X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Troca de ônibus com a mesma passagem

| 10/03/2021 13:48 h | Atualizado em 10/03/2021, 13:58

Passageiros poderão fazer a troca de coletivos em seis pontos de Vitória
Passageiros poderão fazer a troca de coletivos em seis pontos de Vitória |  Foto: Beto Morais / AT

Os ônibus dos sistemas Transcol e municipal de Vitória vão operar de maneira totalmente integrada até o fim deste mês. Com isso, o passageiro poderá usar os coletivos dos dois sistemas dentro de um limite de tempo sem precisar pagar duas passagens. Isso poderá ser feito em seis pontos da capital.

Vai funcionar da seguinte forma: quem utiliza o municipal (verdinho) pode descer do ônibus e embarcar no Transcol, tendo até uma hora para validar seu cartão dentro do coletivo. Já quem faz o contrário, ou seja, sai do Transcol e entra no municipal, tem duas horas para fazer o embarque.

Essa troca poderá acontecer em seis pontos: Shopping Vitória (Enseada do Suá), Shopping Boulevard (Reta da Penha), Rodoviária (Centro), Pracinha de Eucalipto (Maruípe), antigo terminal aquaviário (Ilha de Santa Maria) e avenida Serafim Derenzi (São Pedro).

Os locais foram escolhidos pelo governo do Estado por conta da grande circulação de pessoas e passageiros. Somente nesses pontos será possível fazer o desembarque e embarque pagando uma passagem.

Quando a operação for iniciada, as linhas municipais passarão a ser denominadas linhas alimentadoras do sistema Transcol. As empresas que operam em Vitória terão um prazo para padronizar as cores dos veículos, que atualmente são verde e cinza.

“Neste momento, não haverá alterações nas linhas e itinerários. Os ajustes serão realizados pontualmente, à medida que forem identificados, para melhoria do serviço”, ressaltou a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), em nota.

O processo de integração começou em 2019. Primeiro, todo o sistema de bilhetagem dos ônibus foi modificado, unificando os dois sistemas. Em seguida, o CartãoGV passou a ser o bilhete único para utilizar o Transcol e o ônibus municipal de Vitória. O valor da passagem, que era diferente, também foi equiparado para viabilizar o sistema único.

A mudança que acontece este mês será a última etapa do processo de integração, de acordo com a Semobi. Essa fase estava prevista, inicialmente, para julho de 2020, mas foi adiada por conta da pandemia.


“A ideia é muito boa”

A aposentada Maria Regina Ferreira, de 62 anos, mora em Jacaraípe, na Serra, e costuma ir de Transcol até Vitória. Ela utiliza a linha 523 (T.Jacaraípe/T.Jardim América via Beira-Mar) para ir até a região do Shopping Vitória, na Enseada do Suá.

“A ideia de poder usar dois ônibus com uma só passagem é muito boa. Eu não costumo pegar o municipal de Vitória, mas tendo essa possibilidade, posso usar para ir em locais que antes eu precisava pagar outra passagem de Transcol”.

A aposentada Maria Regina Ferreira, de 62 anos
A aposentada Maria Regina Ferreira, de 62 anos |  Foto: Beto Morais / AT

SAIBA MAIS Tempo de uma a duas horas para mudança


Como vai funcionar?

  • O passageiro que utiliza o ônibus municipal (verdinho) pode descer do coletivo e embarcar no Transcol, tendo até uma hora para validar seu cartão dentro do segundo ônibus.
  • Já quem faz o contrário, ou seja, sai do Transcol e entra no municipal, tem duas horas para fazer o embarque.
  • O usuário vai pagar somente uma passagem para usar os dois ônibus.

Onde será possível fazer isso?

  • Essa troca poderá acontecer em seis pontos da capital:
    • Shopping Vitória (Enseada do Suá).
    • Shopping Boulevard (Reta da Penha)
    • Rodoviária (Centro)
    • Pracinha de Eucalipto (Maruípe).
    • Antigo terminal aquaviário (Ilha de Santa Maria)
    • Avenida Serafim Derenzi (São Pedro).

Como será o pagamento?

  • Em qualquer ônibus, o pagamento será feito com o CartãoGV, que funciona como bilhete único nos dois sistemas.

A partir de quando começa?

  • A operação começa até o fim deste mês, mas ainda sem data marcada.

O verdinho deixará de existir?

  • Quando a operação for iniciada, as linhas municipais passarão a ser denominadas linhas alimentadoras do sistema Transcol.
  • As empresas que operam em Vitória terão um prazo para padronizar as cores dos veículos, que atualmente são verde e cinza.

Haverá alteração de rota e horário?

  • Neste momento, não. Os ajustes serão realizados pontualmente, à medida que forem identificados.

Fonte: Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS