Nova lei limita altura de prédios na orla de Iriri. Entenda
O PDM de Anchieta reduziu de 4 para 3 o número de pavimentos na beira da praia. Fora dos balneários, subiu de 4 para 8 andares
Escute essa reportagem
Após quatro anos parado na Câmara de Anchieta, o novo Plano Diretor Municipal (PDM), que define todo o desenvolvimento da cidade, foi sancionado e traz novos limites para construção e altura dos prédios na orla.
No balneário de Iriri, por exemplo, a nova lei limitou a altura dos prédios de quatro para três pavimentos na beira da praia e na orla Central, até a Ponta dos Castelhanos. Já em Castelhanos, a altura máxima foi reduzida de cinco para quatro pavimentos. O novo PDM tem validade para 10 anos.
Nos prédios a alguns quilômetros das praias, fora dos balneários, o gabarito passou de quatro para oito andares, sendo o térreo e mais sete para habitação, o que, para o presidente da Câmara, Renan Delfino, é um avanço para a cidade:
“Onde foram aprovados oito andares, na região do Canta Galo, está sendo ampliada a rede de esgoto pela Cesan, e também levamos isso em consideração. Nossos balneários têm dificuldade de ter uma boa rede de esgoto, e por isso também não é possível permitir esse aumento do gabarito, e preferimos manter do jeito que está.”
Ele afirmou entender que o município está desenvolvendo. “A procura por imóveis é grande, e na horizontal vai ficando difícil manter o crescimento”, salientou.
Para a secretária Paula Louzada, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a aprovação do PDM é de “suma importância” para o município.
“O PDM significa desenvolvimento organizado, já que ele estabelece todo o uso e toda ocupação do solo do nosso município. Estabelece ainda onde e o que pode ser construído, além do formato. O empreendedor vai com segurança para investir na cidade. Isso estabelece novas oportunidades de negócio para o município”, frisou.
O vereador de Anchieta Renato Lorencini aponta que o Plano Diretor Municipal foi amplamente discutido para incentivar o desenvolvimento do município:
“O PDM é o que a sociedade decidiu para o município. Foram muitos estudos e reuniões, audiência pública, para entender o que seria melhor para o município nesses próximos 10 anos.”
| Saiba Mais
Redução também em Parati e Ubu
Alterações de gabaritos em Anchieta
> Balneário de Iriri
- Das edificações localizadas na beira de praia reduziu-se de quatro pavimentos para três. (Térreo +2);
- Das edificações na faixa contida da avenida Dom Helvécio até a beira de praia permaneceu em quatro pavimentos (Térreo + três);
- Das edificações localizadas na faixa contida entre a Av. Dom Helvécio e a Rod. do Sol permaneceu em 06 pavimentos (Térreo +5);
- Das edificações na Praia de Santa Helena, reduziu-se de quatro para três pavimentos. (Térreo +2).
Na orla sul do município
- Em toda a faixa entre a Praia de Santa Helena e a Praia do Quitiba, permaneceu em quatro pavimentos (Térreo +3).
Na Orla Central
- Em toda a sua extensão até a Ponta dos Castelhanos reduziu-se de quatro para três pavimentos (Térreo +2).
Em Castelhanos
- Na faixa que contém as Praias de Porto Velho e Boca da Baleia permaneceram em quatro pavimentos (Térreo +3);
- Na faixa da Praia dos Castelhanos de sua ponta até a Rua Mario Azevedo reduziu-se de cinco para quatro pavimentos (Térreo +3);
- Na faixa da Praia dos Castelhanos da Rua Mario Azevedo até a Rua Aroldo Sechin permaneceram em cinco pavimentos (Térreo + 4);
- Na faixa da Rua Aroldo Sechin até a Rua Tanharu no Bairro de Guanabara reduziu-se de cinco para quatro pavimentos (Térreo +3);
- Na faixa litorânea do bairro da Guanabara, da Rua Tanharu até seu final reduziu-se de quatro para três pavimentos (Térreo +2).
No balneário de Ubu
- Em toda a faixa litorânea das praias de Parati e Ubu reduziu-se de quatro para três pavimentos (Térreo + 2)
- Na região urbana da cidade, a mais de 1 km das praias, aumentou de quatro pavimentos para até oito, sendo térreo mais sete.
Fonte: Prefeitura de Anchieta.
OPINIÕES
"Acreditamos que a aprovação está de acordo com o interesse da população e da cidade”, Ruan Delfino, presidente da
Câmara de Vereadores de Anchieta.
"Foram muitos estudos, reuniões e audiências públicas para entender o melhor para Anchieta”, Renato Lorencini, vereador de Anchieta.
Comentários