor, a compaixão e a bondade que existem dentro de cada um de nós. A celebração do nascimento de Jesus deve ser simbolizada como a presença da luz e da esperança dentro de nós.

Cada vez que duas pessoas se entendem, se perdoam e mostram paciência no convívio com outro, é Natal. Toda vez que você ajuda alguém e que você olha o coração de uma pessoa sem julgamentos ou críticas, isso é Natal.

Cada vez que você divide a sua comida e o seu agasalho com o outro e tenta ser uma pessoa melhor, isso será a manifestação do Natal na sua vida.

O Natal é a manifestação do amor, da paz e da generosidade todo dia. É a representação da justiça, da compreensão e do respeito a cada instante.

É a partir dessas atitudes que nasce a esperança, a alegria e a paz, tornando esse encontro um verdadeiro Natal.

O Natal é uma época de renovarmos os votos de uma vida sem preconceito e sem egoísmo. É um momento em que agradecemos as conquistas e dividimos o que temos com quem ainda não tem.

A prosperidade que tanto desejamos é despertada e desenvolvida pela generosidade que desenvolvemos em nós. “Dar um pouco do que tem a quem tem menos ainda” faz a sua vida e a sua família viver melhor.

Na noite de Natal deste ano faça uma dinâmica muito simples com sua família: pesquise na internet mensagens natalinas bonitas e curtas. Busque um número aproximado conforme a quantidade de pessoas que estarão na festa.

Imprima essas mensagens individualmente, coloque cada um num envelope separado. Em dado momento chame todos os presentes. Se der, faça um grande círculo. Distribua os envelopes e em seguida peça a cada um para ler a mensagem em voz alta.

Depois disso, pode fazer a entrega dos presentes. Assim, o seu Natal, a sua família e a sua vida serão muito mais abençoadas. O Natal nos une e nos faz pensar no outro. O mundo sofre pelo egoísmo e pela individualidade que ainda vivemos. Alcançaremos uma vida melhor quando começarmos a pensar mais no plural, mais coletivamente. O mundo é um grande condomínio no qual devemos viver sem causar prejuízo para o outro.

Então, cuide para que a sua vida seja um constante Natal, convivendo com amor e cuidado com o seu próximo, que é o seu vizinho, seus pais, filhos, parentes e com toda pessoa que cruzar com você na rua.

Que as bençãos do Menino Jesus nos inspirem a compartilhar alegria e felicidade com todos ao nosso redor. O Natal é a melhor época para renovar nossa fé na humanidade e na capacidade das pessoas de fazer o bem.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: