X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Brasil é líder no ranking mundial de influenciadores digitais

Mercado aquecido motiva jovens a buscarem a profissionalização para a área


Ouvir

Escute essa reportagem

Com mais de 500 mil contas com mais de 10 mil seguidores no Instagram, o Brasil lidera o ranking mundial de influenciadores digitais. O mercado aquecido, inclusive, motiva jovens a buscarem a profissionalização para a área.

Os dados da pesquisa de 2022 são da empresa Nielsen Media Research. Quando consideradas as conta com mais de mil seguidores, o Brasil atinge 10,5 milhões de usuários no Instagram.

Os encantos da atuação profissional na influência digital atraem estudantes para os cursos voltados à Comunicação Social nas instituições de educação superior do Estado.

É o que aponta a professora doutora e coordenadora na Universidade Vila Velha (UVV) Marcela Tessarolo. Ela explica que a influência sempre existiu, mesmo antes da popularização da internet e das plataformas de mídias sociais.

Ela analisa que o crescimento do mercado de marketing de influência capta os jovens, mas é preciso cuidado: os influenciadores com carreira sólida estudam e se preparam para produzir conteúdos interessantes e informativos para o público.

“Ser influenciador digital virou desejo para muitos jovens pela oportunidade de atuação sem o compromisso do expediente de 8 horas diárias, com regras do mercado de trabalho. Os influenciadores que têm mais fidelidade e confiança do público são os que atuam com propósito e possuem conteúdo relevante”.

Construir uma carreira estável na influência digital depende de um preparo profissional adequado. A professora de Comunicação Social da Faesa Carine Cardoso alerta que é necessário cuidado com a efemeridade da internet.

“É uma atividade que te coloca nos holofotes. Você se torna autoridade em um assunto, e isso exerce uma sedução. Ao mesmo tempo, é muito efêmero. As pessoas deixam de admirar um influenciador de uma hora para outra, da noite para o dia”.

A psicóloga e diretora de Liderança, Cultura e Diversidade do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES), Gisélia Freitas, aponta diferenciais necessários para quem deseja seguir a carreira.

“Para muitos, ser influenciador digital é uma forma de conquistar reconhecimento público e construir uma carreira alinhada com as próprias paixões e interesses. Manter consistência e investir na qualidade do conteúdo, tanto visual quanto informativo, faz toda a diferença”.

Imagem ilustrativa da imagem Brasil é líder no ranking mundial de influenciadores digitais
A professora Marcela Tessarolo destaca que é preciso preparação para ser um bom influenciador |  Foto: Divulgação/Alexia Mariano

Atuação exige cuidados éticos, diz especialista

O alcance de milhares de seguidores traz responsabilidades para os influenciadores digitais. Transparência, atenção à legislação e respeito aos direitos humanos estão entre os cuidados éticos para crescer na profissão e garantir o bem-estar do público.

A professora doutora e coordenadora na Universidade Vila Velha (UVV) Marcela Tessarolo analisa que o influenciador precisa ter cuidado com informações falsas e atenção às condutas exigidas na publicidade digital.

Ela aponta, por exemplo, que há restrições específicas e regulamentadas de atuação para advogados e médicos na produção de conteúdo em plataformas de mídias sociais no Brasil.

“Creio que o influenciador precisa estar atento às legislações e às portarias que regulam a comunicação e as diversas áreas de atuação no Brasil. É preciso evitar abusos e excessos e ter compromisso com a veracidade das informações”.

Imagem ilustrativa da imagem Brasil é líder no ranking mundial de influenciadores digitais

Países já regulam publicidade

A ascensão da carreira de influenciador digital impõe desafios para a legislação de diferentes países. Tanto que a França, a Itália e a Austrália já são exemplos de nações que regulamentam a prática de publicidade para o mercado da influência digital.

Os países criaram medidas para garantir a transparência e orientar a publicidade nas redes sociais.

A professora de Comunicação Social da Faesa Carine Cardoso aponta que a regulamentação do mercado de influência digital brasileiro é um passo importante para a profissionalização da área.

“A questão da regulamentação tem muito a ver com a profissionalização da área, mas qualquer regulamentação no setor, acredito, passa por ajustes nas plataformas – TikTok, Instagram, WhatsApp. Acredito que passe também por decisões relacionadas ao compliance das marcas e ao código de ética e conduta dos influenciadores”.

A psicóloga e diretora de Liderança, Cultura e Diversidade do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES), Gisélia Freitas, reitera a importância da regulamentação da atividade no Brasil.

“É fundamental para proteger o público contra fraudes e práticas antiéticas, além de garantir transparência, especialmente no que diz respeito à publicidade paga”, diz.

“A regulamentação ajuda a profissionalizar o setor, estabelecendo direitos e deveres claros para os influenciadores, e oferece segurança jurídica, ao definir regras claras sobre o que é permitido”.

Influência

O marketing de influência é uma área em expansão acelerada no Brasil. A estratégia é utilizada por marcas que desejam se conectar com o público por meio de influenciadores digitais. Dessa forma, é possível vender produtos e serviços para públicos segmentados.

Desafios

O equilíbrio entre a criação de conteúdo e as demandas do dia a dia é um desafio, porque o influenciador necessita manter-se atualizado e estimular a criatividade ao mesmo tempo em que precisa cuidar das tarefas pessoais. Como, na maioria das vezes, não há uma separação entre o momento de trabalho e os momentos pessoais, muitas pessoas podem sentir dificuldade em encontrar o equilíbrio no dia a dia.

Lidar com as mudanças nos algoritmos das redes sociais é outro desafio que afeta diretamente as estratégias digitais dos influenciadores. É preciso se manter atento às tendências e as mudanças no comportamento on-line do público.

É necessário ter paciência para o crescimento digital. Ganhar seguidores, ter um bom engajamento e construir uma imagem estratégica para atrair empresas são conquistas demoradas, que exigem dedicação, estudo, experimentação e paciência. No início, muitos conciliam atividades profissionais à atuação na influência digital para completar a renda.

Lidar com crises de imagem. O ambiente digital pode ser hostil, e o influenciador precisa entender como gerir e como prevenir crises de imagem.

Fonte: Influency.me, especialistas e influenciadoras consultadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: