Nova embarcação do Sistema Aquaviário vai transportar até 100 passageiros
O Mestre Álvaro está previsto para entrar em operação a partir de outubro, fazendo o trajeto da Prainha até a Praça do Papa

Chegou nesta semana mais uma embarcação para o transporte da população, seja nos momentos de lazer ou trabalho. Chamada Mestre Álvaro, ela tem espaço para 100 pessoas e trata-se da quinta do Sistema Aquaviário.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado (Semobi), a previsão é que entre em operação a partir de outubro, fazendo o trajeto entre a Prainha e a Praça do Papa.
Ela segue o padrão das outras embarcações e conta com climatização, acessibilidade e espaço para bicicletas.
Secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fabio Damasceno explicou que a embarcação chegou de domingo para segunda e está passando por vistoria. Para que comece a ser utilizada, será preciso aguardar a tramitação do processo de documentação na Capitania dos Portos.
“Ela está aqui e já está sendo vistoriada. Esperamos que o processo gire em torno de 30 dias”
A vantagem dessa nova embarcação, explicou, será aumentar o número de viagens realizadas durante a semana.
“Atualmente temos três embarcações em operação durante a semana. Com esse novo barco, teremos quatro, além de uma reserva no final de semana”.
O secretário explicou ainda que o número de viagens a mais que serão feitas com a Mestre Álvaro ainda está em análise. A previsão é que a informação seja compartilhada uma semana antes do início das operações.
Mas o secretário ressaltou que a grande diferença que a embarcação fará vai ocorrer quando as obras das novas estações forem finalizadas.
“Precisamos de embarcações para as novas estações do projeto de ampliação do Aquaviário, principalmente a da rodoviária, que deve ficar pronta no primeiro semestre de 2026”.
Além dessa, o Sistema Aquaviário terá duas novas estruturas em Vitória. Elas serão instaladas no centro de Vitória, próximo à Praça Pio XII, e no antigo Terminal Dom Bosco, próximo ao Forte São João.
O edital para contratação da empresa interessada já foi anunciado pelo governo do Estado. Em novembro deste ano, a empresa vencedora será divulgada. A partir disso, começa a valer o prazo de 18 meses para a conclusão das obras.
Fique por dentro
Mestre Álvaro
É uma embarcação de dois andares com lotação para 100 passageiros. São 85 lugares no primeiro andar e 15 no segundo. Além disso, a embarcação contará com dois lugares para cadeirantes.
Assim como as outras embarcações do Sistema Aquaviário, ela conta com ar-condicionado, internet wi-fi, bicicletário e acessibilidade para PCD's. Ainda não é permitido o embarque de animais de estimação.
Quinta embarcação
A Mestre Álvaro é a quinta embarcação. No plano de expansão do Sistema Aquaviário, estão previstas seis embarcações em atuação e duas reservas, totalizando oito.
Operação
Inicialmente, a Mestre Álvaro vai operar no trecho entre a Prainha, em Vila Velha, e a Praça do Papa, em Vitória, e posteriormente também atenderá às novas linhas das estações Dom Bosco e Pio XII.
Estações
Contabilizando as duas estações que serão licitadas, o Sistema contará com seis, nos seguintes locais: Prainha (Vila Velha), Porto de Santana (Cariacica), Praça do Papa, Rodoviária de Vitória, Terminal Dom Bosco e Praça Pio XII (Vitória).
Está sendo estudada a instalação de novas estações, como em São Pedro e Ilha das Caieiras (Vitória) e em Vila Velha.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários