Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Profundidade do sal-gema no ES reduz risco de desabamento

| 19/09/2021, 09:43 09:43 h | Atualizado em 19/09/2021, 09:48

O deputado federal Felipe Rigoni, que mais recentemente puxou o novelo da exploração do sal-gema no Norte do Estado, com epicentro em Conceição da Barra, aponta que há poucas moradias nas áreas de jazida, e que “a exploração a 1.250 metros de profundidade reduz riscos de desabamentos”. Recentemente, em Alagoas, casas desabaram em áreas de extração de sal-gema a 600 metros de profundidade. Ele revela que está sendo aguardada amanhã a divulgação do resultado do leilão para empresas que vão explorar a jazida de sal-gema localizada no Norte do Espírito Santo, considerada a maior da América Latina.

Pasta fora do tubo

“Atuar nos bastidores, sem fazer alarde”, eis o “segredo” de Rigoni no processo que levou aos leilões e quebrou a resistência de estados que há quase quatro décadas são contrários à exploração do sal-gema no Espírito Santo, por medo de concorrência. “Agora é pasta fora do tubo”, compara. Projeta que em 2022 terá início a pesquisa minerária, seguida da exploração.

Plano de voo

O aeroporto de Linhares, considerado estratégico para atividades econômicas no Norte do Estado, teve sua nova pista concluída e agora aguarda homologação da Anac. Já a estrutura do terminal, hoje acanhada, depende de verbas para a desejada ampliação.

Cabeça de burro...

“Desenterramos a cabeça de burro”. Frase do governador Renato Casagrande em solenidade na Serra, dias atrás, referindo-se à aguardada revitalização do trecho de sete quilômetros entre o trevo de Manguinhos e Praia de Capuba. A obra de R$ 38 milhões, prevista para ser entregue em 2022, inclui recapeamento e novo sistema de drenagem.

...Só que

Com sinalização precária e confusa, virou superação de obstáculos atravessar a Avenida Abido Saad, principal artéria do trecho em recuperação, estrilam motoristas que por ali circulam.

Crise e dessalinização

A dessalinização da água do mar para uso industrial iniciada pela ArcelorMittal foi vista pela presidente da Findes, Cris Samorini, como ação que pode motivar outras grandes indústrias do litoral. “A crise hídrica pede economia e geração de energia renovável”, frisa. Por ora, a Vale diz que faz “estudos” para dessalinizar, e a Suzano ainda não se manifestou.

Merece livro

A morte da professora, jornalista e marqueteira eleitoral Bete Rodrigues, que assumiu a grife “Bete Gorda”, encerra capítulos marcantes da política capixaba, nas últimas quatro décadas. E abre cena, de cara, para algum livro historiando suas realizações. Foram muitas: pioneira no marketing político estadual e sagaz estrategista, ajudou a eleger vários governadores, prefeitos e parlamentares. Assertiva, generosa, tanto podia ser “bruxa” quanto “fada madrinha”.

Melhores vilas

Patrimônio da Penha, com seu bucolismo e deliciosas cachoeiras ao redor, aos pés da Serra do Caparaó, bem poderia ser finalista no concurso da Organização Mundial do Turismo que vai eleger “a melhor vila turística do mundo”. Resultado sai em 12 de outubro, e há três brasileiras finalistas, entre elas São Bartolomeu (Ouro Preto, MG), mas nenhuma vila capixaba. E olha que temos opções de sobra: Acioli (João Neiva), São Pedro do Itabapoana, Muqui, Itaúnas...

Imagem ilustrativa da imagem Profundidade do  sal-gema no ES reduz risco de desabamento
Patrimônio da Penha |  Foto: Divulgação/Associação de Moradores do Patrimônio da Penha

Curta


Parcerias. Bandes passa a oferecer serviço de apoio às parcerias público-privadas com foco em projetos para miniusinas solares fotovoltaicas e cozinha escola-industrial.

Haverá fiscalização? Assembleia Legislativa aprovou projeto do Judiciário, com emenda de Bruno Lamas que fixa atendimento nos cartórios no tempo máximo de 30 minutos.

...Filas. Hoje, não raramente, cartórios abusam da oferta de vários guichês de atendimento sem funcionar e diante das filas em longa espera.

Inclusão. Ilustrador e cartunista cachoeirense, Ricardo Ferraz debate, nesta terça, sobre a luta da pessoa com deficiência. A promoção é do governo da Bahia, via Instagram, às 19 horas.

Lançamento. Wilson Reis lançou online o livro “Política em Quatro Tempos”. O escritor de Nova Venécia aborda as eleições e personagens do Espírito Santo entre 1980-2020.

Filosofia na pandemia. “O que mais temos a Temer?”. Entreouvido por aí.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: