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Cidades

Novos radares vão flagrar infrator por todos os ângulos no ES

Novidade estará disponível em 162 pontos de fiscalização no Estado. Instalação já começou e deve ser concluída em 90 dias


Imagem ilustrativa da imagem Novos radares vão flagrar infrator por todos os ângulos no ES
Fluxo de veículos em rodovia na Serra: equipamentos serão mais tecnológicos e vão ter câmeras nos semáforos capazes de capturar as imagens das placas traseira e dianteira dos veículos |  Foto: Leone Iglesias / AT

Os 162 pontos de fiscalização eletrônica já começaram a receber os novos radares eletrônicos nas rodovias estaduais. Mas uma novidade é que os equipamentos serão mais tecnológicos e terão câmeras nos semáforos capazes de capturar as placas traseira e dianteira dos veículos.

A informação é do diretor-geral do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freitas. Ele explica que antes era fotografada apenas a placa traseira.

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Outra novidade é que a faixa de retenção será fiscalizada em todos os pontos com radares ou semáforos. Assim, os condutores que ultrapassarem essa faixa, mesmo estando parados no sinal vermelho, serão multados.

Na Terceira Ponte, a instalação dos radares está em andamento. No entanto, Freitas ressalta que um estudo está sendo realizado para determinar a viabilidade da instalação dos equipamentos no vão central, já que o campo magnético presente na estrutura metálica da ponte pode atrapalhar.

“Esse campo magnético pode desestabilizar o radar, assim como interfere no sinal de celular”.

Ainda segundo Freitas, se for viável, a velocidade no vão central será de 70 km/h.

Já a velocidade na chegada a Vila Velha será mantida em 70 km/h, devido ao declive leve e em 60 km/h na chegada a Vitória por questões de segurança relacionadas ao declive mais acentuado.

Pelo contrato, a empresa tem um prazo de 90 dias para colocar todos os aparelhos em funcionamento, tempo que termina em meados de agosto deste ano.

Aos condutores que insistem em não cumprir o que é previsto no Código de Trânsito Brasileiro, Freitas alerta que, apesar do prazo, os equipamentos entram em operação à medida que vão sendo instalados e passam por aferição pelo Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES).

Isso significa que, se o condutor cometer infração ao passar em um local onde o equipamento já esteja em funcionamento, ele será flagrado e multado.

Os locais onde os equipamentos já estão funcionando não serão divulgados, já que, independentemente de radares, os motoristas devem trafegar de acordo com a velocidade prevista na via.

Saiba mais

Fim de contrato

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES) informou, no início de abril, que o contrato com a empresa que prestava serviços de fiscalização eletrônica expirou próximo àquela data.

Novo contrato

Foi realizado um pregão eletrônico, homologado em abril. A empresa vencedora foi o Consórcio Monitoramento-ES, que está responsável pela instalação e manutenção dos 162 equipamentos de radar em rodovias estaduais, como antecipado pela reportagem de A Tribuna na edição do último dia 8.

O valor do investimento é de R$ 15,8 milhões.

O número de radares poderá aumentar, conforme forem surgindo novas demandas.

Placas

Os equipamentos serão mais tecnológicos e terão câmeras nos semáforos que irão flagrar infratores por todos os ângulos, ou seja, vão capturar tanto a placa traseira quanto a dianteira dos veículos.

Cronograma

A instalação começou no dia 15 de maio, na ES -020 (Rodovia das Paneleiras, na Serra), que recebeu radares para todas as faixas de rolagem em cada sentido da via.

Na sequência, estão sendo colocados os equipamentos da Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha, seguido dos radares na ES-060, a antiga Rodosol até o km 67,5.

A rodovia seguinte é a ES-010, no trecho Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida, na Serra, além da ES-080, no trecho até Santa Leopoldina, e em Colatina.

Prazos

A empresa tem 90 dias para colocar todos os aparelhos em funcionamento, prazo que vencerá em meados de agosto.

Mas atenção: os equipamentos podem começar a registrar as infrações antes disso, à medida que forem ligados e aferidos.

Fonte: DER-ES.

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