X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos

"Pfizer Baby" somente era liberada para proteção contra a covid em crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses com comorbidades


Todos os bebês e crianças entre 6 meses a 4 anos e 11 meses de idade poderão ser imunizados contra a covid-19 com a vacina da Pfizer. A nova recomendação do Ministério da Saúde saiu em nota técnica, assinada no último dia 23 pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).  As informações são do G1.

Imagem ilustrativa da imagem Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos
Todos os bebês e crianças entre 6 meses a 4 anos e 11 meses de idade poderão ser imunizados contra a covid-19 com a vacina da Pfizer |  Foto: Divulgação/Freepik

A vacina foi aprovada em setembro pela Anvisa, sem restrição de aplicação. Até o momento, o governo federal havia distribuído a chamada "Pfizer Baby" somente para crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses que tivesse alguma comorbidade. Com a atualização, o uso dessa vacina será ampliado no Brasil. Essa ampliação vacinal deve ser feita de forma gradual, priorizando crianças com comorbidades. 

Para crianças sem comorbidades, o imunizante deve ser aplicado segundo a faixa etária, na seguinte ordem.

1° Crianças de 6 meses a menores de 1 ano;

2° Crianças de 1 a 2 anos;

3° Crianças com 3 anos;

4° E, por fim, com 4 anos de idade.

Já as crianças com idades entre 3 e 4 anos, que receberam a primeira dose da Coronavac, devem tomar a segunda dose de Coronavac para completar o esquema vacinal, e não com a Pfizer Baby.

Mudanças

O Ministério da Saúde fez mudanças na recomendação do intervalo de aplicação das três doses da Pfizer Baby. A partir de agora, a orientação do PNI é que as duas primeiras doses sejam aplicadas com um intervalo de quatro semanas e não mais de três semanas, como proposto pelo laboratório que fabricou o imunizante. Já a terceira dose deve ser aplicada, pelo menos, oito semanas após a segunda. 

O imunizante Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos tem a tampa do frasco na cor vinho, diferentemente dos outros imunizantes do laboratório. A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem a tampa laranja. E a Pfizer aplicada a partir dos 12 anos possui frasco na cor roxa.

Imagem ilustrativa da imagem Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos
As diferentes vacinas da Pfizer contra o coronavírus |  Foto: Reprodução/Anvisa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: