X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Muqui sedia Encontro Nacional de Folia de Reis no próximo sábado

Mais antigo evento do gênero do País, o 72º Encontro Nacional de Folia de Reis vai contar com participantes de toda a Região Sudeste


Ouvir

Escute essa reportagem

Muqui, na região Sul do Estado, conhecida como “Cidade Menina”, amanhece no próximo sábado (04) com um colorido especial e ao som de músicas típicas do folclore brasileiro. 

Tudo por conta do 72º Encontro Nacional de Folia de Reis, o mais antigo evento do gênero do País e que este ano vai reunir  40 grupos no Sítio Histórico do município. 

Imagem ilustrativa da imagem Muqui sedia Encontro Nacional de Folia de Reis no próximo sábado
Folia de Reis: de tradição europeia, o cortejo religioso de origem católica é realizado em vários estados no Brasil |  Foto: Divulgação/Gabriel Lordêllo

Tradicionalmente, o encontro acontece no mês de agosto, entretanto, por conta das dificuldades com o repasse de verbas, o evento foi transferido para fevereiro. 

A programação deste ano inclui atividades durante todo o dia, das 8h às 20h, com almoço, show do grupo Moxuara e apresentação de grupos de Folia de Reis do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. 

Cada grupo tem, em média, 15 integrantes. Um deles é o Folia de Reis Estrela Paz do Oriente, de Muqui, comandado pelo mestre José Inácio de Souza, de 77 anos. 

“Está tudo pronto para a apresentação. Acertamos as roupas de couros e as toadas”, disse o aposentado, que participa de grupos de folias de reis há mais de 60 anos. 

De acordo com José Inácio, toadas são como fossem enredos, cantados pelos mestres. A preparação vocal é trabalhosa, segundo ele. “Treino bastante para que, na nossa apresentação, tudo ocorra normalmente”. 

Leia mais: 

Confira os festivais e shows no calendário de 2023

Jornalista de A Tribuna lança livro sobre as memórias e mitos do Guaraparistock

Secretária de Turismo e Cultura de Muqui, Cristiane Oliveira destaca a importância do 72º Encontro. “Em Muqui, a tradição do Encontro de Folia de Reis acontece desde 1950 e começou com o saudoso senador Dirceu Cardoso, então prefeito da cidade”. 

Já o prefeito de Muqui, Hélio Carlos Ribeiro Cândido, o Cacalo, revelou que, durante a pandemia, o evento aconteceu com transmissão pela internet. 

“Nossa festa é considerada pela Comissão de Folclore Nacional como o encontro de folias mais antigo e consistente do País, incluindo os anos de 2020 e 2021, que ocorreram de forma online”. 

A professora de História Joana da Penha explica que folia de reis é um cortejo religioso que se realiza em vários estados do Brasil. 

De tradição europeia antiga, disseminada em países de formação católica, foi introduzida no Brasil pelos portugueses, sendo hoje um importante traço da identidade cultural brasileira. 

SAIBA MAIS

72º Encontro Nacional de Folia de Reis

Quando: Sábado, dia 04

Onde: Centro Histórico de Muqui

Programação

8h: Chegada dos grupos de folias de reis

9h: Abertura oficial

11h:  Almoço festivo

12h30: Reunião dos Mestres e atividades livres com foliões e palhaços

13h30: Cortejo dos grupos pelo eixo principal do sítio histórico

15h: Bênção das Folias na Matriz São João Batista

16h30: As casas do sítio histórico recebem os grupos 

18h30: Encerramento 

20h: Show com o grupo Moxuara no Jardim Público Municipal

Leia mais: 

Indicado ao Oscar, "Tár" investiga relações abusivas de poder na música clássica

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: