X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Trânsito é alterado para transportar coração em meio à temporal em Vitória

Guarda de Vitória abriu caminho para levar órgão até avião que faria o transporte


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Trânsito é alterado para transportar coração em meio à temporal em Vitória
Coração foi transportado para São Paulo |  Foto: Reprodução/Tv Tribuna

Em meio ao caos do trânsito causado pelas chuvas intensas que caíram sobre Vitória na noite da última terça-feira (7), uma corrente de solidariedade foi formada para garantir o transporte de um coração capixaba até o seu receptor, em São Paulo.

O coração foi transportado do Hospital de Urgência e Emergência (HEUE), no Forte São João, até o Aeroporto de Vitória, aonde o avião da Força Aérea aguardava para fazer o transporte do órgão.

Mesmo em meio ao trânsito causado pelo temporal, com a intervenção da Guarda Municipal de Vitória, o trajeto durou apenas cinco minutos. Para a ação, Três equipes em viaturas do Grupamento Tático Operacional (GTO) da Guarda de Vitória foram acionadas para acompanhar a ambulância que transportava o coração. 

“Já estávamos aguardando desde às 17h, após acionamento da Central de Transplantes. A operação foi uma verdadeira corrida contra o tempo, já que minutos perdidos podem comprometer o órgão doado. Tínhamos que chegar o mais rápido possível até ao Aeroporto. As demais equipes estavam atuando na fluidez do trânsito, o que também nos ajudou, enquanto a Central de Monitoramento trocava informações sobre qual o trajeto com maior viabilidade”, contou Charles De Marchi, coordenador do GTO.

O coração ficou disponível para doação no final da tarde de terça (7) e um receptor compatível foi identificado em São Paulo. Imediatamente, equipes da Central Nacional de Transplantes (CNT) e da Guarda de Vitória se mobilizaram para retirar o órgão e abrir caminho em meio ao trânsito para que o órgão chegasse viável até o sortudo paulista. 

Em condições normais de trânsito, o trajeto de 10 km levaria vinte minutos para ser feito. Com a mobilização, o órgão chegou ao aeroporto a tempo de ser transportado para São Paulo. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: