Mutirões já limparam nome de 98 mil no Espírito Santo
Cartão de crédito está entre o tipo de dívida que pode ser renegociada pelos consumidores
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Somado ao mutirão Renegocia, outro programa do governo federal tem ajudado consumidores a sair do endividamento: o Desenrola Brasil.
Na terceira semana de vigência do programa, as instituições financeiras retiraram as anotações negativas (desnegativaram) de cerca de 4,8 milhões de registros de clientes que tinham dívidas bancárias de até R$ 100, em um balanço realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No Estado, isso representa cerca de 96 mil registros.
Com o Desenrola em vigor, a proporção de famílias endividadas no País saiu de 78,5% em junho para 78,1% em julho, queda de 0,4 ponto percentual, primeiro recuo desde novembro de 2022.
Como resultado, o volume de endividados desceu ao menor nível desde janeiro deste ano. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“O Programa Desenrola, medida do governo federal que iniciou em julho, propôs a renegociação de dívidas bancárias de pessoas com renda entre R$ 2.600 e R$ 20 mil. Isso fez com que a proporção de endividados na classe média diminuísse em julho”, justificou a CNC, em nota.
No grupo com renda familiar de três a cinco salários mínimos mensais, a fatia de endividados caiu 0,7 ponto percentual, passando de 79,3% em junho para 78,6% em julho, menor nível desde junho de 2022.
Na faixa de renda de cinco a 10 salários mínimos mensais, também houve queda de 0,7 ponto percentual na proporção de endividados, que recuou de 78,1% em junho para 77,4% em junho, a menor desde janeiro deste ano.
O diretor da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Roberto Vertamatti, ressaltou que esse é um bom momento para o consumidor renegociar suas dívidas.
“A redução do número de pessoas inadimplentes vai ser sentida ainda mais nos próximos dias, a partir da efetivação dos bancos”, pontuou.
Saiba mais
Mutirão Renegocia
- Vai até sexta-feira o mutirão nacional de negociação de dívidas da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça.
- O Renegocia tem como objetivo auxiliar os endividados a regularizarem suas situações financeiras e buscar soluções para o pagamento de suas dívidas.
Quem pode participar
- Consumidores com dívidas em atraso com bancos, financeiras, lojas, empresas de telecomunicação, água, entre outras.
- Não há limites nos valores das dívidas e da renda para participar do mutirão.
- Não é possível negociar no mutirão, no entanto, dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural.
Como participar
Atendimento presencial
- Na Sede do Procon Estadual: o consumidor deve agendar o atendimento presencial por meio do site agenda.es.gov.br. No site, há uma identificação específica para os atendimentos do mutirão Renegocia. O Procon Estadual fica na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, Centro, Vitória.
- No Faça Fácil Cariacica: o agendamento do atendimento deve ser feito no site facafacil.es.gov.br. O Faça Fácil fica localizado na avenida Aloizio Santos, nº 500, Santo André, Cariacica.
Atendimento on-line
- Se o consumidor não quiser ir até os locais de atendimento, também poderá participar do mutirão Renegocia por meio da plataforma consumidor.gov.br.
- Para fazer a negociação pelo portal, o consumidor deverá acessar o site usando a sua conta gov.br.
- Depois, deve selecionar o credor para formalizar o pedido. Ao preencher a solicitação, é importante selecionar no campo “Problema” a opção “Renegociação/parcelamento de dívida”.
- No campo “Descrição da Reclamação”, informe que deseja participar da ação de renegociação de débitos.
- O credor apresentará uma resposta que será avaliada pelo consumidor. É possível interagir com a empresa, anexar documentos e ainda tirar dúvidas.
O que apresentar
- Para buscar o atendimento de renegociação, é preciso ser o titular da dívida e apresentar, na hora do atendimento, os seus documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF e documentos relacionados à dívida como contrato, fatura, boleto, entre outros.
Balanço
- Do dia 24 de julho até a última segunda-feira, foram realizados nos serviços presenciais no Estado 715 atendimentos para renegociação de dívidas.
Fonte: Procon estadual.
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