Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Olhares Cotidianos

Olhares Cotidianos

Colunista

Fiz minha lista de transmissão de gratidão

Leia a coluna desta quinta-feira (02)

Sátina Pimenta | 02/01/2025, 14:34 h | Atualizado em 02/01/2025, 14:34

Imagem ilustrativa da imagem Fiz minha lista de transmissão de gratidão
Sátina Pimenta é psicóloga clínica, advogada e professora universitária |  Foto: - Divulgação

O ano de 2024 foi muito desafiador. A maioria das pessoas o consideraram o mais difícil dos últimos tempos, e não foi só individualmente, mas o mundo também nos mostrou isto. Tivemos guerras, crises climáticas e ambientais, crises financeiras e muita coisa que nos fez arrepiar o cabelo.

Mas, apesar disso, muito foi aprendido, e tiveram pessoas que até falaram por aí: “2024, eu não tenho raiva de você,” justamente porque tudo que foi aprendido transformou, de certa forma, a maneira como as pessoas viviam, se relacionavam e viam o mundo.

Nesta reflexão, eu parei um tempo no dia 31/12 e pensei nas pessoas que estiveram comigo neste ano de grande batalha. E tive a ideia de fazer uma lista de transmissão.

Uma lista de transmissão, para quem não sabe, é uma lista com o contato telefônico de pessoas que fazemos no WhatsApp. A partir dessa lista, eu posso encaminhar, ao mesmo tempo, uma mesma mensagem de uma vez só!

Ao olhar meus contatos, fui escolhendo um por um, pensando em como aquela pessoa participou do meu 2024, e fui grata. “Mas isso é algo tranquilo, Sátina!”, alguns diriam. Afinal, sempre teremos pessoas às quais agradecer. Sim, mas de 259 contatos do meu celular, 196 foram escolhidos!

Ver que 196 pessoas, de alguma forma, acreditaram em mim e me apoiaram durante o ano foi impactante! Porque a vida é tão corrida que as histórias passam por nós e as esquecemos na mesma velocidade! A velocidade da luz!

Dia 31/12 me fez lembrar dessas histórias! E eu percebi que 2024 foi, sim, difícil, mas que eu nunca estive sozinha.

Nessa reflexão, lembrei-me também das palavras de Cícero, que dizia: “A gratidão não é apenas a maior das virtudes, mas a mãe de todas as outras”. Ao revisitar essas conexões, percebi que a gratidão nos transforma, nos torna mais humanos e abre portas para outras virtudes, como a paciência, a generosidade e a empatia.

Então, esta é minha dica para você. Não precisa ser no final do ano! Mas, de vez em quando, revisite sua história. Veja quem foram as pessoas que estiveram com você no campo de batalha! E seja grato! Mas não só sinta a gratidão… externe!

Eu mandei uma mensagem linda aos meus apoiadores, e ela foi recebida e devolvida com mais amor ainda! Alguns inclusive gostaram tanto da ideia que a copiaram, e adivinhe: eu recebi a minha própria mensagem!

Que o ano de 2025 seja mais leve que o de 2024. Todavia, se assim não for, lembre-se de que você não está sozinho!

Obrigada, 2024, e gratidão a todos que estiveram comigo nele. Que venha 2025!

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: