Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Opinião Econômica

Opinião Econômica

Colunista

Serra desponta como polo de crescimento do Estado

Confira a coluna

Fabio Saad Junger | 02/12/2024, 16:51 h | Atualizado em 02/12/2024, 16:51

A Serra destaca-se como um dos municípios mais promissores do Espírito Santo, com uma economia diversificada. O município aposta na indústria pesada — especialmente siderúrgicas e metalúrgicas —, no setor de pedras ornamentais e na construção civil, tanto em infraestrutura quanto em habitação. Esse cenário impulsiona o comércio e os serviços, que se beneficiam da demanda crescente.

Imagem ilustrativa da imagem Serra desponta como polo de crescimento do Estado
As iniciativas governamentais têm sido fundamentais ao crescimento econômico, criando um ambiente favorável aos investimentos privados |  Foto: Gabriel Lordello/ Mosaico Imagem

A localização estratégica da Serra, próxima à capital e com fácil acesso a rodovias, portos e aeroportos, atrai novos empreendimentos. Isso, somado a um ambiente favorável aos negócios, torna a cidade um dos destinos mais atrativos para investimentos no estado. O interesse estrangeiro é notável, especialmente no setor de pedras ornamentais, com investidores europeus, e na indústria do aço, que atrai capital asiático.

Imagem ilustrativa da imagem Serra desponta como polo de crescimento do Estado
Fabio Saad Junger é Presidente da Associação dos Empresários da Serra (Ases)

As iniciativas governamentais têm sido fundamentais para o crescimento econômico, criando um ambiente favorável aos investimentos privados, com agilidade nos processos e políticas claras. O comércio e os serviços acompanham a expansão industrial e da construção civil, com o aumento do consumo local beneficiando desde pequenos comerciantes até grandes fornecedores.

O parque industrial da Serra é um motor do desenvolvimento econômico, gerando novas oportunidades para pequenas e médias empresas que podem aproveitar a proximidade com grandes indústrias. Entretanto, a qualificação da mão de obra é um desafio. A falta de interesse dos jovens por carreiras técnicas preocupa. Pensando nisso, a Associação dos Empresários da Serra (Ases) trabalha em inúmeros projetos de formação profissional para garantir mão de obra qualificada.

A expectativa é que novas vagas de emprego sejam preenchidas por moradores locais, reforçando a economia da Serra. A Ases, os governos estadual e municipal e a sociedade civil estão construindo o Plano Estratégico da Serra para os próximos 20 anos, buscando assim transformar o município em um polo de referência econômica e social, integrando progresso econômico e bem-estar para a população.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: