X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Nova lei limita altura de prédios na orla de Iriri. Entenda

O PDM de Anchieta reduziu de 4 para 3 o número de pavimentos na beira da praia. Fora dos balneários, subiu de 4 para 8 andares


Ouvir

Escute essa reportagem

Após quatro anos parado na Câmara de Anchieta, o novo Plano Diretor Municipal (PDM), que define todo o desenvolvimento da cidade, foi sancionado e traz novos limites para construção e altura dos prédios na orla.

No balneário de Iriri, por exemplo, a nova lei limitou a altura dos prédios de quatro para três pavimentos na beira da praia e na orla Central, até a Ponta dos Castelhanos. Já em Castelhanos, a altura máxima foi reduzida de cinco para quatro pavimentos. O novo PDM tem validade para 10 anos.

Leia mais notícias Cidades

Nos prédios a alguns quilômetros das praias, fora dos balneários, o gabarito passou de quatro para oito andares, sendo o térreo e mais sete para habitação, o que, para o presidente da Câmara, Renan Delfino, é um avanço para a cidade:

“Onde foram aprovados oito andares, na região do Canta Galo, está sendo ampliada a rede de esgoto pela Cesan, e também levamos isso em consideração. Nossos balneários têm dificuldade de ter uma boa rede de esgoto, e por isso também não é possível permitir esse aumento do gabarito, e preferimos manter do jeito que está.”

Ele afirmou entender que o município está desenvolvendo. “A procura por imóveis é grande, e na horizontal vai ficando difícil manter o crescimento”, salientou.

Para a secretária Paula Louzada, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a aprovação do PDM é de “suma importância” para o município. 

“O PDM significa desenvolvimento organizado, já que ele estabelece todo o uso e toda ocupação do solo do nosso município. Estabelece ainda onde e o que pode ser construído, além  do formato. O empreendedor vai com segurança para investir na cidade. Isso estabelece novas oportunidades de negócio para o município”, frisou.

O vereador de Anchieta Renato Lorencini aponta que o Plano Diretor Municipal foi amplamente discutido para incentivar o desenvolvimento do município: 

“O PDM é o que a sociedade decidiu para o município. Foram muitos estudos e reuniões, audiência pública, para entender o que seria melhor para o município nesses próximos 10 anos.”

| Saiba Mais

Redução também em Parati e Ubu

Alterações de gabaritos em Anchieta 

> Balneário de Iriri 

- Das edificações localizadas na beira de praia reduziu-se de quatro pavimentos para três. (Térreo +2);

- Das edificações na faixa contida da avenida Dom Helvécio até a beira de praia permaneceu em quatro pavimentos (Térreo + três);

- Das edificações localizadas na faixa contida entre a Av. Dom Helvécio e a Rod. do Sol permaneceu em 06 pavimentos (Térreo +5);

- Das edificações na Praia de Santa Helena, reduziu-se de quatro para três pavimentos. (Térreo +2).

Na orla sul do município

- Em toda a faixa entre a Praia de Santa Helena e a Praia do Quitiba, permaneceu em quatro pavimentos (Térreo +3).

Na Orla Central

- Em toda a sua extensão até a Ponta dos Castelhanos reduziu-se de quatro para três pavimentos (Térreo +2).

Em Castelhanos

- Na faixa que contém as Praias de Porto Velho e Boca da Baleia permaneceram em quatro pavimentos (Térreo +3);

- Na faixa da Praia dos Castelhanos de sua ponta até a Rua Mario Azevedo reduziu-se de cinco para quatro pavimentos (Térreo +3);

- Na faixa da Praia dos Castelhanos da Rua Mario Azevedo até a Rua Aroldo Sechin permaneceram em cinco pavimentos (Térreo + 4);

- Na faixa da Rua Aroldo Sechin até a Rua Tanharu no Bairro de Guanabara reduziu-se de cinco para quatro pavimentos (Térreo +3);

 - Na faixa litorânea do bairro da Guanabara, da Rua Tanharu até seu final reduziu-se de quatro para três pavimentos (Térreo +2).

No balneário de Ubu

- Em toda a faixa litorânea das praias de Parati e Ubu reduziu-se de quatro para três pavimentos (Térreo + 2)

- Na região urbana da cidade, a mais de 1 km das praias, aumentou de quatro pavimentos para até oito, sendo térreo mais sete.

Fonte: Prefeitura de Anchieta.

OPINIÕES

"Acreditamos que a aprovação está de acordo com o interesse da população e da cidade”, Ruan Delfino, presidente da 

Câmara de Vereadores de Anchieta.

Imagem ilustrativa da imagem Nova lei limita altura de prédios na orla de Iriri. Entenda
|  Foto: Roberta Bourguignon

"Foram muitos estudos, reuniões e audiências públicas para entender o   melhor para Anchieta”, Renato Lorencini, vereador de Anchieta. 

Imagem ilustrativa da imagem Nova lei limita altura de prédios na orla de Iriri. Entenda
|  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: