X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Exposição com fotos e sons do “mundo dos macacos” em Santa Teresa

No Museu em Santa Teresa, mostra reúne fotografias, ilustrações e sons das 24 espécies do animal existentes na Mata Atlântica


Imagem ilustrativa da imagem Exposição com fotos e sons do “mundo dos macacos” em Santa Teresa
Exposição, com curadoria do fotógrafo André Alves, busca sensibilizar o público para a importância dos primatas |  Foto: Leonardo Merçon/Instituto Últimos Refúgios

O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) realiza a exposição “Primatas da Mata Atlântica”, com curadoria do fotógrafo André Alves, até fevereiro do ano que vem.

A mostra reúne fotografias, ilustrações e sons das 24 espécies de macacos que existem na Mata Atlântica, no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa, região Serrana do Estado.

Alunas da 3ª série do curso técnico em Guia de Turismo da Escola Estadual Camila Motta, em Alfredo Chaves, Ana Clara Deolindo, Malu Amy de Jesus e Taina de Paula, de 18 anos, parabenizaram a iniciativa. “Pudemos ver muitas coisas sobre o mundo dos macacos”, disse Ana Clara.

De acordo o INMA, com imagens de fotógrafos profissionais e primatólogos de campo, complementadas por ilustrações do pesquisador Stephen Nash, a mostra leva à reflexão sobre a importância dos primatas, suas semelhanças com seus “primos” humanos, e sobre a necessidade de uma relação mais harmoniosa entre seres humanos e a natureza.

Por meio da arte, a exposição busca sensibilizar o público para a importância dos primatas, que desempenham papéis ecológicos essenciais, e sua conservação.

Para o fotógrafo, biólogo e curador da exposição, André Alves, ciência e arte se unem nesse projeto. “O audiovisual permite-nos sentir e pensar sobre a vida no planeta. Imagens e sons vão muito além de registros. Nessa exposição, nos levam a entrar no universo dos primatas, conhecer seu comportamento, sua identidade e os ecossistemas onde vivem. Ouvir o som dos primatas e olhar para eles, cara a cara, remete-nos à nossa existência, aos nossos ancestrais”.

A exposição foi idealizada pelo INMA em consonância à realização do 20º Congresso Brasileiro de Primatologia, que aconteceu em Santa Teresa, de 7 a 12 de julho, reunindo pesquisadores dedicados à conservação dos primatas. A abertura aconteceu no dia 9 de julho, às 18 horas.

Diretor do INMA, o primatólogo Sérgio Lucena ressaltou a importância da preservação do meio ambiente. “Um dos maiores desafios de nossos primos da mata é a convivência com seu parente humano, por serem caçados para alimentação e mantidos como animais de estimação. No entanto, esses desafios nem se comparam aos dos últimos séculos”.

SERVIÇO

Conscientização e preservação

O quê: Exposição Primatas da Mata Atlântica.

Onde: Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa.

Quando: até 16 de fevereiro de 2025, terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas.

Entrada: franca.

Informações: (27) 99667-5980.

Fonte: INMA.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: