Nova rota de aventura na região Serrana do ES
Região de Mata Atlântica que fica em Santa Leopoldina ganha a partir de amanhã uma trilha com 1,3 km de extensão
Escute essa reportagem

Será inaugurada neste domingo (30), em Santa Leopoldina, a trilha da Pedra Preta, um novo destino para os amantes da natureza e da aventura.
De acordo com trilheiros, o roteiro, localizado entre os distritos de Tirol e Luxemburgo, oferece uma experiência em meio à Mata Atlântica. O trajeto, que se estende por 1,3 km, proporciona aos visitantes a oportunidade de caminhar por uma floresta tropical, onde a biodiversidade local pode ser apreciada de forma tranquila.
Ao longo do percurso, pode-se avistar diversas espécies da fauna e da flora. “Após alcançar o topo da Pedra Preta, que tem 1.040 metros de altitude, os visitantes serão recompensados com vistas deslumbrantes”, disse Silvaldo Kunschi, um dos organizadores da nova trilha.
Do alto, é possível admirar a baía de Vitória, o Mestre Álvaro de um lado e a Pedra Azul do outro, proporcionando uma vista panorâmica de tirar o fôlego.
Silvaldo contou também que a Pedra Preta já recebe trilheiros há anos, mas só agora a trilha foi reconhecida oficialmente por meio de lei municipal.
Além disso, durante a inauguração do percurso, os visitantes poderão saborear delícias da culinária típica da cidade. Também haverá uma celebração religiosa.
“Ao final do evento de abertura, teremos uma celebração religiosa com a presença de um padre e um pastor luterano, ambientalistas e a comunidade em geral para celebrar essa importante adição ao ecoturismo da região”, complementou Silvaldo.
Para Rosângela Rauta, secretária de Cultura e Turismo de Santa Leopoldina, a cidade, além de ser rica em belezas naturais, é um caldeirão de etnias.
Etnias
“Santa Leopoldina tem uma variedade enorme de etnias. Aqui os visitantes participam efetivamente do cotidiano de pessoas de diversas origens. Ele pode passar o dia conhecendo a história dessas famílias. Aqui também já foi o comércio mais populoso do Espírito Santo. E tem a felicidade de ainda preservar um ar bucólico”, ressaltou Rosângela.
Ainda segundo ela, além de ser conhecida pelo seu tradicional Carnaval de marchinhas, Santa Leopoldina é famosa por abrigar lugares com imigrantes de vários países.
Uma dessas comunidades é a do Tirol, que abriga descendentes da Áustria. Vale destacar que a inauguração da trilha da Pedra Preta tem entrada gratuita.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários