Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Claudia Matarazzo

Claudia Matarazzo

Colunista

Claudia Matarazzo

Dicas para evitar gente indesejável

Coluna foi publicada nesta quinta-feira (28)

Claudia Matarazzo | 28/09/2023, 10:07 10:07 h | Atualizado em 28/09/2023, 10:08

Imagem ilustrativa da imagem Dicas para evitar gente indesejável
Cláudia Matarazzo, colunista de A Tribuna |  Foto: Divulgação

Sim, você entendeu direito! Recebo muitas consultas sobre como dizer não para evitar receber em casa todo tipo de gente indesejável e mala. São os mais variados tipos pessoas inconvenientes, espaçosas, enxeridas e, claro, há as grossas sem noção.

Fiz um apanhado de alguns perfis com uma orientação para reflexão e, se for o caso, coloque em prática, mas já adianto que não é infalível!

A boa notícia: com todos esses perfis, não precisa se preocupar em ser educado(a), nem com remorsos ou culpa pela recusa em conviver ou dividir seus melhores momentos e seu lar com eles. Não merecem. Simples assim.

Vampiros - disfarçam-se muito bem e podem ser uns amores. Mas sempre que você encontra e passa uma hora que seja com um desses, sai com a sensação que não tem um pingo de energia para continuar o dia. Fuja e não convide para sua casa. Para que?

Parasitas - eles sempre aproveitam do outro para ter sucesso e alavancar a própria vida. Mas experimente pedir alguma coisa a eles: sempre haverá uma desculpa fofa (e fraca) para que não te ajude. Passe um pente fino e veja quem você anda ajudando e quem é seu parceiro de fato. Afaste-se dos parasitas sem olhar para trás.

As negativas - vivem ressentidas, desconfiando de tudo e com raiva. Isso acaba afetando nossas vidas para pior, pois todo esse pessimismo destrói qualquer relacionamento e contamina o ambiente de sua casa. Xô, coisa ruim!

Gananciosas - ganância é o lado ruim da ambição: a gananciosa almeja tudo o que é seu ou dos outros. Mas não é uma inveja boa: essa conquista se torna mais importante do que até mesmo viver. Fuja. E se por acaso receber uma dessas em casa, não se esqueça de benzer o ambiente muito bem benzido depois.

Os fracos que desistem - costumam persuadir todos ao seu lado para seguirem seus passos e abandonarem os sonhos na primeira dificuldade. Dotados de um poder de persuasão razoável, se escondem atrás de uma capa de serenidade racional que muitas vezes convence e jogam por terra uma porção de planos e programas que poderiam resultar em muito mais alegria na vida!

O pessimista - é diferente do fraco, pois sempre escolhe enxergar o copo meio vazio, e insiste em desanimar todos que estão enxergando diferente – o pior é que ele alcança sempre seu objetivo, pois consegue ver um caminhão de desastres onde não tem.

Como dizer não a eles? Aos bonzinhos, protelando, empurrando com a barriga dizendo “em uma próxima vez”, até que se toquem. Mas não convide.
Se cobrar (não deveria), profira a frase: “Da próxima vez vai dar certo, dessa vez não tinha como”. E nem precisa elaborar.

Aos malas e grossos, você não deve explicação ou gentileza. Não precisa ser agressivo, mas pode ser firme. Lembre-se do mal-estar que acabam causando. E do famoso ditado italiano (que amo): “Melhor ficar vermelho cinco minutos do que amarelo a vida inteira!”.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: