Obra de arte ajuda a revitalizar escadaria histórica no centro de Vitória
Escute essa reportagem
Com muitas cores e uma obra de arte com desenhos de tirar o fôlego, a tradicional escadaria da Piedade, no Centro de Vitória foi revitalizada. O projeto chamado de "Cores da Piedade", foi uma iniciativa de resgate da memória da comunidade e contou com a participação de vários moradores do bairro.
Os desenhos são inspirados em momentos e locais marcantes do bairro como o samba, a cultura, os bares, a feijoada, a festa de São Jorge e a própria escola de samba Unidos da Piedade.

A escadaria que dá acesso as casas do ponto alto do bairro, agora não é apenas um lugar de passagem, os degraus pintados ajudam a colorir o dia a dia de quem passa pelo local.

A Piedade, conhecida por ser um reduto do samba e da cultura recebeu a revitalização da escadaria por meio de um projeto desenvolvido de resgate da memória da comunidade, e contou com a participação de vários moradores do bairro.
A nova identidade visual do local foi desenvolvida pela artista visual, Jessica Carvalho a Síria Gomes, conhecida como Kika Carvalho, 28 anos e pela Casa 7, um espaço que promove arte, cultura e entretenimento e fica localizado na Piedade.
As fases do projeto
A artista plástica explicou que, para criar a arte de acordo com o molde da escadaria foi utilizado um drone que mostrou toda a extensão da escadaria.
"Para que o projeto tivesse a identidade dos moradores e da história do bairro, nós pensamos que a criação dos desenhos que iriam compor a escadaria deveria ser desenvolvido por meio de um diálogo com os moradores e uma pesquisa sobre a comunidade", explicou Kika.

A escadaria da Piedade em si, já é uma espaço que já carrega uma grande história, pois ela já era cheia de vida. Agora, ela ganhou cor para realçar toda a história que o local possui.
"O trabalho foi composto por várias fases que passaram pela elaboração da proposta, capitação de recursos, conversa com moradores, alvará etc. Esse processo levou 6 meses. Já a parte da pintura, foram 20 dias. Nos desenhos temos elementos que referenciam os bares, o samba, a festa de São Jorge e a própria Piedade enquanto escola de samba. Por causa de textura do piso, foram feitas três camadas de pintura utilizando pincel. Tudo foi pensado, estudado e recebemos muita ajuda dos moradores. O processo de produção desde a pesquisa até a pintura teve a participação de uma equipe grande", contou a artista visual.
Kika acrescentou que projetos de revitalizações como esse são de grande importância para a cidade.
"Enquanto artista atuando na cidade há pela menos 10 anos vejo a importância de ter um trabalho voltado para a área da cultura em um momento de desmonte da pasta. Além disso, por estarmos na pandemia muita coisa não está acontecendo, e ter um pouco de cor pode mudar a relação das pessoas com o espaço".
De acordo com a artista visual, é possível revitalizar outros espaços de Vitória sendo eles grandes ou pequenos.
"Esse trabalho mostra que é possível fazer trabalhos em grande escala na cidade sem depender necessariamente de um edital, basta as empresas se colocarem à disposição e acreditar. Acredito também, que a pintura é um incentivador para que mais escadarias recebam um trabalho assim. Quando a gente vê algo pronto e entende que é possível, pois outras pessoas conseguiram, é mais fácil acreditar", observou Kika.
Moradores aprovaram a revitalização

Uma das pessoas que aprovou o projeto "Cores da Piedade", foi a secretária executiva da escola de samba Unidos da Piedade, Rozilene de Sá, 38 anos, que é moradora da Piedade e, é uma das produtoras da festa de São Jorge, que acontece na escadaria.
Rozi, como é conhecida, disse que ver a restauração da escadaria com uma obra de arte, traz uma nova referência pra região.
"É um atrativo a mais para o Centro de Vitória. Além disso, a escadaria da Piedade em nada deixa a desejar para a escadaria de acesso ao bairro Santa Tereza, no Rio de Janeiro. Valoriza-se o espaço, gera economia, o turismo ganha e os moradores ao redor ganham uma nova referência cultural e com isso mais socialização. A revitalização de um local que recebe festas como a de São Jorge, festa do Dia das Crianças, festa de Natal, além de muitos músicos que ali sentam pra compor e também prosear, é motivo de muita alegria para todos nós moradores do bairro. O loca se tornou ainda mais inspirador, comemorou a moradora.
Rozi destacou ainda que, o local valoriza o Centro de Vitória e tem uma grande importância regional, pois é o ponto de encontro do bloco "Amarra o Burro", o mais antigo de Vitória, que faz sua concentração no local antes de percorrer as ruas da capital.
Comentários