Brasil é líder no ranking mundial de influenciadores digitais
Mercado aquecido motiva jovens a buscarem a profissionalização para a área
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Com mais de 500 mil contas com mais de 10 mil seguidores no Instagram, o Brasil lidera o ranking mundial de influenciadores digitais. O mercado aquecido, inclusive, motiva jovens a buscarem a profissionalização para a área.
Os dados da pesquisa de 2022 são da empresa Nielsen Media Research. Quando consideradas as conta com mais de mil seguidores, o Brasil atinge 10,5 milhões de usuários no Instagram.
Os encantos da atuação profissional na influência digital atraem estudantes para os cursos voltados à Comunicação Social nas instituições de educação superior do Estado.
É o que aponta a professora doutora e coordenadora na Universidade Vila Velha (UVV) Marcela Tessarolo. Ela explica que a influência sempre existiu, mesmo antes da popularização da internet e das plataformas de mídias sociais.
Ela analisa que o crescimento do mercado de marketing de influência capta os jovens, mas é preciso cuidado: os influenciadores com carreira sólida estudam e se preparam para produzir conteúdos interessantes e informativos para o público.
“Ser influenciador digital virou desejo para muitos jovens pela oportunidade de atuação sem o compromisso do expediente de 8 horas diárias, com regras do mercado de trabalho. Os influenciadores que têm mais fidelidade e confiança do público são os que atuam com propósito e possuem conteúdo relevante”.
Construir uma carreira estável na influência digital depende de um preparo profissional adequado. A professora de Comunicação Social da Faesa Carine Cardoso alerta que é necessário cuidado com a efemeridade da internet.
“É uma atividade que te coloca nos holofotes. Você se torna autoridade em um assunto, e isso exerce uma sedução. Ao mesmo tempo, é muito efêmero. As pessoas deixam de admirar um influenciador de uma hora para outra, da noite para o dia”.
A psicóloga e diretora de Liderança, Cultura e Diversidade do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES), Gisélia Freitas, aponta diferenciais necessários para quem deseja seguir a carreira.
“Para muitos, ser influenciador digital é uma forma de conquistar reconhecimento público e construir uma carreira alinhada com as próprias paixões e interesses. Manter consistência e investir na qualidade do conteúdo, tanto visual quanto informativo, faz toda a diferença”.
Atuação exige cuidados éticos, diz especialista
O alcance de milhares de seguidores traz responsabilidades para os influenciadores digitais. Transparência, atenção à legislação e respeito aos direitos humanos estão entre os cuidados éticos para crescer na profissão e garantir o bem-estar do público.
A professora doutora e coordenadora na Universidade Vila Velha (UVV) Marcela Tessarolo analisa que o influenciador precisa ter cuidado com informações falsas e atenção às condutas exigidas na publicidade digital.
Ela aponta, por exemplo, que há restrições específicas e regulamentadas de atuação para advogados e médicos na produção de conteúdo em plataformas de mídias sociais no Brasil.
“Creio que o influenciador precisa estar atento às legislações e às portarias que regulam a comunicação e as diversas áreas de atuação no Brasil. É preciso evitar abusos e excessos e ter compromisso com a veracidade das informações”.
Países já regulam publicidade
A ascensão da carreira de influenciador digital impõe desafios para a legislação de diferentes países. Tanto que a França, a Itália e a Austrália já são exemplos de nações que regulamentam a prática de publicidade para o mercado da influência digital.
Os países criaram medidas para garantir a transparência e orientar a publicidade nas redes sociais.
A professora de Comunicação Social da Faesa Carine Cardoso aponta que a regulamentação do mercado de influência digital brasileiro é um passo importante para a profissionalização da área.
“A questão da regulamentação tem muito a ver com a profissionalização da área, mas qualquer regulamentação no setor, acredito, passa por ajustes nas plataformas – TikTok, Instagram, WhatsApp. Acredito que passe também por decisões relacionadas ao compliance das marcas e ao código de ética e conduta dos influenciadores”.
A psicóloga e diretora de Liderança, Cultura e Diversidade do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES), Gisélia Freitas, reitera a importância da regulamentação da atividade no Brasil.
“É fundamental para proteger o público contra fraudes e práticas antiéticas, além de garantir transparência, especialmente no que diz respeito à publicidade paga”, diz.
“A regulamentação ajuda a profissionalizar o setor, estabelecendo direitos e deveres claros para os influenciadores, e oferece segurança jurídica, ao definir regras claras sobre o que é permitido”.
Influência
O marketing de influência é uma área em expansão acelerada no Brasil. A estratégia é utilizada por marcas que desejam se conectar com o público por meio de influenciadores digitais. Dessa forma, é possível vender produtos e serviços para públicos segmentados.
Desafios
O equilíbrio entre a criação de conteúdo e as demandas do dia a dia é um desafio, porque o influenciador necessita manter-se atualizado e estimular a criatividade ao mesmo tempo em que precisa cuidar das tarefas pessoais. Como, na maioria das vezes, não há uma separação entre o momento de trabalho e os momentos pessoais, muitas pessoas podem sentir dificuldade em encontrar o equilíbrio no dia a dia.
Lidar com as mudanças nos algoritmos das redes sociais é outro desafio que afeta diretamente as estratégias digitais dos influenciadores. É preciso se manter atento às tendências e as mudanças no comportamento on-line do público.
É necessário ter paciência para o crescimento digital. Ganhar seguidores, ter um bom engajamento e construir uma imagem estratégica para atrair empresas são conquistas demoradas, que exigem dedicação, estudo, experimentação e paciência. No início, muitos conciliam atividades profissionais à atuação na influência digital para completar a renda.
Lidar com crises de imagem. O ambiente digital pode ser hostil, e o influenciador precisa entender como gerir e como prevenir crises de imagem.
Fonte: Influency.me, especialistas e influenciadoras consultadas.
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