X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novos pontos de coleta seletiva nos bairros da Grande Vitória

Em Vitória, foi inaugurado o EcoVix São Pedro, em Santos Reis. Já na Serra, em Manguinhos, há lixeiras subterrâneas


Municípios da Grande Vitória possuem planos para a ampliação de serviços de coleta seletiva de lixo, com a instalação de novos pontos para recolher materiais recicláveis. 

Na capital, segundo a prefeitura, foi inaugurado no  ano passado o EcoVix São Pedro, no bairro Santos Reis. O espaço é destinado ao descarte de resíduos de construção civil, poda e jardinagem, vidros, materiais recicláveis, entre outros. 

O órgão afirmou por nota que quer desenvolver essa ideia para outros locais. 

“O objetivo é disponibilizar um  em cada região administrativa da cidade, iniciando pela inauguração do EcoVix São Pedro”. 

Leia mais notícias de Cidades aqui

Já na Serra, foram instaladas as primeiras lixeiras subterrâneas. Localizadas na entrada de Manguinhos, na rua Engenheiro Ceciliano Abel de Almeida, elas têm capacidade para acolher três mil litros de resíduos e são  dois módulos: uma para lixo comum e a outra para resíduo seletivo. 

“Os novos contentores também estão previstos para mais outros dois bairros:  Serra-Sede e na Praça da Luz, em Laranjeiras”, informou a prefeitura do município sobre a expansão da iniciativa.

Em Vila Velha, o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, explicou que a cidade tem como plano ampliar o espaço em que a Associação Revive atua. 

Ela é uma associação que faz a reciclagem do conteúdo dos materiais recebidos da coleta seletiva feita nos 190 condomínios atendidos.

“Queremos ampliar o espaço onde a associação atua para dar condição de ela absorver mais associados. Com mais associados, podemos aumentar as nossas rotas. Em vez de atender 190 condomínios, queremos atender 400”, disse.

Além disso, o secretário também afirmou que estão nos planos da cidade aumentar o número de pontos de descarte para a coleta seletiva. 

A administradora Daniela Cardoso, de 32 anos, contou que os serviços de coleta seletiva são muito importantes. Ela já utilizou durante muito tempo os ecopostos, recipientes espalhados pela cidade que recebem materiais recicláveis.    

“Já usei ecoposto,  e hoje há coleta seletiva no meu prédio. É uma ação é muito importante”, ressaltou.

“Todos os dias descarto caixas”

A vendedora Kailanne Vieira, de 32 anos, afirmou que sempre faz o uso dos pontos de coleta seletiva e que os acha importantes para o processo de reciclagem.

Imagem ilustrativa da imagem Novos pontos de coleta seletiva nos bairros da Grande Vitória
|  Foto: Leone Iglesias/AT

“É uma coleta consciente. Sempre coloco o lixo no ecoposto porque o nosso maior volume é de caixas de papelão devido ao trabalho na loja. Todos os dias faço o descarte de caixas de sapato ali”, disse. 

Ela utiliza diariamente um ecoposto localizado no bairro Praia do Canto, em Vitória.

SAIBA MAIS 

Vitória 

Possui 49 ecopostos instalados no município. Eles estão distribuídos nos bairros: Bento Ferreira, Centro, De Lourdes, Enseada do Suá, Fradinhos, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Joana D'arc, Jucutuquara, Maria Ortiz, Maruípe, Mata da Praia, Praia do Canto, Praia do Suá, Santa Cecília, Santa Lúcia, Santo Antônio, São Pedro e Tabuazeiro.  

Também  é realizada a coleta seletiva em condomínios. Atualmente, 865 estão cadastrados. Para a adesão ao serviço, basta entrar em contato com o telefone 156. 

Trabalha com papa-móveis. Por meio do WhatsApp (27) 99735-8567 ou do Fala Vitória 156, os moradores podem fazer o agendamento para recolhimento de móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos. 

 Vila Velha 

Existem 10 pontos de descarte de material reciclável por meio de caixas subterrâneas. Elas ficam localizadas nos bairros: Praia da Costa, Glória, Centro e Praia das Gaivotas. 

Há dez Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) de vidro localizados nos bairros: Praia da Costa, Barramares, Riviera da Barra, Coqueiral de Itaparica, Glória, Itapuã, Ilha das Flores e Cocal. 

Há também três PEV’s de seletiva (descarte de materiais recicláveis) na Prainha.

Trabalha com o cata-móvel. Por meio do número 162, os moradores podem fazer o agendamento para recolhimento de móveis, eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

Serra

O município conta com 125 Locais de Entrega Voluntária (LEVs) distribuídos por toda a cidade. A localização deles pode ser consultada por meio do site http://www.serra.es.gov.br.

Há o Ecoponto Quintal instalado no bairro Vila Nova de Colares. Nele, podem ser descartados móveis e madeiras, eletroeletrônicos, pneus, entre outros. 

há o cata-treco, que recolhe eletrodomésticos da linha branca (geladeira, por exemplo), bicicletas, entre outros. Para acessar o serviço, basta agendar o pedido pelo WhatsApp (27) 99503-3549. 

Cariacica

O município possui mais de 40 unidades de coleta seletiva. Elas estão localizadas em vias principais, próximas ao comércio, em escolas, praças e outros prédios municipais. Além disso, há pontos de coleta seletiva em 10 condomínios.

Há o Papa-Móveis, que pode ser acionado pelo telefone 162.

| OPINIÕES

"A coleta seletiva  conscientiza sobre consumo sustentável e preservação do meio ambiente”, Daniel Gosser, biólogo

"Os serviços de coleta seletiva são importantes por  manter a cidade limpa”, Raphael do Nascimento, secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: