X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Obra de arte ajuda a revitalizar escadaria histórica no centro de Vitória


Ouvir

Escute essa reportagem

Com muitas cores e uma obra de arte com desenhos de tirar o fôlego, a tradicional escadaria da Piedade, no Centro de Vitória foi revitalizada. O projeto chamado de "Cores da Piedade", foi uma iniciativa de resgate da memória da comunidade e contou com a participação de vários moradores do bairro.

Os desenhos são inspirados em momentos e locais marcantes do bairro como o samba, a cultura, os bares, a feijoada, a festa de São Jorge e a própria escola de samba Unidos da Piedade.

Imagem ilustrativa da imagem Obra de arte ajuda a revitalizar escadaria histórica no centro de Vitória
O projeto, que foi uma iniciativa de resgate da memória da comunidade, contou com a participação de vários moradores do bairro |  Foto: @ble.balance



A escadaria que dá acesso as casas do ponto alto do bairro, agora não é apenas um lugar de passagem, os degraus pintados ajudam a colorir o dia a dia de quem passa pelo local.

Imagem ilustrativa da imagem Obra de arte ajuda a revitalizar escadaria histórica no centro de Vitória
Os desenhos são inspirados em momentos e locais marcantes do bairro como o samba, a cultura, os bares, a feijoada, a festa de São Jorge e a própria escola de samba Unidos da Piedade |  Foto: @ble.balance

A Piedade, conhecida por ser um reduto do samba e da cultura recebeu a revitalização da escadaria por meio de um projeto desenvolvido de resgate da memória da comunidade, e contou com a participação de vários moradores do bairro.


A nova identidade visual do local foi desenvolvida pela artista visual, Jessica Carvalho a Síria Gomes, conhecida como Kika Carvalho, 28 anos e pela Casa 7, um espaço que promove arte, cultura e entretenimento e fica localizado na Piedade.

As fases do projeto

A artista plástica explicou que, para criar a arte de acordo com o molde da escadaria foi utilizado um drone que mostrou toda a extensão da escadaria.

"Para que o projeto tivesse a identidade dos moradores e da história do bairro, nós pensamos que a criação dos desenhos que iriam compor a escadaria deveria ser desenvolvido por meio de um diálogo com os moradores e uma pesquisa sobre a comunidade", explicou Kika.

Imagem ilustrativa da imagem Obra de arte ajuda a revitalizar escadaria histórica no centro de Vitória
Obra de arte ajuda a revitalizar escadaria histórica no centro de Vitória |  Foto: Andersson Bibico



A escadaria da Piedade em si, já é uma espaço que já carrega uma grande história, pois ela já era cheia de vida. Agora, ela ganhou cor para realçar toda a história que o local possui.

"O trabalho foi composto por várias fases que passaram pela elaboração da proposta, capitação de recursos, conversa com moradores, alvará etc. Esse processo levou 6 meses. Já a parte da pintura, foram 20 dias. Nos desenhos temos elementos que referenciam os bares, o samba, a festa de São Jorge e a própria Piedade enquanto escola de samba. Por causa de textura do piso, foram feitas três camadas de pintura utilizando pincel. Tudo foi pensado, estudado e recebemos muita ajuda dos moradores. O processo de produção desde a pesquisa até a pintura teve a participação de uma equipe grande", contou a artista visual.

Kika acrescentou que projetos de revitalizações como esse são de grande importância para a cidade.

"Enquanto artista atuando na cidade há pela menos 10 anos vejo a importância de ter um trabalho voltado para a área da cultura em um momento de desmonte da pasta. Além disso, por estarmos na pandemia muita coisa não está acontecendo, e ter um pouco de cor pode mudar a relação das pessoas com o espaço".

De acordo com a artista visual, é possível revitalizar outros espaços de Vitória sendo eles grandes ou pequenos.

"Esse trabalho mostra que é possível fazer trabalhos em grande escala na cidade sem depender necessariamente de um edital, basta as empresas se colocarem à disposição e acreditar. Acredito também, que a pintura é um incentivador para que mais escadarias recebam um trabalho assim. Quando a gente vê algo pronto e entende que é possível, pois outras pessoas conseguiram, é mais fácil acreditar", observou Kika.

Moradores aprovaram a revitalização

Imagem ilustrativa da imagem Obra de arte ajuda a revitalizar escadaria histórica no centro de Vitória
A nova identidade visual do local levou 6 meses para ser elaborada e 20 dias para a pintura |  Foto: @ble.balance

Uma das pessoas que aprovou o projeto "Cores da Piedade", foi a  secretária executiva da escola de samba Unidos da Piedade, Rozilene de Sá, 38 anos, que é moradora da Piedade e, é uma das produtoras da festa de São Jorge, que acontece na escadaria.

Rozi, como é conhecida, disse que ver a restauração da escadaria com uma obra de arte, traz uma nova referência pra região.

"É um atrativo a mais para o Centro de Vitória. Além disso, a escadaria da Piedade em nada deixa a desejar para a escadaria de acesso ao bairro Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Valoriza-se o espaço, gera economia, o turismo ganha e os moradores ao redor ganham uma nova referência cultural e com isso mais socialização. A revitalização de um local que recebe festas como a de São Jorge, festa do Dia das Crianças, festa de Natal, além de muitos músicos que ali sentam pra compor e também prosear, é motivo de muita alegria para todos nós moradores do bairro. O loca se tornou ainda mais inspirador, comemorou a moradora.

Rozi destacou ainda que, o local valoriza o Centro de Vitória e tem uma grande importância regional, pois é o ponto de encontro do bloco "Amarra o Burro", o mais antigo de Vitória, que faz sua concentração no local antes de percorrer as ruas da capital.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: