X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Rua da Lama vai ter fiação subterrânea

Local em Jardim da Penha, Vitória, também vai ganhar um novo calçadão. Obras começam no segundo semestre


Imagem ilustrativa da imagem Rua da Lama vai ter  fiação subterrânea
Rua da Lama, (no alto), com fios expostos, e na projeção que mostra como ficará |  Foto: Divulgação

Um dos pontos mais boêmios de Vitória, a tradicional Rua da Lama, em Jardim da Penha, vai ganhar um novo visual a partir de 2023. As obras de reurbanização já começam no segundo semestre deste ano.

A rua   passará por diversas intervenções e será transformada em um dos cinco polos gastronômicos da capital – os outros serão no Centro, Mata da Praia, Curva da Jurema e Ilha das Caieiras. 

O principal impacto   será visual e a fiação   da Rua da Lama será subterrânea.  A calçada e a via terão o mesmo nível, com o piso em granito, formando um novo calçadão. As calçadas serão mais largas do que as atuais.

A circulação de veículos será permitida, mas em velocidade mais reduzida. Para que isso seja possível com segurança, a via terá cor diferenciada, balizas de proteção entre pista e calçada e pequenas curvas para redução da velocidade dos carros.

“Faremos a retirada dos fios, implantando a iluminação subterrânea, para despoluir o visual”, destacou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Marcelo de Oliveira.

Já o canteiro central terá espaços de convivência para os frequentadores. A rua também vai ganhar videomonitoramento e terá a segurança reforçada, segundo o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.  “É uma área que estava degradada e que agora vai ganhar um impulso de qualidade para uma convivência harmônica”, afirmou.

A Prefeitura de Vitória lançou ontem o edital para contratar a empresa que será responsável pela obra. A previsão é de que os serviços tenham início no segundo semestre e durem 10 meses. Com isso, a nova Rua da Lama será entregue no ano que vem.

“Para o setor de bares e restaurantes, será um sucesso. A retirada dos fios é algo revolucionário”, afirmou o presidente do Sindicato dos   Bares e Restaurantes do Estado (Sindibares-ES), Rodrigo Vervloet.

Coordenador de Finanças da Associação de Moradores de Jardim da Penha, Peterson Pimentel foi um dos representantes dos moradores presentes no   lançamento do edital. Ele contou que o projeto teve aprovação dos moradores, já que foi bastante debatido.

“Foi uma construção democrática, em que apontamos o que foi preciso para o local. Somos favoráveis ao histórico boêmio da região, com qualidade e segurança”, frisou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: