Seis faixas e ciclovia liberadas a partir de abril
Capacidade de fluxo de veículos na Terceira Ponte será aumentada em torno de 40% após o fim das obras, que custaram R$ 127 milhões
Escute essa reportagem
As obras de ciclovia e ampliação da Terceira Ponte - que passará a contar com seis faixas no total - estão sendo finalizadas e a previsão de entrega é para o mês de abril. Elas estão sendo executadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), e tiveram um investimento de R$ 127 milhões.
O processo de ampliação contou com a construção de uma nova barreira de proteção lateral a 60 centímetros de distância da mureta de proteção que existia anteriormente, o que garantiu mais espaço na ponte. A fase atual das obras é o corte e a retirada dessas muretas mais velhas.
“Estamos trazendo mais equipamentos e queremos aumentar a produtividade desse processo. Esperamos que em 30 dias a remoção das barreiras esteja completa nos dois sentidos”, contou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
O início da nova fase das obras começou na noite da última quarta-feira, no sentido Vitória para Vila Velha. No total, sete quilômetros de barreira deverão ser cortados e retirados, contando os dois sentidos da ponte. Após esse processo, as faixas da pista serão redimensionadas (ficarão mais estreitas) e a sinalização será realizada.
Leia mais:
ES vai ter 100 escolas de tempo integral nos bairros
Parques de Vitória poderão ter regras diferentes para acesso de cães
O governador Renato Casagrande acompanhou o início da nova fase do projeto. “Muito em breve, a ponte vai contar com uma nova faixa lateral com três metros de largura em cada sentido. Vamos assim ampliar a capacidade da Terceira Ponte. Da mesma forma, a Ciclovia da Vida está praticamente concluída”, comentou sobre a ação.
Em relação à ciclovia, Fábio afirmou que a iluminação, com o objetivo de contribuir com o bem-estar dos ciclistas, já foi feita no sentido Vitória a Vila Velha. No sentido oposto, ela começará a ser implantada em breve. Ele disse também que os acabamentos para o acesso da ciclovia às cidades começarão a ser construídos neste mês.
Atualmente, a Terceira Ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido. Por meio da ampliação, ela passará a ter no total seis faixas, sendo três delas para cada sentido. Com isso, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno de 40%.
Já a ciclovia, que possui três metros de largura, foi construída com estrutura metálica nas laterais da ponte e conta com uma pista pavimentada de concreto e barreira antiescalada de três metros de altura para prevenir o suicídio.
Ciclovia possui três metros de largura
Ampliação das faixas
Atualmente, a Terceira Ponte tem quatro pistas, sendo duas para o sentido Vitória a Vila Velha e duas para o sentido inverso.
Por meio da ampliação, a Terceira Ponte passará a ter no total seis faixas, sendo três faixas para o sentido Vitória a Vila Velha, e as outras três no sentido inverso.
as pistas terão uma largura redimensionada. Elas passarão a ter 3,14 metros (a mais próxima da ciclovia), 2,8 metros (a faixa do meio) e 3 metros (a mais próxima do centro da ponte).
A faixa de 3,14 metros será destinada para ônibus, motos e caminhões.
Com a ampliação, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno de 40%.
Proteção lateral
O processo de ampliação contou com a construção de uma nova barreira de proteção lateral a sessenta centímetros de distância da barreira de proteção que existia anteriormente, o que garantiu mais espaço na ponte.
A fase atual das obras de ampliação é o corte e a retirada dessas barreiras mais velhas.
Essa ação está sendo realizada primeiramente no sentido de Vitória para Vila Velha. Posteriormente, será realizada no sentido inverso.
durante o processo de corte e retirada das barreiras, o trânsito continua comportando dois veículos por sentido (as duas faixas ficarão em funcionamento).
somente a partir do horário das 22h até 5h que uma das faixas será interditada para a realização dos trabalhos.
Ciclovia
A nova ciclovia possui largura de três metros.
Não será necessário pagar pedágio para ter acesso à nova ciclovia.
Somente bicicletas serão permitidas no espaço.
A ciclovia conta com um mirante, localizado na parte central da ponte, para a contemplação da paisagem.
A ciclovia contará com monitoramento por câmeras de segurança. A quantidade delas ainda está sendo definida.
o Corpo de Bombeiros que fará o atendimento aos ciclistas caso eles passem mal no trajeto.
Leia mais:
Expectativa de acordo para retomar obras do Cais das Artes no ES
Prefeitura de Vitória anuncia novo valor do auxílio moradia
Veja mais na matéria do Tribuna Notícias:
Comentários