Vitória vai ter mais vagas para exames e consultas
Convênio da prefeitura com Hospital Santa Casa vai permitir a ampliação do serviço médico em diversas especialidades
Escute essa reportagem
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) vão ter consultadas e exames de especialidades ampliadas em Vitória. Serão mais vagas para gastroenterologistas, dermatologistas e proctologista, além de exames de endoscopia, colonoscopia e retossigmoidoscopia, que ajuda a identificar doenças no reto, inclusive câncer.
Serão 9.564 consultas e 5.316 exames por ano, graças a um convênio da Prefeitura de Vitória com o Hospital Santa Casa de Vitória, que vai oferecer exames e consultas para pacientes encaminhados da rede de saúde da capital.
“Mais um importante avanço para a saúde pública do município de Vitória. Queremos que os moradores da capital tenham atendimento digno e com celeridade. Essa é a nova Vitória”, disse o prefeito Lorenzo Pazolini, durante a cerimônia de assinatura do contrato.
De acordo com a subsecretária de Assistência em Saúde de Vitória, Fabrícia Forza, o contrato foi assinado e dentro de 15 dias os pacientes vão começar a ser encaminhados para os especialistas.
“Para ter acesso às consultas e aos exames o munícipe deve passar por consulta médica na unidade de saúde perto de casa. Se o médico da unidade identificar necessidade, ele fará o encaminhamento e para essas especialidades”, explica.
Além desse contrato com o hospital da Santa Casa, a subsecretária disse ainda que estão em fase de finalização de disputa de edital uma parceria para oferecer mais consultas em cardiologia e urologia, além de cirurgias de vasectomia. A previsão é de que comece a prestar o serviço nos próximos 30 dias.
Há também a ampliação do contrato de radiografia e ultrassonografia em 50%. Em fase de elaboração de edital, há previsão de ampliação do serviço de fisioterapia motora, exames de otorrinolaringologia e consultas de endocrinologia.
“Todas as medidas são para ampliar o acesso das pessoas ao serviço público de saúde e ter um atendimento integral. Com a ampliação de consultas com especialistas e também de exames, investimos no cuidado integral do paciente”, diz Fabrícia Forza.
Atendimento especializado para gestantes de alto risco
As gestantes de alto risco que moram na capital também terão atendimento de consultas, exames e o parto especializado. Um novo projeto deve começar a atender as futuras mamães no final de julho.
“É um projeto bem bacana de atendimento e cuidado das nossas gestantes de alto risco. Esse projeto está em fase de elaboração e bem adiantado, acredito que até o final deste mês seja entregue e até o final de julho já conseguimos atender essas gestantes de alto risco”, afirmou a subsecretária de Assistência em Saúde de Vitória, Fabrícia Forza.
Segundo a subsecretária, hoje em Vitória são cerca de 200 gestantes de alto risco cadastradas na rede de saúde da cidade.
“Esse projeto vai trazer muita tranquilidade para as mamães, que serão atendidas na integralidade. Todas que estiverem o diagnóstico de alto risco terão todo o acompanhamento que elas necessitam, inclusive o parto para a garantia da saúde dela e do bebê”, explicou Fabrícia Forza.
Leia mais
Festivais com shows e delícias em Iriri
Teatro Carlos Gomes vai ter cafeteria e nova iluminação
Saiba mais
Objetivo é reduzir a espera
Mais consultas com especialistas
Em 15 dias, a prefeitura vai começar a ofertar consultas com dermatologistas, gastroenterologistas e proctologias, além de exames de endoscopia, colonoscopia e retossigmoidoscopia, em parceria com o Hospital Santa Casa de Vitória.
O objetivo é ampliar o acesso dos moradores da capital a consultas com especialistas e diminuir a espera.
Como ser atendido pelo especialista?
As consultas e os exames serão ofertados no Hospital Santa Casa de Vitória, que fica no Centro, e, para ser atendido, o munícipe deve passar por consulta médica na unidade de saúde perto de casa.
O paciente será avaliado pelo médico da unidade de saúde e, havendo necessidade, receberá encaminhamento para consulta ou exame especializado.
Próximas ampliações
Estão em fase de habilitação de contrato, uma parceria para oferecer mais consultas em cardiologia e urologia, além de cirurgias de vasectomia. A previsão é de que comece a prestar o serviço nos próximos 30 dias.
Ampliação do contrato de radiografia e ultrassonografia em 50%. Além de mais 25% de consultas para pessoas com deficiência e espectro autista.
Está em fase de elaboração de edital um novo contrato para ampliação do serviço de fisioterapia motora, exames de otorrinolaringologia e consultas de endocrinologia.
Número
Em 2022, foram ofertadas 378.245 consultas e exames especializados pela Prefeitura de Vitória. Para este ano, a previsão é de que sejam ofertadas 507.507.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Comentários