X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 24°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES
  • ENEM
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 24°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • RADAR ECONÔMICO
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Ciência e Tecnologia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Startups no Espírito Santo criam até “cinema do futuro”

Tecnologia criada no Estado permite exibição de filmes sem internet, com áudio acessível por celular, para até 200 pessoas

Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
09/01/2026 - 5:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Startups no Espírito Santo criam até “cinema do futuro”
Magno com o Cine Puã, que permite audiodescrição e dublagens na mesma sessão |  Foto: Leone Iglesias/AT

Startups do Estado vêm se destacando no cenário da inovação e, entre soluções para a indústria, saúde, educação e finanças, o ecossistema capixaba também começa a chamar atenção por iniciativas que reinventam a exibição de filmes, criando até uma espécie de “cinema do futuro”.

O Cine Puã, tecnologia 100% capixaba desenvolvida pela startup Ybi Sync, propõe uma nova forma de exibição audiovisual acessível e inclusiva, segundo o cofundador da startup Ybi Sync Cine Puã, e presidente do Conselho Temático de Economia Criativa da Findes (Conect Findes), Magno Santos.

O Cine Puã não depende de internet para funcionar e não requer instalação de aplicativo, além de poder oferecer audiodescrição e dublagens em vários idiomas na mesma sessão, destacou Santos.

Ele explicou que ao se conectar à rede Wi-Fi do sistema e acessar um QR Code, cada espectador recebe diretamente em seus fones de ouvido a trilha de áudio sincronizada com o vídeo exibido em uma tela coletiva.

O protótipo foi desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) através de edital e atende até 200 usuários simultaneamente por meio de smartphones ou outros dispositivos com sistemas Android ou iOS.

LEIA TAMBÉM: Observatório Sebrae: número de startups no ES pode chegar a 1.000

Espírito Santo conta com diversos polos de inovação para startups

O cofundador explicou que o projeto surgiu diante da dificuldade de fomentar o mercado audiovisual no Estado. Ele explicou que o Cine Puã pode ser facilmente levado para qualquer município.

“A ideia é dar visibilidade a filmes independentes, por exemplo. Quando surgiu o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado, o mercado audiovisual inexistia. O que criamos e estamos apresentando agora é um sistema simples para todos e barato”, afirmou.

Segundo Santos, o próximos passo é apresentá-la para prefeituras por meio de editais, com objetivo de buscar parcerias, além de apoio de empresas locais, para que disponibilizem o “cinema do futuro”.

“Levando o projeto aos municípios que não têm cinema, cria empregos, renda, terá retorno com bilheteria, e vende os filmes locais.”

Também cofundador da Ybi Sync Cine Puã, Eder Formigoni disse que o objetivo maior é democratizar o acesso às exibições audiovisuais. Entre 2027 e 2030, o planejamento é que a startup esteja apta a atender às exigências das grandes distribuidoras internacionais de conteúdo audiovisual.

Outros casos

Fashion tech


          Imagem ilustrativa da imagem Startups no Espírito Santo criam até “cinema do futuro”
|  Foto: Divulgação/Futuriza

A startup Futuriza, formada por Sariane Serafim (COO), Diogo Maximo (CTO), Felipe Silva (CEO) e Milena Moser (Head de produto), surgiu em janeiro de 2024 com o objetivo de agregar valor aos produtos do varejo digital.

Segundo Sariane, a Futuriza é uma fashion tech que cria fotos e vídeos de produtos com fluxos avançados de IA e oferece módulos plug-and-play para impulsionar a conversão no e-commerce.

“Com base em alguns estudos percebemos que as vendas on-line em breve irão superar as vendas nas lojas físicas e vimos aí uma oportunidade de melhorar a experiência nesse mercado”, disse ela.

“Gêmeos digitais”


          Imagem ilustrativa da imagem Startups no Espírito Santo criam até “cinema do futuro”
|  Foto: Acervo pessoal

A Infinite Foundry foi iniciada simultaneamente no Brasil e em Portugal, tendo como principal área de atuação a digitalização de processos industriais e posteriormente, desenvolveram o conceito de “gêmeo digital”, que são réplicas de processos de cidades ou de qualquer outras operações logísticas.

Segundo um dos fundadores, Bruno Eisinger, o Espírito Santo representa um foco estratégico para os investimentos, direcionando os esforços para mercados em expansão, como o setor portuário, a indústria de mármore e o segmento de soluções inteligentes. “Iniciamos projetos com a Samarco e a ArcelorMittal. Atualmente, estamos expandindo nossos estudos para a área de contêineres e portos, além de continuar a atuação no mercado de mármore, sempre com foco na digitalização de processos e na otimização da logística”, contou.

Startups no Estado

O Espírito Santo passou de 132 startups mapeadas em 2020 pela Associação Brasileira de Startups, para 467 em 2024, registradas no Observatório Sebrae Startups. Atualmente são 569 startups ativas no Estado.

O ecossistema capixaba possui ampla diversidade de campos de atuação, sendo Edtech o setor com maior representatividade. Quase 60% das startups capixabas ativas possui entre 4 e 9 anos de atividade.

A Grande Vitória concentra a maior parte das startups do Estado. Os principais setores são: edtech, deep tech, management e fintech.

Startups por cidade

  • Vitória - 264
  • Vila Velha - 106
  • Serra - 56
  • Cariacica - 20
  • Colatina - 19
  • Linhares - 19
  • Cachoeiro de Itapemirim - 14
  • Guarapari - 13
  • São Mateus - 13
  • Outros - 37

Hubs e iniciativas

Base27: um dos principais polos de inovação do Estado, reunindo startups, grandes empresas e investidores por meio de programas de inovação com base em quatro pilares: conexão, conhecimento, marca inovadora e espaço.

Hub ES+: primeiro hub público de economia criativa e inovação do Estado, aberto para acolher pessoas criativas, com projetos e negócios empreendedores. Oferece programação gratuita de eventos, encontros culturais, palestras e oficinas, além de espaços e salas multifuncionas para trabalho, reuniões e eventos realizados por meio de reservas e parcerias.

Fapes: é uma autarquia do governo do Estado fundamental no fomento ao ecossistema de empreendedorismo e inovação capixaba. A Fapes trabalha para desenvolver, por meio de chamadas públicas, editais e alocação de recursos, os eixos de bolsas para formação científica, pesquisa, difusão de conhecimento, extensão e inovação.

FindesLab: é um hub de inovação da indústria capixaba, sendo uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado (Findes) e do Senai-ES.

Sebrae Startups: existe desde 2023. Nesse período, se consolidou como hub que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento.

ESX: maior evento de inovação do Espírito Santo. Em 2025, o evento teve 300 startups expositoras, de 24 estados do Brasil. Foram 133 encontros de investimento, com expectativa de intenção de aporte de R$ 24,9 milhões. Para 2026, a expectativa é superar esses resultados, ampliando a presença de fundos, investidores e iniciativas corporativas, o que trará grandes oportunidades aos participantes.

Fonte: Observatório Sebrae Startups, Associação Brasileira de Startups, Fapes, Secti, Sebrae-ES, Base27 e Findes.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Imagem ilustrativa da imagem Espírito Santo conta com diversos polos de inovação para startups

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Espírito Santo conta com diversos polos de inovação para startups

Imagem ilustrativa da imagem Observatório Sebrae: número de startups no ES pode chegar a 1.000

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Observatório Sebrae: número de startups no ES pode chegar a 1.000

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação em IA amplia chances no mercado e ameaça quem não se atualiza

ECONOMIA

Capacitação em IA amplia chances no mercado e ameaça quem não se atualiza

Imagem ilustrativa da imagem Inteligência Artificial vai fechar 118 mil empresas, preveem especialistas

ECONOMIA

Inteligência Artificial vai fechar 118 mil empresas, preveem especialistas

Ícone tags Tags acesso inclusivo cinema do futuro ecossistema empreendedor Inovação Startups tecnologia capixaba

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

ENEM

PRÊMIO BAND CIDADES EXCELENTES

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
ENEM
Prêmio Band Cidades Excelentes
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia RADAR ECONÔMICO CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM