X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

UFES recebe exposição “Primatas da Mata Atlântica”

Nova montagem, em parceria com a Ufes, integra a programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem UFES recebe exposição “Primatas da Mata Atlântica”
UFES recebe exposição “Primatas da Mata Atlântica” |  Foto: Leonardo Merçon

Sucesso de público em Santa Teresa, na região Serrana do Estado, a exposição “Primatas da Mata Atlântica” pode ser visitada na Biblioteca Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, até 31 de março.

Produzida pelo Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) e com curadoria de André Alves, a mostra reúne fotografias, ilustrações e vocalizações das 24 espécies de primatas que habitam a Mata Atlântica.

A nova montagem, em parceria com a Ufes, integra a programação da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá no campus de Goiabeiras entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Com o tema “Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável”, o evento reunirá pesquisadores, professores e o público em geral para debater a crise climática e a preservação dos oceanos. Além de fomentar discussões científicas, a iniciativa busca aproximar a sociedade do meio acadêmico.

A exposição “Primatas da Mata Atlântica” une ciência e arte. Com imagens de fotógrafos profissionais e primatólogos de campo, complementadas por ilustrações de Stephen Nash, a mostra convida à reflexão sobre a importância dos primatas, suas semelhanças com os seres humanos e a necessidade de uma relação mais harmoniosa entre a humanidade e a natureza.

“Há milhares de anos, um dos maiores desafios dos primatas da Mata Atlântica é a convivência com seu parente humano, pois são caçados para alimentação e mantidos como animais de estimação. No entanto, esses desafios não se comparam aos enfrentados nos últimos séculos, quando suas florestas vêm sendo sistematicamente destruídas. Hoje, mais do que salvar suas próprias vidas, o desafio é evitar a extinção de suas espécies”, destaca Sérgio Lucena, primatólogo e diretor do INMA.

Por meio da arte, a exposição busca sensibilizar o público para a conservação desses animais, que desempenham papéis ecológicos essenciais.

“O audiovisual nos permite sentir e refletir sobre a vida no planeta. Imagens e sons vão muito além de simples registros. Nesta exposição, eles nos transportam para o universo dos primatas, revelando seus comportamentos, identidades e os ecossistemas onde vivem. Olhar para eles, ouvir seus chamados, nos remete à nossa própria existência e ancestralidade”, analisa André Alves, biólogo e fotógrafo especializado em natureza, curador da exposição.

Serviço

O quê: Exposição “Primatas da Mata Atlântica”

Quando: até 31 de março de 2025

Visitação: segunda-feira a sexta-feira, de 7 às 21 horas

Onde: Biblioteca Central da UFES (Campus Goiabeiras – Vitória/ES)

Entrada franca

Fonte: INMA

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: