Login

Imagem ilustrativa da capa de fundo do colunista Notícias da Advocacia

Notícias da Advocacia

Imagem do colunista Notícias da Advocacia

Notícias da Advocacia

Sala de lactantes: conquista para a mulher advogada

14/03/2021 00:00:00 min. de leitura

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08/03), vale lembrar uma recente conquista das advogadas capixabas na luta por seus direitos: a sala de lactantes da Ordem, recém-inaugurada dentro do Fórum Cível Criminal de Vitória, no Centro. O espaço humanizado conta com pia para higienização e uma cadeira confortável onde as advogadas podem realizar a amamentação ou a extração do leite materno. A advogada Mariana Amaral Lima utilizou o local, nesse dia, para amamentar a sua filha Ana. “Sempre me senti desconfortável em amamentá-la em público. É muito importante que todos os fóruns tenham uma sala de lactantes, cooperando, assim, para a produtividade do trabalho de quem é advogada, mas antes de tudo mãe”, alerta Mariana.

Ação para lançamento do Violentômetro

Imagem ilustrativa da imagem Sala de lactantes: conquista para a mulher advogada

Outra iniciativa da OAB-ES, por meio da Comissão da Mulher Advogada, em homenagem às mulheres, foi a ampla ação nos Fóruns de Vitória, de Cariacica, de Vila Velha e da Serra para lançar o Violentômetro. Trata-se de um formulário para medir se a mulher se enquadra ou não nos casos de violência doméstica. Conforme as respostas, ela pode fazer a denúncia através dos telefones disponíveis. A ação conjunta contou com a participação de advogadas da Seccional, e das Subseções de Cariacica, Vila Velha, Serra e Colatina.

Debate sobre Feminicídio reúne especialistas

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a OAB-ES também realizou um ciclo de debates e palestras online sobre Feminicídio. O evento reuniu especialistas renomados para falar sobre esse tipo específico de crime. Estiveram presentes, ainda, o presidente da Ordem, José Carlos Rizk Filho, e a vice-presidente, Anabela Galvão, que também está à frente da Comissão da Mulher Advogada.

Café da manhã e uma rosa para as advogadas

As advogadas que utilizaram o serviço de van da OAB-ES no Dia Internacional da Mulher, na rota que saiu de Barra de São Francisco, tiveram uma grata surpresa quando o veículo passou por Colatina, onde foram recebidas com um delicioso café da manhã e uma rosa de chocolate. A iniciativa foi do presidente da 1ª Subseção, Cristiano Rossi Cassaro.

Nova sala da advocacia será inaugurada em Piúma

O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, e o presidente da 10ª Subseção de Itapemirim, Cândido Louzada da Silva, assinaram um contrato para a instalação da sala da advocacia no município de Piúma, que contará com um ambiente adequado para a realização de audiências virtuais.