Hotel histórico em Guarapari será reformado
Governo lança edital para restauração do Radium Hotel. Objetivo é selecionar uma organização para executar o projeto
Escute essa reportagem
Quem frequentou o Centro de Guarapari já se deparou com um casarão, que é o Radium Hotel. Para cuidar melhor desse ícone histórico e cultural do município, o governo do Estado lançou, ontem, um edital para restaurar e revitalizar o patrimônio. O valor do investimento é de R$ 23,7 milhões.
O objetivo do edital é selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para a execução do projeto. As propostas podem ser enviadas até 17 de fevereiro. A previsão de conclusão das obras é de 360 dias após assinatura do acordo, programada para o próximo dia 15 de abril.
O lançamento do Edital de Chamamento Público nº 001/2025, aconteceu ontem no Gabinete do governador, no Palácio Anchieta, em Vitória. O governador Renato Casagrande afirmou que o projeto visa qualificar o setor turístico, trazendo mais oportunidades aos capixabas.
“Guarapari faz parte da história do nosso Estado e é a maior referência do turismo capixaba. Estamos investindo para transformar o prédio em uma escola do turismo. Os investimentos não param por aí”, afirmou o governador.
Casagrande também destacou outros investimentos que estão sendo feitos. “São ações que abrem uma frente para o desenvolvimento do município e incentivam o turismo da Cidade Saúde”.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, ressaltou que a restauração resgata a história de Guarapari.
“Essa iniciativa não é apenas sobre recuperar um edifício, mas sobre resgatar a história, valorizar nossa cultura e entregar à sociedade capixaba um espaço revitalizado que promoverá o turismo, a economia e o orgulho local”.
Inaugurado em 1953, o Radium Hotel já foi um hotel cassino de padrão internacional. Com 140 quartos, atraía celebridades e políticos de todo o País.
“O Radium Hotel é um marco. Há um simbolismo imenso nesse investimento que será realizado”, disse o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço.
Ele também destacou a união do poder público, das instituições e da iniciativa privada. Localizado perto da Praia da Areia Preta, o hotel enfrentou períodos de declínio.
Comentários