X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nova rota de aventura na região Serrana do ES

Região de Mata Atlântica que fica em Santa Leopoldina ganha a partir de amanhã uma trilha com 1,3 km de extensão


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Nova rota de aventura na região Serrana do ES
Pedra Preta, que tem 1.040 metros de altitude: do alto é possível observar a baía de Vitória, o Mestre Álvaro e a Pedra Azul |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Marechal Floriano

Será inaugurada neste domingo (30), em Santa Leopoldina, a trilha da Pedra Preta, um novo destino para os amantes da natureza e da aventura.

De acordo com trilheiros, o roteiro, localizado entre os distritos de Tirol e Luxemburgo, oferece uma experiência em meio à Mata Atlântica. O trajeto, que se estende por 1,3 km, proporciona aos visitantes a oportunidade de caminhar por uma floresta tropical, onde a biodiversidade local pode ser apreciada de forma tranquila.

Ao longo do percurso, pode-se avistar diversas espécies da fauna e da flora. “Após alcançar o topo da Pedra Preta, que tem 1.040 metros de altitude, os visitantes serão recompensados com vistas deslumbrantes”, disse Silvaldo Kunschi, um dos organizadores da nova trilha.

Do alto, é possível admirar a baía de Vitória, o Mestre Álvaro de um lado e a Pedra Azul do outro, proporcionando uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

Silvaldo contou também que a Pedra Preta já recebe trilheiros há anos, mas só agora a trilha foi reconhecida oficialmente por meio de lei municipal.

Além disso, durante a inauguração do percurso, os visitantes poderão saborear delícias da culinária típica da cidade. Também haverá uma celebração religiosa.

“Ao final do evento de abertura, teremos uma celebração religiosa com a presença de um padre e um pastor luterano, ambientalistas e a comunidade em geral para celebrar essa importante adição ao ecoturismo da região”, complementou Silvaldo.

Para Rosângela Rauta, secretária de Cultura e Turismo de Santa Leopoldina, a cidade, além de ser rica em belezas naturais, é um caldeirão de etnias.

Etnias

“Santa Leopoldina tem uma variedade enorme de etnias. Aqui os visitantes participam efetivamente do cotidiano de pessoas de diversas origens. Ele pode passar o dia conhecendo a história dessas famílias. Aqui também já foi o comércio mais populoso do Espírito Santo. E tem a felicidade de ainda preservar um ar bucólico”, ressaltou Rosângela.

Ainda segundo ela, além de ser conhecida pelo seu tradicional Carnaval de marchinhas, Santa Leopoldina é famosa por abrigar lugares com imigrantes de vários países.

Uma dessas comunidades é a do Tirol, que abriga descendentes da Áustria. Vale destacar que a inauguração da trilha da Pedra Preta tem entrada gratuita.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: