X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Ciência e Tecnologia

Mudança de cor e “vidro de game” em carros do futuro

Montadoras já têm protótipos de automóveis que trazem informações também dos veículos ao redor no para brisas e que abastecem sozinhos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mudança de cor e “vidro de game” em carros do futuro
|  Foto: © Divulgação

Filmes e desenhos animados clássicos das décadas de  1960 e 1980 apostavam em um futuro com muita  tecnologia, de mordomos-robôs a carros voadores, quando os anos 2000 ainda eram um mistério. 

Entre a expectativa e a realidade, o que já há de futurístico  no mercado automotivo? 

Das novidades mais recentes, há o  carro que muda de cor, o que tem “para-brisa de videogame”, o que tem pneus que rodam mesmo furados e até os que abastecem em movimento. 

Leia mais notícias de Tecnologia aqui

A BMW, por exemplo, apresentou um protótipo de carro que muda de cor e tem um para-brisa inteligente, com o visor  expondo informações sobre o automóvel que é conduzido e também sobre os que estão ao redor, indicando, por exemplo, a velocidade dos outros veículos próximos.

Batizado de “BMW i Vision Dee”, o automóvel tem uma paleta de cores, que inclui tons sólidos e estampados, e pode ainda projetar imagens em realidade aumentada, ou mesmo transformar todo para-brisa em uma tela, tecnologias que, em tese, permitem misturar o mundo real e o virtual.

Com a promessa de facilitar a condução, os para-brisas também ganham novas tecnologias, com capacidade de apresentar no display informações sobre o  entorno, como obras nas proximidades e  os melhores caminhos para reduzir o tempo no trânsito.

Um equipamento que já existe há um tempo é o chamado head-up display. Ele projeta informações de condução no para-brisa do carro para que o condutor não precise desviar o olhar da rua para consultar dados como a velocidade e outras  informações de GPS. 

Marcas como Hyundai e Jaguar Land Rover já confirmaram a expansão do recurso com a utilização da realidade aumentada. Com investimento de mais de R$ 250 milhões em empresas que desenvolvem essa tecnologia. 

O primeiro carro que está confirmado para chegar com o para-brisa em realidade aumentada é o Cadillac Lyriq, previsto para ser lançado em 2024.

Comando troca visual

Com 32 cores entre tons sólidos e estampas, o i Vision Dee, que significa Digital Emotional Experience, é a aposta da BMW para  os clientes sentirem que o futuro já chegou. O automóvel muda de cor por comando interno, com botões no painel, e também pelo celular, em questão de segundos.

 O exterior do carro tem 240 painéis que se ajustam às escolhas do condutor e projetam a imagem selecionada, dentro e fora do veículo, que abrangem todo o corpo de toda a embarcação, incluindo as rodas.

Ele também pode expressar emoções, como  espanto e alegria, exibidas na grade do carro.

Regras

Nélio Bremenkamp, advogado especialista em trânsito, explica que, mesmo bem-intencionados, os fabricantes de automóveis não têm poder para instituir novas regras. “A tecnologia pode criar novas realidades, mas cabe aos órgãos de controle, ou seja, à Justiça, a aplicabilidade de cada recurso”.

Farol desenha faixa no chão

Quando se trata do futuro dos carros, os faróis serão estratégicos para a mobilidade. O recurso visual vai conversar com outros motoristas e com os pedestres por meio de sinalizações de LED projetadas no asfalto. 

As luzes vão  emitir também informações e alertas sobre o próprio carro e sobre o ambiente ao redor.

A Hyundai, por exemplo, revelou o HD Lighting System, que combina um conjunto de espelhos com 25 mil micro LEDs – 250 vezes mais do que os faróis convencionais – e com espessura menor do que um fio de cabelo, com 0,04 mm.

Um exemplo dessa tecnologia é a capacidade dos faróis de desenhar faixas de pedestres no chão, que vai forçar os veículos a pararem, mesmo que não haja placas de pare. Outra aplicação é o alerta de animais na pista, com símbolos de aviso projetados no asfalto.

Para o agente da Polícia Rodoviária Federal Waldir Soares, por melhor que seja a intenção, uma vez disponível aos usuários, no Brasil, a tecnologia seria ilegal. “Toda faixa de trânsito é fruto de um estudo técnico, que determina o local e a distância apropriada.” Ele diz que é preciso discutir o assunto antes de aplicá-lo.

Inteligência artificial diz se o motorista está doente

A inteligência artificial vai identificar doenças durante a condução do veículo e essa deve ser a nova aposta para o setor automotivo. A Mitsubishi promete que seus carros serão capazes de prevenir acidentes graves causados por condições médicas como epilepsia, doenças cardíacas e cerebrovasculares. 

Com um sistema de câmeras, será possível monitorar a pele do motorista para saber a frequência, intervalo e intensidade de pulso, além de mudanças na pressão sanguínea. 

Segundo a marca japonesa, o carro vai parar automaticamente na beira da estrada caso uma condição física grave seja detectada no condutor. 

Por enquanto, o lançamento acontece exclusivamente no Japão, mas a expectativa do CEO Takao Kato é que a tecnologia seja aperfeiçoada antes de se tornar universal. “Espero que essa inovação abra caminho para avanços semelhantes na indústria automotiva em todo o mundo”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: