Viana recebe maior nota do Índice de Educação
Município tem nota 6 no índice que mensura o desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) na Grande Vitória
Escute essa reportagem
Viana é o município com nota 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o maior na Grande Vitória, e se destaca na educação com ensino de qualidade. O destaque da educação vianense foi em Matemática. Com 218.59, o município alcançou a maior nota da Região Metropolitana.
Os mais de 14,5 mil alunos das 40 unidades da rede municipal de ensino têm acesso à estrutura de ponta, uniformes e materiais escolares completos, além de acesso à tecnologia para o desenvolvimento de atividades e avanço no ensino.
Mais de mil computadores, dentre eles 20 laboratórios móveis, foram adquiridos. Esses equipamentos fazem parte do investimento de mais de R$ 5 milhões em tecnologias de ensino-aprendizagem realizado pela administração.
A Prefeitura de Viana forneceu novos kits escolares e mais de 52 mil peças de uniforme aos alunos vianenses no início do ano letivo.
Os pequenos estudantes da rede municipal receberam cadernos, canetas, lápis, além de camisetas, bermudas e até tênis no retorno às aulas para dar sensação de pertencimento aos pequenos cidadãos, o futuro da cidade.
O município investiu nos espaços das escolas para levar mais ensino para seus moradores.
Futuro
Para 2024, o município se prepara para fornecer ar-condicionado para todas as escolas.
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, anunciou a melhor educação da Grande Vitória e ainda as construções dos CMEIS de Morada de Noronha e Morada de Bethânia, em parceria com o governo do Estado.
Bueno detalha que o CMEI Morada de Noronha, anunciado no último dia 22, contará com oito salas de aula, cada uma com aproximadamente 30 metros quadrados, proporcionando um ambiente amplo e acolhedor para o desenvolvimento educacional para as 320 crianças que estudarão na unidade.
O município também reformou várias unidades escolares em 2023 nas localidades de Tanque, Primavera, Formate, Piapitangui e em Areinha.
Menor taxa de criminalidade da Grande Vitória
Viana é o município da Grande Vitória com a menor taxa de homicídios em 2023. A cidade registrou uma redução de 53% na taxa de homicídio entre janeiro e novembro do ano passado em comparação ao mesmo período no ano de 2022. Os dados são referentes ao Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP).
Viana se encaminha para o quarto ano seguido de redução nos homicídios na série histórica e deve manter a tendência de queda nos próximos meses. O ano de 2023 demonstra comportamento semelhante ao o de 2018, o menor índice da série histórica na cidade.
Em outubro, 27 novos agentes tomaram posse e estão nas ruas para promover ainda mais segurança na cidade. Com a nomeação, o município passa a contar com 50 agentes na Guarda Municipal, a maior força de segurança municipal per capita do Estado.
Melhorias em 2023
Escolas reformadas
EMUEF Professora Agenília Correa da Penha, na localidade de Tanque.
CMEI José Chagas, de Primavera.
EMUEF Formate, na localidade de Formate.
EMUEF Luiz Lube, em Piapitangui.
EMEF João P. Sobrinho, em Areinha.
EMEF Adamastor Furtado, em Universal.
EMEFCM Divaneta Lessa de Moraes, em Campo Verde.
Esgoto 100% tratado com o Projeto Sanear
Pensando em sustentabilidade, Viana será a primeira cidade com 100% do esgoto tratado no Estado com o Projeto Sanear Viana, que prevê a implantação de biodigestores em áreas rurais, buscando melhorar a qualidade de vida da população vianense e seu acesso ao saneamento básico nas localidades onde não há coleta e tratamento de esgoto pela Cesan.
A instalação ocorre em residências às margens do rio Jucu, seguida da região de Antártica e estendido a toda área rural do município. Serão entregues aproximadamente 200 biodigestores.
Após a instalação destas unidades, calcula-se que até 58,4 milhões de litros de esgoto deixem de ser lançados nos rios anualmente. Com a instalação dos biodigestores haverá melhora na qualidade da água que abastece a Região Metropolitana da Grande Vitória.
A previsão de investimentos é de mais de R$ 4,5 milhões, com meta de universalização dos serviços em 2026, ou seja, antes do prazo previsto pelo Governo Federal, até 2033, por meio da lei n° 14026/2019, que instituiu o Novo Marco do Saneamento.
Bem-estar animal
Lançado em junho de 2022, o programa de bem-estar animal de Viana, o É o Bicho!, completou um ano realizando 500 castrações de cães e gatos do município.
Após décadas sem políticas públicas para os animais, o município tem o objetivo de interromper a reprodução indiscriminada de cães e gatos, diminuindo a incidência de abandonos e transmissão de doenças. Neste período, mais de 200 resgates de animais foram realizados pelo programa.
Horário ampliado na saúde
Os moradores de Viana agora têm atendimento médico, odontológico e de enfermagem de 7h às 20 horas. O município aderiu, em novembro, ao programa federal Saúde na Hora, iniciativa que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde com atendimentos em horário estendido em algumas unidades básicas de saúde, proporcionando, assim, maior comodidade aos cidadãos.
Em setembro, foram inaugurados o Núcleo de Vigilância em Saúde e o Núcleo de Vigilância em Zoonoses, em Viana-Sede. Agora, os serviços de vigilância estão centralizados em um espaço moderno que vai garantir mais agilidade ao processo de monitoramento e fiscalização na cidade.
Os novos espaços vêm para garantir melhoria no combate a doenças infectocontagiosas, doenças transmitidas por animais, monitoramento, investigação e controle de surto e epidemia, combate à dengue, zika e chikungunya, imunização, fiscalização sanitária de estabelecimento comerciais e fiscalização sanitária de serviços de saúde, além de implementar políticas públicas pautadas pela ética e compromisso com a promoção da saúde e cidadania em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outra novidade é que a saúde de Viana agora é 100% informatizada. Após a entrega de 200 tablets aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias de Viana em 2022, o município implementou um sistema totalmente informatizado em todas as 18 unidades básicas de saúde, que agora contam com computadores nos consultórios e recepção e telas informativas.
Comentários